>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Eletrodomésticos

Osmose reversa e filtragem de água em toda a casa, desmistificada




A água da torneira é segura para beber?

Quando você trata sua água adequadamente, não precisa se preocupar com a qualidade da água potável - você saberá que é segura. E quando você instala uma filtragem de água em toda a casa ou um sistema de purificação no ponto de uso, não precisa se preocupar com jarros especiais e complementos de torneira para desfrutar de água segura.

Mas como você pode ter certeza de que a filtragem de água em toda a casa faz sentido para sua casa e como os sistemas funcionam?

Você realmente precisa filtrar sua água?


Algumas pessoas juram por filtragem de água, mas isso é necessário para você? A resposta pode depender de onde você mora - ou de fatores além do seu controle.

Aqui na área de Atlanta, os avisos de água fervente são comuns. Muitas áreas do condado de Fulton tiveram um em abril passado, depois que uma queda de energia relacionada a uma tempestade provocou uma perda de pressão. As autoridades também aconselharam os moradores de Brookhaven e Peachtree City a ferver a água nos últimos anos. Os moradores de Roswell reclamaram da água "de gosto ruim" no verão passado!

Mesmo que sua água tenha um gosto bom hoje, pode não ter um gosto bom amanhã. E se você estiver satisfeito com os dados do boletim anual de sua companhia de água, talvez não fique satisfeito com eles no próximo ano.

Pense desta forma:até mesmo os moradores de Flint, Michigan, estavam satisfeitos com sua água potável em março de 2014.

Sua água pode estar totalmente segura agora, mas é uma boa ideia se preparar para o desconhecido.

Filtragem de água vs. purificação de água


"Filtrar" e "purificar" a água são, na verdade, duas coisas diferentes. Quando nos referimos a sistemas suplementares de tratamento de água residencial, geralmente falamos de "filtros". Dito isto, os sistemas mais poderosos filtram e água purificada:
  • Filtragem de água refere-se à redução ou eliminação de impurezas particuladas de sua água. Essas partículas variam de sedimentos grandes e visíveis a traços microscópicos de metais como chumbo e cobre. A maioria dos filtros também remove o cloro que sobrou dos processos municipais de tratamento de água.
  • Purificação de água leva as coisas um passo adiante, removendo bactérias, vírus, compostos orgânicos voláteis (VOCs) e outros poluentes que podem estar presentes em sua água. Sempre que você vê um sistema descrito como "osmose reversa" ou RO, você está olhando para uma purificação de água sistema que também oferece os benefícios da filtragem de água. Esses sistemas geralmente são usados ​​em cozinhas para beber e cozinhar.

Esteja ciente de que os termos "filtragem e "purificação" são frequentemente usados ​​​​de forma intercambiável. Mesmo os fabricantes de sistemas de tratamento de água podem usar um termo quando na verdade querem usar outro, então pode ficar confuso!

Filtragem de toda a casa e osmose reversa versus métodos convencionais


Jarros, montados em torneiras e filtros de balcão são os sistemas de filtragem de água mais comuns disponíveis. Eles são baratos e requerem pouca ou nenhuma instalação.

Mas depois há os contras:
  • Filtros montados em torneiras podem diminuir o fluxo de água.
  • Os filtros exigem substituição regular.
  • Com a filtragem baseada em jarra, você só obtém água mais limpa quando bebe da jarra. Para cozinhar com água filtrada, por exemplo, é preciso encher a jarra e depois encher as panelas.
  • Você provavelmente só está filtrando água de uma torneira, não de todas as torneiras que usa.
  • Poucos desses produtos tiram proveito do RO, portanto, talvez você não esteja removendo todas as impurezas ou poluentes.

O tratamento de RO funciona de forma diferente - em parte porque a maioria dos sistemas realmente purifica sua água, além de filtrá-la. Eles removem os contaminantes de toda a água que você usa para beber e cozinhar. Além do mais, você normalmente não precisa mudar os filtros o tempo todo. Em vez de usar um jarro ou montar algo em sua torneira, um sistema RO fica abaixo de sua pia - está fora do seu caminho, trabalhando sua "mágica" discretamente.

Os sistemas de casa inteira, por outro lado, geralmente não usam RO. Isso porque eles não precisam. Afinal, você não precisa remover todos os VOCs e bactérias da água dos vasos sanitários ou da pia do banheiro! O aspecto de filtragem é conveniente e mantém o cloro fora da água do chuveiro, mas o RO é melhor reservado para aplicações "debaixo da pia".

Essa é uma razão pela qual os filtros RO são frequentemente chamados de sistemas de "ponto de uso" e os filtros de toda a casa são chamados de sistemas de "ponto de entrada". Os filtros de toda a casa são instalados na linha de água - geralmente em seu espaço de rastreamento ou garagem - enquanto a maioria dos sistemas RO fica completamente dentro de sua casa.

Como funciona o tratamento de água por osmose reversa


A maioria dos sistemas RO usa uma combinação de filtragem de carbono e osmose reversa para purificar sua água potável. Os sistemas mais robustos fazem ainda mais! Tendo em mente que os sistemas de diferentes fabricantes incluem diferentes camadas de filtragem, aqui está um detalhamento passo a passo de como um sistema de purificação e filtragem de RO realmente poderoso pode funcionar:
  1. Sedimentos e Filtração de Carbono: Um filtro de sedimentos inicial remove partículas maiores, como ferrugem e areia, e um filtro de bloco de carbono absorve todo o cloro, compostos orgânicos voláteis (VOCs) e poluentes orgânicos.
  2. Membrana de Osmose Reversa: Quando a água passa por uma membrana de RO, uma película fina, é despojada de todos os sais, dureza e impurezas adicionais.
  3. Deionização: Toda água na natureza contém sais minerais e outras substâncias. Um purificador de deionização atrai e remove poluentes carregados positiva e negativamente.
  4. Luz ultravioleta: Uma lâmpada UV destrói bactérias nocivas adicionais que às vezes ocorrem na água potável. É melhor tratar a água filtrada com luz UV nesta fase do processo, pois todos os minerais já foram removidos - você nunca precisará limpar os depósitos minerais da lâmpada UV!
  5. Pós-filtragem de carbono: Esse filtro de "polimento" remove qualquer gosto ou odores remanescentes antes que a água saia da torneira.

Para ter certeza, muitos sistemas incluem apenas a filtragem de sedimentos/carbono e a membrana RO. Eles não vão a milha extra de expor a água à luz UV, e para muitas pessoas isso é bom.

Por outro lado, alguns sistemas levam as coisas ainda mais longe. Trabalhamos com sistemas que realmente remineralizam a água após a etapa de filtragem pós-carbono! Em vez de beber minerais potencialmente indesejáveis ​​que acabam na água após o tratamento municipal, esses sistemas permitem que você beba minerais que ocorrem naturalmente na água limpa - minerais como cálcio e magnésio.

O processo de purificação pode ser bastante complicado, mas saiba que qualquer coisa rotulada como "osmose reversa" deve fazer um trabalho fantástico garantindo a segurança de sua água potável.

A segurança da água e o desempenho doméstico andam de mãos dadas


Pensamos em água limpa da mesma forma que pensamos em ar puro. São elementos essenciais de um ambiente doméstico seguro e confortável.

Eles também lhe dão paz de espírito:
  • Você não precisa se preocupar em respirar ar interno sujo porque selou seus dutos e instalou um sistema de ar fresco, como um ERV.
  • Você não precisa se preocupar com contas altas de serviços públicos durante temperaturas extremas porque você apertou o envelope de sua casa.
  • Você não precisa se preocupar em beber água contaminada porque a filtra antes de sair de cada torneira.

Mas a paz de espírito é mais do que apenas não se preocupar - é mitigar o risco. É por isso que faz sentido tomar decisões informadas sobre filtragem de água e eliminar ameaças existentes ou potenciais à sua saúde e segurança.

Além disso, a água filtrada tem um sabor melhor.