Falha do compressor. Bobina do evaporador corroída. Custos de reparo de montagem. Por uma razão ou outra, todo mundo acaba substituindo seu ar condicionado.
Mas se apenas sua unidade externa falhar, por que você geralmente precisa substituir todo o sistema (ou vice-versa)? Muitos clientes ficam surpresos ao saber que não podem simplesmente substituir a unidade externa ou interna e encerrar o dia. E nós entendemos. Parece que você está jogando o bebê fora com a água do banho.
Existem duas razões principais pelas quais a maioria das substituições de condicionadores de ar exigem que você recomece com um sistema completo:nova eficiência energética e padrões ambientais.
As bobinas internas e externas precisam "combinar".
Antes de entrarmos nos novos padrões que regem as opções de HVAC residenciais, é importante entender a correspondência. Antes de emparelhar bobinas internas e externas, você deve garantir que elas sejam compatíveis de acordo com as correspondências do Instituto de Ar Condicionado, Aquecimento e Refrigeração (AHRI).
Se você não fizer isso, você vai acabar com muitos problemas:
- Operação ineficiente
- Custos operacionais astronômicos
- Conforto reduzido
- Falha prematura (ou mesmo imediata) do sistema
Todos os itens acima são possíveis - e até prováveis - quando as bobinas externas e internas não correspondem por AHRI.
Uma unidade será nova e outra será antiga. É como tentar conectar um monitor de computador dos anos 90 a um PC novo ou, em casos extremos, tentar usar um controle de Playstation com seu Xbox.
Nunca vai funcionar, e algo provavelmente vai quebrar.
SEER não é o que costumava ser.
E isso é uma coisa boa... mais ou menos.
Uma razão pela qual geralmente não podemos substituir apenas uma unidade externa ou interna é porque nenhuma das bobinas é compatível com uma que atenda à Taxa de Eficiência Energética Sazonal mínima de hoje, ou SEER. Esse problema ocorre o tempo todo com sistemas mais antigos.
Em 2016, o SEER mínimo era 14. Se sua bobina externa falhar, você deve substituí-la por uma unidade com pelo menos 14 SEER. Se sua bobina interna antiga não for compatível com nenhuma das novas unidades 14+ SEER, você precisará substituir ambas.
A boa notícia é que você terá um sistema muito mais eficiente do que o que está substituindo! A má notícia é que você precisa substituir tudo quando um componente falha.
O R-22 Freon não está disponível para novos sistemas.
A partir de 2010, novos padrões ambientais proíbem novos condicionadores de ar de usar R-22, ou refrigerante "Freon". Se você ainda tem um antigo que usa R-22, tudo bem. Um técnico de HVAC ainda pode consertar um vazamento de refrigerante e adicionar R-22 ao seu sistema (por enquanto).
Mas se você estiver substituindo uma unidade interna ou externa que usou R-22, sua nova unidade usará refrigerante R-410A, às vezes chamado de "Puron", que é a marca registrada da Carrier. Ao contrário do refrigerante R-22, o R-410A não contribui para a destruição da camada de ozônio. Essa é a principal razão pela qual os novos requisitos existem. Também é mais eficiente, de modo que os custos operacionais são um pouco menores para a maioria dos proprietários.
A desvantagem? Novos compressores usando refrigerante R-410A não serão compatíveis com unidades internas emparelhadas com bobinas externas usando R-22. Se você tiver que substituir um, você terá que substituir os dois.
O lado bom:seu novo A/C provavelmente funcionará muito melhor do que o antigo.
Portanto, você precisa substituir todo o seu sistema, mesmo que apenas a bobina externa ou interna seja disparada. Nós sabemos. É inconveniente.
Por outro lado, seu novo ar condicionado provavelmente estará anos-luz à frente do seu antigo em termos de eficiência. E se você optar por compressores de duas velocidades ou de velocidade variável, que provavelmente não estavam amplamente disponíveis na última vez que você substituiu seu ar condicionado, os ganhos de conforto o surpreenderão.
No final, você acaba com um ar condicionado muito melhor. Mesmo se você pudesse substituir apenas a unidade externa ou interna (geralmente não pode), os benefícios a longo prazo da substituição completa do A/C valem a pena.