Quando você vai ao médico, tem algumas medidas que a enfermeira sempre faz. Uma delas é a sua pressão arterial - é um indicador chave da saúde cardiovascular.
Se sua pressão arterial for 120/80 ou menos, você está em boa forma. Mas comece a se infiltrar no território 140/90 e você terá problemas.
A pressão estática em seus dutos de ar funciona da mesma maneira. Assim como a pressão arterial elevada indica um problema com a sua saúde, a pressão estática elevada indica um problema com o seu equipamento HVAC e condutas. Algo está colocando um estresse indevido em seu sistema, e funcionará muito melhor se você identificar o problema e eliminá-lo.
Seu equipamento de aquecimento e ar durará mais. Você também ficará muito mais confortável.
A pressão estática é um arrasto, literalmente.
Os sistemas HVAC, independentemente do tamanho, são projetados para mover uma certa quantidade de ar. Da mesma forma, os dutos devem ser projetados de forma a permitir que todo o sistema funcione de maneira adequada e eficiente. Quando tudo é projetado e instalado da maneira correta, a pressão estática está exatamente onde deveria estar. Você pode até chamar o sistema de "saudável".
Infelizmente, não é assim que as coisas funcionam no mundo real.
A instalação inadequada de dutos, design de sistema inadequado e escolhas de filtros contribuem para a alta pressão estática. Em muitos lares, uma combinação desses fatores está em jogo. Até que você resolva o(s) problema(s) de pressão estática, seu sistema nunca funcionará em todo o seu potencial e poderá falhar mais cedo do que o esperado.
Enquanto isso, você pode experimentar:
- Sistemas barulhentos: Restrições no fluxo de ar tornam a operação barulhenta. Quanto mais pressão estática, mais alto o seu sistema. Você ouve um "whoosh" tremendo de ar toda vez que seu sistema liga? Isso provavelmente se deve à alta pressão estática.
- Fluxo de ar inadequado: Já notou pontos quentes, pontos frios ou ar que paira acima de um registro? A alta pressão estática é muitas vezes o culpado. Quando a pressão estática é alta, o sistema pode mover muito (ou não o suficiente) ar por tonelada, resultando em condições desconfortáveis em toda a sua casa.
- Falha no equipamento: Se você nunca substituiu um motor de ventilador ou compressor, conte-se entre os afortunados. Estes são reparos caros, e você pode ficar sem calor ou AC ou calor por algum tempo. A pressão estática, como exploraremos em breve, pode levar a esse tipo de falha.
- Falha do sistema: Em casos graves, a pressão estática pode reduzir drasticamente a vida útil do seu equipamento. Se muitos componentes começarem a falhar, você pode estar vendo uma situação em que custa menos substituir tudo do que consertar as peças individuais.
Para entender melhor o problema, imagine que você tem um carro compacto. Um Honda Civic, digamos. O Civic tem um bom desempenho em uma estrada plana e suave. Nada está segurando.
Agora aumente um pouco o gradiente. Há algum estresse no motor do carro, mas ainda está funcionando bem. Aumente um pouco mais o gradiente e o carro pode começar a se debater. Agora engate um trailer na parte de trás - um trailer com um cavalo nele. E continue aumentando o gradiente…
Você entendeu a ideia. Eventualmente, o arrasto será demais para o pequeno carro. Alguma coisa vai quebrar. Você pode até destruir o carro.
A pressão estática é muito parecida com isso. Quanto mais aumenta, mais arrasta adiciona ao seu sistema. A quantidade certa de arrasto garante que o ar se mova da maneira que deveria. Adicione muito arrasto e você terá problemas.
O que causa a alta pressão estática - e o que você pode fazer a respeito?
Que bom que você perguntou! Aqui estão alguns dos motivos mais comuns pelos quais seu sistema pode ter alta pressão estática:
- Seu filtro plissado de 1": Todos os têm, mas os filtros plissados padrão de 1" podem criar uma restrição significativa no fluxo de ar. Eles estão tentando filtrar muito ar em uma área pequena, e quanto mais espesso (ou valor MERV maior) o filtro, maior a restrição . É por isso que recomendamos o uso de um filtro de mídia com baixa queda de pressão. Você obtém a filtragem que precisa sem o grande aumento de pressão estática. Se estiver realmente preocupado com alergias, pode até adicionar luzes UV aos dutos de alimentação ou atualizar para um Filtro HEPA. Todas essas opções são preferíveis a filtros de 1".
- Projeto e/ou instalação de dutos inadequados: Restrições em seus dutos podem contribuir para alta pressão estática. Dutos flexíveis de flacidez, curvas e mergulhos excessivos e outros contratempos de instalação podem ser culpados aqui. A solução é reinstalar ou substituir o duto. Quando isso não for possível, atualizar para um motor de ventilador de velocidade variável (em vez de um sistema "ligar/desligar") proporcionará um fluxo de ar melhor, apesar dos problemas de dutos.
- Ar de retorno subdimensionado: Este tipo de dutos inadequados, mas o ar de retorno subdimensionado apresenta problemas únicos. Seu compressor foi projetado para bombear refrigerante de alta pressão, mas ter muito pouco ar de retorno pode fazer com que o sistema envie líquido de volta ao compressor quando não deveria. A longo prazo, isso reduz a vida útil do seu compressor. Também pode fazer com que o motor do ventilador falhe - uma correção cara. A solução é adicionar um retorno ou aumentar um duto de retorno existente.
Outra possibilidade é que seu filtro esteja muito sujo. Se já se passaram mais de 90 dias desde a última vez que você o alterou, troque-o para reduzir a pressão estática.
Uma palavra sobre baixa pressão estática
Acabamos de falar muito sobre a alta pressão estática, mas a baixa pressão estática também pode ser um problema.
Embora muito raro , baixa pressão estática geralmente indica uma de duas coisas diferentes:
- Seu instalador superdimensionou as linhas principais. Já vimos isso em algumas casas mais antigas. Por qualquer motivo (não tinha o equipamento certo no caminhão?), quem instalou as linhas tronco as superdimensionou.
- Você fez muitas melhorias na eficiência energética. Talvez você tenha apertado o envelope de sua casa na tentativa de economizar energia. Em casos extremos, sua casa atualizada pode ser incompatível com seus dutos antigos. Eles eram do tamanho certo antes, mas não são adequados agora.
De qualquer forma, você provavelmente terá dificuldade em ficar confortável. O fluxo de ar não é forte o suficiente. Você estará quente de um lado de uma sala e frio do outro lado.
A solução geralmente é redesenhar e reinstalar seus dutos.
Monitoramento da pressão estática
A pressão estática não é o tipo de coisa que você pode testar facilmente sem equipamento especial, vontade de perfurar seus dutos e alguma experiência. Essa é uma das razões pelas quais as pessoas contratam empresas como nós!
A pressão estática é uma das coisas que monitoramos como parte de nossos contratos de serviço. Faremos novas leituras e as compararemos com as antigas, da mesma forma que uma enfermeira faz com sua pressão arterial. É uma medida muito útil porque nos ajuda a solucionar problemas:
- Alta pressão estática? Podemos verificar se você está usando um filtro restritivo ou se seu duto de retorno está subdimensionado.
- Baixa pressão estática? Talvez seus dutos sejam muito grandes. Podemos verificar isso. Baixa pressão estática é rara, mas não é inédita.
E assim por diante. Quanto mais cedo você verificar sua pressão estática, mais cedo poderá resolver os problemas antes que eles levem à falha do equipamento.
Em HVAC, as mudanças mais simples podem ter um grande impacto. Uma solução fácil, como mudar o tipo de filtro que você usa para reduzir a pressão estática, pode economizar milhares em
o sistema de substituição que você não precisa comprar .
Parece loucura? Isso acontece o tempo todo. Pressão estática é coisa séria.