O monóxido de carbono estava deixando nosso cliente doente. Sabíamos disso porque ela nos disse que ela e sua família estavam tendo dores de cabeça. Dores de cabeça ruins. E somente quando eles estavam
dentro a casa.
O culpado? Um trocador de calor rachado. Muitas vezes é assim que acontece.
Mas um trocador de calor rachado não é a única fonte potencial de vazamento de monóxido de carbono. Na verdade, existem vários outros. Se você tem aparelhos a gás, identificar e eliminar vazamentos de monóxido de carbono não é apenas uma boa ideia - é essencial para evitar problemas de saúde graves.
Em casos graves, pode ser uma questão de vida ou morte.
Primeiro:instale detectores de monóxido de carbono
O monóxido de carbono, ou CO, é um gás inodoro produzido sempre que você queima combustível. Inspiramos pequenas quantidades de CO toda vez que passamos por um carro parado ou sentimos o cheiro da fumaça de um incêndio próximo. Quando você está do lado de fora, o CO geralmente não é grande coisa. É quando o CO se concentra em um espaço fechado - sua casa, digamos - que pode ser perigoso.
Os sintomas de envenenamento por monóxido de carbono incluem:
- Dores de cabeça
- Tonturas
- Vômitos
- Confusão
- Fraqueza
- Dor no peito
De acordo com os Centros de Controle de Doenças (CDC), mais de 400 americanos morrem a cada ano por exposição ao CO não relacionada ao fogo. Isso não tem que acontecer com você, no entanto. Existe uma maneira quase infalível de garantir que você não esteja inalando quantidades potencialmente mortais de CO:
Instale um detector de monóxido de carbono em cada andar da sua casa, de preferência o mais alto possível. É realmente tão simples. Hoje em dia, muitos alarmes de fumaça também funcionam como detectores de CO, para que você possa proteger sua família de ambos os riscos usando um único equipamento.
Se você tem aparelhos a gás em sua casa, você definitivamente precisa de um detector de CO. Se você não tem linhas de gás conectadas à sua casa, mas tem (e usa) uma lareira a lenha, um detector de CO ainda é uma boa ideia. Nem todos os detectores de CO são iguais, mas os que costumamos instalar para clientes medem as concentrações de CO até 10 PPM.
Agora, sobre mitigar esses riscos de CO. O que você pode fazer para evitar vazamentos de CO e manter sua família segura?
1. Inspecione seu forno todos os anos
Uma inspeção anual do forno é uma ótima maneira de garantir que seu equipamento esteja funcionando corretamente. Também é um ótimo momento para verificar se há vazamentos de CO, portanto, certifique-se de que seu empreiteiro de HVAC chegue à sua casa com equipamento de detecção de CO dedicado!
Aqui estão as duas fontes mais comuns de vazamento de CO que encontramos quando realizamos inspeções de equipamentos para nossos clientes:
- Equipamentos ou componentes sujos: De filtros sujos a saídas de fumaça bloqueadas, a falta de limpeza do forno e dos componentes associados pode causar vazamento de CO dentro de sua casa. Esses são os problemas mais fáceis de corrigir - nós simplesmente limpamos tudo para você.
- Trocador de calor quebrado: Esse foi o problema em nosso exemplo acima e é um cenário comum. Quando as coisas estão funcionando corretamente, gases nocivos como o CO ficam dentro do trocador de calor até serem expelidos para o exterior. No entanto, os trocadores de calor geralmente racham devido à idade, desgaste ou exposição à umidade (ferrugem). Quando o trocador de calor está rachado, o CO pode vazar para sua casa.
A manutenção regular faz com que seu forno dure mais e ajuda você a se manter seguro. Na PV, procuramos de perto esses problemas ocultos durante nossa inspeção de HVAC de outono e como parte de toda a nossa avaliação residencial.
2. Ventilar CO em sua chaminé? Certifique-se de que está subindo, não para baixo.
Em algumas casas, fornos a gás, aquecedores de água e secadores de roupas liberam CO para a chaminé. Do ponto de vista da física pura, esse arranjo faz sentido. Se o aparelho está localizado mais perto da chaminé do que de uma parede exterior, porque não descarregar o CO ali? É uma ótima ideia…
… até que não seja. O problema com a ventilação de CO em sua chaminé é que um revestimento de chaminé não dura para sempre - ele pode rachar como seu trocador de calor. E quando um forro de chaminé falha, você pode estar trazendo exaustão de CO para sua sala de estar. Não é bom.
Infelizmente, monitorar a integridade do revestimento da chaminé não é fácil. Você precisa de equipamentos especiais para fazer isso acontecer. Limpadores de chaminés podem fazê-lo. Assim como um especialista em desempenho doméstico cujo trabalho é procurar vazamentos de CO. Durante nossas avaliações residenciais, realizamos um teste de segurança de combustão que coloca sua casa em um cenário de despressurização no "pior caso". Dessa forma, podemos garantir que o CO esteja sendo ventilado adequadamente pela chaminé.
3. Evite backdraft não intencional
A pressão negativa pode ser uma coisa boa. Você quer ventilar sua casa, certo? Ligar um ventilador de vez em quando é uma boa maneira de fazer isso.
Mas se você estiver criando pressão negativa de, digamos, um secador em algum lugar perto de um aparelho a gás, você pode fazer com que esse aparelho a gás não esvazie adequadamente. O CO pode entrar em sua casa, mesmo que nada esteja quebrado!
Acredite ou não, esse cenário não é incomum. Detectamos CO em residências quando nenhum equipamento ou componente parecia comprometido. Foi somente quando um equipamento próximo criou pressão negativa que o CO começou a entrar na casa em vez de sair dela.
A solução? Depende do problema específico. Em alguns casos, você precisará criar uma sala mecânica vedada com ventilação alta e baixa. Outras vezes, substituir um forno antigo por um modelo de combustão selado é a melhor solução.
4. Apenas diga não às lareiras a gás sem ventilação
Se você chegou até aqui, provavelmente pode dizer que estamos realmente preocupados em expelir CO para fora de sua casa para que nada disso entre em sua sala de estar. É uma coisa importante a fazer. Todo aparelho que queima combustível deve expelir seus gases venenosos para o exterior. Período.
Então, por que alguém instalaria intencionalmente um aparelho a gás sem ventilação em sua casa? Nos bate. Mas mesmo assim…
Talvez você já tenha ouvido falar de lareiras a gás "sem ventilação" que algumas pessoas colocam em suas salas de estar. Deve ser conveniente não ter que limpar uma chaminé, certo? Provavelmente. Mas, a menos que você viva em uma casa mais antiga com muitos vazamentos de ar ou troca de ar quase constante, essa lareira sem ventilação está liberando CO em sua casa - e permanece lá.
Se você está pensando em uma lareira sem ventilação, recomendamos não comprar uma. Se sua casa já tiver um, recomendamos substituí-lo por um ventilado ou simplesmente não usá-lo. O risco é real e não vale a pena.
A Building Science Corporation diz que você nunca deve instalar uma lareira sem ventilação. Aqui estão algumas cartas de consumidores cujas lareiras sem ventilação os deixaram doentes.
É tudo sobre levar a segurança a sério
Aparelhos a gás são ótimos, mas você precisa ter certeza de que eles estão funcionando corretamente. A verificação de CO deve fazer parte de qualquer inspeção profissional de fornos. Simples assim.
Na PV, a segurança é um grande negócio. De mão de obra de má qualidade a equipamentos deteriorados, vemos muitos riscos potenciais à segurança nas casas das pessoas. E nós os vemos o tempo todo. Parte do que fazemos é mostrar às pessoas maneiras de mitigar ou eliminar esses riscos, ao mesmo tempo em que melhoramos o conforto e a eficiência do ambiente doméstico.
Se você não tem certeza se está 100% seguro contra vazamentos de CO, é hora de descobrir. Dê uma olhada em toda a nossa lista de verificação de avaliação domiciliar, que inclui a detecção de CO, e entre em contato conosco para agendar uma consulta!
Crédito da imagem:Santeri Viinamäki