Durante o verão, diminuir a umidade interna é um objetivo admirável. E isso é especialmente verdade se você mora na Geórgia ou em qualquer lugar do abafado sudeste.
Manter a umidade relativa abaixo de 50% em sua casa mantém você confortável sem diminuir a temperatura do termostato. Também melhora a qualidade do ar interno e ajuda a evitar problemas potencialmente caros, como o crescimento de mofo dentro de sua casa.
De qualquer forma, muitas pessoas nos perguntam sobre ventiladores de recuperação de energia (ERVs) e se eles são uma boa opção para introduzir ar fresco na casa e diminuir a umidade interna. A resposta é não. Instalar um ERV é uma ótima maneira de ventilar sua casa, mas é uma má escolha para desumidificar o ar interno.
Isso mesmo:um ERV não o ajudará a desumidificar sua casa. Como você pode ter ouvido o contrário, vamos dar uma olhada nos ERVs, desumidificadores de casa inteira e as melhores opções para nossa zona climática.
A ventilação controlada é uma coisa linda
Para toda a nossa conversa sobre vedação de ar em sua casa e aperto do envelope do edifício, você pode se surpreender ao saber que também somos grandes fãs de ventilação (sem trocadilhos).
Isso porque a ventilação consistente ajuda você a:
- Circule o ar fresco e saudável
- Diluir ou remover contaminantes transportados pelo ar
Mate os odores desagradáveis que se desenvolvem dentro do seu espaço de vida
O problema é que só gostamos de ventilação controlada. E por "controlado", não estamos falando de abrir uma janela. Estamos falando de técnicas de ventilação que introduzem ar fresco do exterior, o filtram e o circulam dentro de sua casa antes de removê-lo e iniciar o processo novamente.
Abrir uma janela ventila a casa, mas não filtra o ar que entra. O mesmo vale para vazamentos de ar em seu sótão e espaço de rastreamento. Eles ajudam a circular o ar, mas não fazem nada para garantir que o ar seja saudável e seguro para respirar.
Em uma casa devidamente vedada com um envelope apertado, a melhor maneira de obter ventilação controlada é com um ERV, HRV (ventilador de recuperação de calor) ou desumidificador de ventilação.
Na Geórgia, um ERV faz mais sentido do que um HRV
Talvez você seja um proprietário da área de Atlanta usando um ar condicionado de velocidade variável ou não tenha problemas em manter a umidade relativa abaixo de 50% durante o verão. Se você só precisa de uma maneira de ventilar sua casa, um ERV é uma boa escolha.
Por que um ERV e não um HRV? Porque um HRV não faz nada para reduzir a quantidade de umidade que entra em sua casa:
- Tanto os ERVs quanto os HRVs transferem calor entre o ar que entra e sai de sua casa.
- Somente os ERVs transferem a umidade entre o ar que entra e sai de sua casa.
Portanto, se a umidade relativa externa for de 90%, um HRV traz esse ar úmido diretamente para o sistema de ar condicionado. Um ERV, por outro lado, remove parte dessa umidade do ar antes de trazê-lo para sua casa.
É por isso que muitas pessoas acreditam que um ERV desumidifica o ar interno. Quando o ERV transfere umidade do ar de entrada para o ar de saída, a quantidade de umidade que entra na casa é menor do que seria com um HRV.
Mas reduzir a umidade não é a mesma coisa que desumidificar.
ERVs ventilam, mas não desumidificam
Agora vamos considerar um proprietário de Atlanta com um problema de umidade. Mesmo quando ela ajusta o termostato para 75 graus, a umidade relativa oscila entre 55% e 60%. Um ERV a ajudará a desumidificar sua casa sem baixar o termostato?
Provavelmente não. Na verdade, isso pode piorar o problema.
Quando o ar externo é mais úmido do que o ar interno, é improvável que um ERV remova umidade suficiente da corrente de ar de entrada para reduzir a umidade relativa dentro de casa. Se o ERV estiver puxando ar a 90% de umidade relativa, mesmo uma redução de 20% ainda seria bastante úmida. O proprietário teria que continuar baixando a temperatura em seu termostato para desumidificar o ar e ficar confortável.
Basicamente, usar um ERV durante o verão garante que você manterá os níveis de umidade dentro de sua casa ou os aumentará. Faz mais sentido do que um HRV, mas ainda não é ótimo.
A solução? Desumidificador para toda a casa + ar fresco ao ar livre
Na nossa zona climática, o melhor equipamento para ventilar a sua casa e desumidificar o ar interior é um desumidificador para toda a casa com pressão positiva do ar fresco exterior.
Como um ERV, um desumidificador de ventilação introduz ar fresco de fora de sua casa, filtra-o e remove o ar interno para uma circulação consistente. A grande diferença é que também desumidifica o ar antes de trazê-lo para o seu espaço, resultando em:
- Ar limpo e seco que entra e sai constantemente de sua casa
- Menos contaminantes remanescentes no ar
- Menos ácaros e melhores condições para os ocupantes com alergias
- Zero oportunidades para o crescimento de mofo
Você poderia instalar um ERV em vez disso? Claro, e muitas pessoas fazem. Mas se você estiver tentando desumidificar o ar, terá que diminuir a temperatura do termostato e ligar o ar condicionado por ciclos mais longos. O ERV não vai ajudar.
Comparado a um ERV, um desumidificador de casa inteira e sistema de ar fresco é, de longe, a escolha mais eficiente e eficaz para residências na área de Atlanta.
Crédito da imagem:MoeSalem