Depois de mais de uma década explorando o cenário de climatização residencial de Atlanta, vimos praticamente todos os problemas que você pode imaginar. Grandes problemas, pequenos problemas, problemas incomuns, problemas triviais, problemas caros... Você escolhe, nós já vimos.
E sistemas superdimensionados estão entre os problemas de climatização mais comuns em nossa área.
Na verdade, é incomum que uma semana passe sem que encontremos um sistema grande demais para a casa que tem a tarefa de resfriar e aquecer.
O problema é tão generalizado. Mas espere. O HVAC maior não é mais poderoso e, portanto... melhor?
Esse é um equívoco comum. Não, um sistema HVAC maior não é melhor. Na verdade, existem tamanhos de tonelagem (ar condicionado) e BTU (aquecimento) adequados para cada casa. Equipamentos de climatização maiores não são melhores porque…
- Condicionadores de ar grandes não desumidificam muito bem. Toda essa tonelagem extra esfria sua casa muito rapidamente, então os ciclos de CA são curtos. Ciclos AC mais longos são mais eficazes na limpeza da umidade. Os mais curtos não. Portanto, mesmo que esse AC superdimensionado reduza sua casa a 73 graus muito rapidamente, é difícil manter sua umidade relativa abaixo de 60%. A linha de fundo? Você está quente, suado e desconfortável - mesmo que o termostato diga que você não deveria estar. Ah, e a desumidificação abaixo da média leva a uma qualidade do ar interna abaixo da média.
- Fornos superdimensionados transformam sua casa em uma câmara de queima. No inverno, você quer um calor consistente em toda a sua casa. Um forno de tamanho adequado pode lhe dar isso. Um superdimensionado explode com ar quente escaldante e satisfaz o termostato imediatamente. Como resultado, você tem pontos quentes e frios em toda a sua casa. E se sua cama estiver bem embaixo de um respiradouro, você sentirá que está dormindo dentro de um vulcão.
É por isso que os sistemas HVAC superdimensionados devem ser evitados. Eles realmente deixam você menos confortável - não mais.
Então, por que tantos sistemas são superdimensionados, apesar desses problemas incapacitantes? Vamos explorar os motivos mais comuns.
1. A maioria dos vendedores de HVAC não entende o design de HVAC.
Ser bom em vender equipamentos de climatização não o torna bom em vender o
certo Equipamento de climatização.
Aqui está como as coisas geralmente acontecem. Um vendedor de HVAC carrega um catálogo de preços de um fornecedor de equipamentos. O livro inclui combinações para diferentes componentes do sistema - ACs, fornos e bobinas. Se você consultar o livro de preços, poderá descobrir que um CA de 3 toneladas combina com um forno de 80.000 BTU.
Tudo bem. O problema é que esse mesmo AC de 3 toneladas também pode ser combinado com um forno de 60.000 BTU. Você pode ir de qualquer maneira, mas a opção nem sempre é refletida no catálogo de preços de um fornecedor.
Que tamanho de forno faz mais sentido? Bem, a empresa de HVAC deve realizar um cálculo de carga para determinar qual tamanho é melhor para sua casa. Este cálculo é chamado de "Manual J." Os vendedores geralmente não fazem cálculos de carga, no entanto. Eles apenas substituem o que você tem com base em regras práticas (mais sobre isso em apenas um segundo) ou olham para o catálogo de preços e dizem:"Ok, é um forno de 80.000 BTU".
Portanto, na área de Atlanta - e você pode arquivar isso em "bom saber" - a maioria dos condicionadores de ar de 3 toneladas não precisa ser emparelhada com um forno de 80.000 BTU. A menos que você viva em uma casa com super vazamentos e sem isolamento, as cargas de aquecimento típicas não exigem tanta energia.
E, no entanto, é o que muitas pessoas têm. Por quê?
Por causa da comparação no catálogo de preços. Ou porque o vendedor acha que você deve substituir o que já está lá.
Então, como
deve o vendedor vai sobre a seleção do sistema? Aqui está o que fazemos:
- Realize um cálculo manual de carga J. Este é um processo bastante intenso e envolve medir várias coisas em sua casa - metragem quadrada, orientação, número de janelas, níveis de isolamento e muito mais. Para maior precisão em nossos cálculos do Manual J, geralmente também realizamos um teste da porta do soprador. Depois de coletarmos os dados, calculamos o pareamento de tonelagem/BTU perfeito para sua casa.
- Use o Manual S para determinar a melhor combinação. Dependendo dos requisitos de carga, uma combinação será mais vantajosa que as outras. O Manual S mostra qual deles faz mais sentido. Ainda pode haver problemas de dimensionamento, mas eles não serão tão graves. Além disso, geralmente podemos eliminá-los quando…
- Apresenta opções que reduzem os problemas de dimensionamento. Para o sistema hipotético de 3 toneladas que discutimos, o Manual J pode nos mostrar que mesmo um forno de 60K BTU é um exagero. Mas o emparelhamento de 60K BTU é o menor forno que funciona em um confronto de 3 toneladas! Felizmente, não é um problema tão grande. Quando isso acontece, podemos sugerir outras opções - como uma válvula de gás de dois estágios - que garantem que o sistema não funcione com capacidade total quando não for necessário. Dessa forma, você evita a maioria dos problemas associados ao superdimensionamento.
Fácil, certo? Na verdade é. Essa abordagem deve ser a base sobre a qual um serviço HVAC honesto, eficaz e confiável é construído. Infelizmente, é a exceção e não a norma.
Existem muitos sistemas de 3 toneladas/80K BTU nas residências de Atlanta. Talvez você tenha um?
2. Você fez algumas atualizações de energia.
Adicionar isolamento economiza energia porque ajuda sua casa a reter (e evitar o ganho) de calor, dependendo da estação. O mesmo vale para o encapsulamento de crawlspace, vedação de ar e, em menor grau, substituição de janela. Esses projetos ajudam você a economizar energia, e isso é bom.
Até que não seja. Execute o suficiente dessas atualizações e sua casa não exigirá um sistema HVAC tão grande. Isso pode parecer bom, mas pode levar a problemas:
- Se o seu sistema atual foi dimensionado corretamente, as atualizações de energia podem torná-lo muito grande de repente. Isso não significa que você deve evitar fazer as melhorias. Apenas esteja ciente das consequências do HVAC.
- Se seu sistema era grande demais para começar, essas melhorias de energia o tornarão ainda mais superdimensionado do que antes.
Sim, estamos dizendo que as atualizações de energia podem realmente deixá-lo menos confortável! Pode parecer contra-intuitivo, mas é verdade.
Esse problema é particularmente grave quando cria um "ciclo de superdimensionamento". Se uma empresa de HVAC não estiver considerando as melhorias de energia que você fez, ela pode vender
outro sistema que é grande demais para sua casa. Em nome da eficiência, muitas pessoas até optam por um forno de 95% (ele libera mais calor!) em vez de substituir uma unidade de 80% por algo semelhante. Fazer isso pode agravar o problema.
Vemos isso às vezes quando alguém passou pelo programa de energia de sua empresa de serviços públicos. Eles economizam dinheiro todos os meses, mas são muito quentes no verão e não desfrutam de aquecimento consistente durante o inverno.
Para evitar esse problema, tentamos antecipá-lo antes de fazer qualquer atualização de desempenho doméstico. Se você estiver na linha em que uma melhoria de energia pode resultar em HVAC superdimensionado, informaremos com antecedência para que você possa tomar a melhor decisão para sua casa.
3. Você mora em um condomínio ou uma casa geminada.
No mundo HVAC, as "regras práticas" geralmente ditam o dimensionamento do equipamento. Usando uma regra prática comum que exige 1 tonelada de capacidade de refrigeração para cada 600 pés quadrados, um empreiteiro pode olhar para uma casa e dizer:"Ok, esta tem 2.400 pés quadrados. Legal, cara! Vamos colocar um ar condicionado de 4 toneladas ."
Não é legal, cara.
Aquela casa de 2.400 pés quadrados pode estar no meio de um vale sombrio. Ou pode ter isolamento R-40 no sótão, forro e paredes. Execute um cálculo de carga manual J e você pode descobrir que precisa apenas de um sistema de 3 toneladas. Acontece.
E para condomínios e casas geminadas, as regras práticas quase sempre resultam em superdimensionamento.
Um condomínio no meio de um prédio pode ter apenas uma parede externa. No verão, não ganha tanto calor quanto uma casa com quatro paredes externas. E no inverno, ganha calor das unidades vizinhas.
Por esses motivos, condomínios e casas geminadas desafiam as regras básicas para dimensionamento de HVAC. Eles geralmente ficam melhor com sistemas menores do que você instalaria em casas isoladas de tamanho semelhante.
O mesmo vale para casas com porões acabados. Se o seu nível principal estiver em um espaço condicionado, você não precisará de tanta capacidade de aquecimento e resfriamento.
Você pensaria que isso seria óbvio, mas os empreiteiros de HVAC superdimensionam os sistemas em condomínios e casas geminadas o tempo todo. Como sempre, um cálculo de carga manual J revelará a tonelagem HVAC e BTUs adequados para o seu condomínio.
4. Grandes e belas árvores de sombra cercam sua casa.
Lembre-se do "rale sombrio" do nosso exemplo acima. As casas na floresta têm necessidades de aquecimento e refrigeração diferentes das casas construídas em espaços abertos.
No verão, eles ganham menos calor. No inverno, o efeito é menos pronunciado (as folhas caem das árvores), mas ainda têm menos exposição ao sol do que, digamos… novas construções em uma área onde todas as árvores acabaram de ser removidas.
Eles podem precisar de menor tonelagem de CA e mais BTUs do que casas que não são construídas na sombra. A única maneira de saber com certeza - e você sabia que isso estava chegando, certo? - é realizar um cálculo de carga manual J.
Aqui está um cenário a considerar:Imagine que você acabou de comprar uma casa construída em 1997. Está na sombra. Os proprietários anteriores também aumentaram o isolamento do sótão e instalaram novas janelas com vidro low-e. E - como se o vendedor não fosse legal o suficiente - eles colocaram um novo sistema HVAC pouco antes de você se mudar. Incrível, certo?
Não se eles substituíssem o original de 20 anos atrás por uma unidade de tamanho idêntico.
Pense nisso. As melhorias de energia podem ter negado a necessidade de energia HVAC necessária em 1997. E essas árvores de sombra? Eles eram apenas galhos quando a casa foi construída. A casa costumava ganhar muito mais calor do que agora. Se você estiver usando o sistema HVAC do mesmo tamanho que o original, pode ficar muito desconfortável.
A lição? Manual J, Manual J, Manual J. Sempre. Sem desculpas.
Algumas horas gastas realizando um cálculo de carga podem evitar uma década inteira de desconforto. Na PV, sempre realizamos um cálculo manual de carga J antes de instalar um novo sistema. Também usamos o Manual J para solucionar problemas de conforto.
Sistemas HVAC superdimensionados são comuns, mas não deveriam ser. Escolha o seu contratante com sabedoria, e é um problema que você nunca terá.