Já pensou em substituir suas janelas para economizar energia? Muitos proprietários têm, e muitos deles gastam milhares de dólares nas janelas de substituição mais recentes e (supostamente) mais eficientes em termos de energia, na tentativa de economizar dinheiro em suas contas de serviços públicos.
Infelizmente, substituir suas janelas provavelmente não reduzirá seu consumo geral de energia. Você pode não notar nenhuma economia. Como poderia ser? As janelas velhas e com correntes de ar não são o elo mais fraco entre o ar livre e o interior climatizado? Pode parecer assim - especialmente quando você sente o ar frio entrando por uma janela fria no inverno ou sente o calor penetrando no vidro em um dia quente de verão.
Mas na maioria das casas, as janelas raramente são as maiores fontes de vazamento de ar. Há buracos muito maiores para tapar, e você deve cuidar deles primeiro.
O sótão primeiro. Rastrear espaço em segundo lugar. Windows… mais tarde. Muito mais tarde.
Para descobrir por que suas contas de energia são tão altas (e por que sua casa é tão desconfortável em certas épocas do ano), olhe para o teto. Sentindo o estiramento em seu pescoço ainda? Tudo bem. Agora olhe para o chão. As melhorias de eficiência energética começam com o que está acima e abaixo de você, não com suas janelas.
Existem três razões para isso:
- O ar condicionado vaza de lacunas não vedadas e rachaduras no envelope da sua casa. A maioria deles está localizada em seu sótão e - se você tiver um - em seu forro.
- Quando o ar vaza de sua casa (pressão positiva), uma quantidade igual dele entra em sua casa do lado de fora (pressão negativa).
- As diferenças de pressão mais significativas estão na parte superior e inferior de uma estrutura, não nas laterais.
Em outras palavras, tapar os buracos em seu sótão e forro é um investimento muito mais eficaz em eficiência energética. Substituindo suas janelas? Nem tanto. Não há lacunas em torno de suas janelas e portas também? Definitivamente. Mas quando você soma todos os vazamentos de ar acima e abaixo de você, o vazamento em torno de janelas e portas quase nunca chega perto.
É tudo uma questão de pressão do ar.
Considere como o ar entra e sai de sua casa. Durante o inverno, o ar quente produzido pelo seu forno escapa pelo sótão.
Isso é chamado de efeito pilha. O ar frio do exterior é puxado para dentro. O ar mais quente sobe e, eventualmente, sai de sua casa.
No verão, o processo funciona ao contrário. É por isso que chamamos de efeito de pilha reversa. O ar quente do exterior entra na casa pela parte superior e o ar frio que desce sai pela parte inferior. É por isso que seu sótão fica perigosamente quente em julho e agosto!
O que está acontecendo ao redor de suas janelas e portas durante todo esse empilhamento e empilhamento reverso? Não muito, em comparação. Como as maiores diferenças de pressão são - e sempre serão - na parte superior e inferior da sua casa, esses são os lugares onde você está perdendo a maior parte do ar que paga para aquecer ou resfriar.
Se a eficiência energética é o seu objetivo, a vedação do ar do seu sótão e a otimização dos níveis de isolamento são quase sempre a Prioridade Um. Selar e encapsular seu crawlspace é o próximo da lista. Só depois você deve pensar em abandonar suas janelas de nível de construção para aquelas de vinil de boa aparência com o vidro low-e.
Alternativas adicionais para substituição de janela
Só para ficar claro:não estamos dizendo que você não deve substituir suas janelas! Só não recomendamos fazer isso se seu objetivo principal for economizar dinheiro em energia. As janelas de substituição fazem sentido quando:
- Você não gosta da aparência de suas janelas existentes.
- Suas janelas existentes não funcionam corretamente e não podem ser reparadas de forma acessível.
Isso é muito bonito, no entanto. A menos que os vidros estejam quebrados e haja buracos na lateral de sua casa, a eficiência energética quase nunca se qualifica como uma boa razão para substituir as janelas antes de cuidar do sótão e do forro.
Mas e se você puder sentir o ar frio entrando durante o inverno? E se você ficar com calor quando se sentar ao lado de uma de suas janelas em julho? O conforto é tão importante quanto a eficiência energética, mas isso não significa que você precise substituir as janelas existentes.
Essas alternativas menos caras também podem funcionar:
- Vedação de ar nas janelas com calafetagem: Este é um ótimo projeto DIY para uma tarde de sábado! Pegue um pouco de calafetagem de látex interno/externo e passe uma miçanga em todas as pequenas lacunas ao redor dos caixilhos e molduras das janelas, por dentro e por fora.
- Instalando janelas de tempestade: Muitas vezes, você pode instalar janelas de tempestade por menos dinheiro do que a substituição completa da janela. Você acaba com um painel extra ou dois, o que pode aumentar o valor R de suas janelas existentes.
- Tinturando suas janelas com filme: Você pode comprar filme que imita o efeito do vidro low-e. Basta dimensionar o filme para suas janelas e aplicá-lo você mesmo.
Uma auditoria energética ajuda você a priorizar
Cada casa é diferente, e nós entendemos isso. Antes de fazer qualquer grande atualização de eficiência energética, recomendamos a contratação de um profissional licenciado para realizar uma auditoria energética residencial. Um auditor pode mostrar as maiores oportunidades de melhoria e ajudá-lo a priorizar as mudanças.
Na maioria das vezes, sótãos e espaços de rastreamento oferecem o maior retorno possível. Mas é uma boa ideia ter certeza! Na PV, realizamos auditorias de energia em toda a área de Atlanta como parte de uma avaliação abrangente de "casa inteira". Além de identificar vazamentos de ar, realizamos inspeções de saúde e segurança para seus equipamentos de climatização e outros aparelhos. Da forma como vemos, todos esses fatores contribuem para o conforto, segurança e eficiência de sua casa.
Entre em contato conosco hoje para agendar uma auditoria energética e descobrir a maneira mais eficaz de reduzir suas contas de luz e melhorar o conforto!