Existem várias maneiras diferentes de aquecer a sua casa. Aqui na área de Atlanta, a maioria das pessoas seleciona uma das três opções diferentes:fornos a gás, bombas de calor ou sistemas de aquecimento de combustível duplo.
Todos os três têm seus prós e contras. Vamos dar uma olhada nas diferenças.
Os fornos a gás são eficientes, eficazes e populares.
Se você usa gás natural ou propano para aquecer sua casa no inverno, você tem um forno a gás. Sim, você também pode estar usando gás como parte de um sistema de combustível duplo, mas chegaremos a isso em um momento.
Durante os meses mais quentes, você normalmente usa apenas gás natural para seu fogão ou aquecedor de água. No inverno, você consome mais gás natural porque também está usando seu forno. Quanto mais alto você definir seu termostato, mais gás natural você usará.
A eficiência de um forno a gás é expressa como sua porcentagem AFUE, ou taxa anual de utilização de combustível. Um forno de eficiência padrão fornece 80% de AFUE. Isso significa que 80% da energia usada pelo forno aquecerá sua casa. Os outros 20% são expelidos como escape.
Muitos modelos mais novos oferecem mais de 80% de AFUE. Por exemplo, um forno 95% AFUE expele apenas 5% de sua energia como exaustão!
Veja como é um forno a gás recém-instalado. E sim, este é o nosso trabalho manual:
Muitas pessoas gostam de fornos a gás porque:
- Os preços do gás natural são relativamente baixos no momento, tornando os fornos a gás econômicos em altos níveis de uso.
- Durante as semanas mais frias do inverno, os fornos a gás usam menos energia do que outras fontes de combustível.
- O calor produzido pelos fornos a gás parece realmente quente e quentinho em comparação com as alternativas.
- As linhas de gás estão por toda parte em nossa área, e muitas casas estão conectadas a elas durante a construção. Se você já tem a conexão de gás, por que não usá-la?
Por todas essas razões, os fornos a gás são populares em nossa área - eles são o tipo mais comum de sistema de aquecimento na área metropolitana de Atlanta!
Ainda assim, os fornos a gás não são apenas rosas e carinhas sorridentes. Eles também têm suas desvantagens:
- O "calor quente" produzido pelos fornos a gás pode satisfazer a configuração do seu termostato muito rapidamente, deixando pontos quentes e frios em toda a sua casa. Esse problema geralmente é agravado pelo fato de muitos empreiteiros de HVAC instalarem fornos superdimensionados.
- Se você fica com a pele seca no inverno, o calor escaldante do seu forno a gás não melhora as coisas.
Em temperaturas externas frias, mas não frias, elas são menos eficientes do que algumas bombas de calor elétricas.
- O gás natural simplesmente fornece mais energia do que você precisa quando as temperaturas externas estão na faixa de 40 a 60 graus.
- Como o gás natural contém monóxido de carbono (CO), sua segurança depende do protocolo adequado de instalação de HVAC e da inspeção regular de todos os componentes do forno. Basicamente, o gás natural carrega o risco de vazamento de CO. As bombas de calor elétricas não.
Bombas de calor aquecem da mesma forma que os condicionadores de ar resfriam, exceto no sentido inverso.
Um ar condicionado remove o calor de sua casa e o deposita ao ar livre. Um aquecedor de bomba de calor, por outro lado, remove o calor do exterior e o deposita dentro de sua casa.
Um sistema de bomba de calor se parece muito com uma combinação de ar condicionado (unidade externa) e forno (unidade interna). No entanto, a parte interna de um sistema de bomba de calor não contém um forno. É chamado de manipulador de ar e contém uma bobina e tiras de calor.
Não há nenhuma linha de gás indo ou vindo dele. Não há trocador de calor e nenhuma combustão ocorre dentro dele.
O manipulador de ar simplesmente move o ar sobre uma bobina cheia de refrigerante quente. Sem queimadores. Sem chamas. À medida que o ar passa sobre a bobina, ela fica mais quente. Um ventilador dentro do manipulador de ar sopra o ar quente em sua casa.
As bombas de calor são comuns, mas menos populares que os fornos a gás devido a:
- Eficiência: As bombas de calor são menos eficientes durante o pico do inverno. Muitos deles lutam para fornecer calor quando as temperaturas externas caem para os 30 graus.
- Tiras de calor: Para continuar aquecendo sua casa quando há uma grande carga de aquecimento, as tiras de aquecimento elétricas são ativadas para complementar a bomba de calor. Essas tiras de calor são como uma torradeira gigante dentro do seu manipulador de ar. Eles mantêm sua casa quente quando está frio lá fora, mas custa muito dinheiro usá-los.
- Qualidade do calor: Em geral, o ar de uma bomba de calor não é tão quente quanto o que você obtém de um forno a gás. Ainda está aquecendo sua casa, mas "esfria mais". Algumas pessoas não ligam para isso.
A linha de fundo? Aquecedores de bomba de calor geralmente dependem de tiras de calor durante o tempo muito frio. Comparado a um forno a gás, o aquecimento por tira de calor é extremamente ineficiente.
Se você usar tiras de calor durante a maior parte do inverno, provavelmente terá contas altas de energia elétrica.
Dito isto, há várias coisas para gostar nas bombas de calor:
- Eles estão ficando cada vez mais eficientes. Embora uma bomba de calor de 15 anos que recorre a tiras de aquecimento em temperaturas abaixo de 40 graus tenha um desempenho ruim, muitas bombas de calor mais recentes aquecem sua casa de forma confiável, mesmo quando as temperaturas externas caem abaixo de zero.
- Bombas de calor não ressecam tanto a pele. Como o calor que eles produzem não é tão intenso quanto o calor produzido por um forno a gás, você pode se sentir mais confortável em sua casa. Você pode não precisar daquele umidificador de casa inteira em que estava pensando.
- Eles são mais eficientes que o gás natural em temperaturas mais frias, mas não frias. Se estiver na casa dos 40 do lado de fora, não faz sentido usar o calor da combustão se você não precisar! As bombas de calor são bastante eficientes em dias mais amenos de inverno.
- Como as bombas de calor não usam combustão, elas não produzem CO. É apenas uma fonte a menos de vazamento de monóxido de carbono para se preocupar.
Aquecimento bicombustível:o melhor dos dois mundos
A essa altura, você provavelmente está pensando:"E se eu pudesse usar uma bomba de calor quando estiver frio lá fora, mas mudar para gás natural quando estiver muito frio?"
Bem, temos boas notícias. Você pode! É chamado de sistema de aquecimento de combustível duplo.
A ideia por trás do duplo combustível é simples. As tiras de calor são caras, então é melhor usar gás natural quando está muito frio lá fora. Ao mesmo tempo, o gás natural não é tão eficiente quando as temperaturas externas estão na casa dos 40 ou 50 anos. Portanto, use uma bomba de calor para clima frio e um forno a gás para clima frio.
Em teoria, o combustível duplo é a maneira mais eficiente de aquecer sua casa. A Georgia Power com certeza pensa que sim - eles ainda oferecem um desconto para proprietários qualificados que mudam para o combustível duplo de uma bomba de calor elétrica.
Na realidade, a questão da eficiência de combustível duplo é… complicada.
E depende muito da sua situação. Por exemplo:
- Se você ainda não tiver linhas de gás, terá que pagar para ligá-las. Isso pode anular a economia de uma atualização de combustível duplo ou tornar os ganhos de eficiência insignificantes do ponto de vista de custo.
- Se você tem um forno a gás em funcionamento, "atualizar" para bicombustível pode custar mais. Embora os preços do gás natural ainda sejam baixos, algumas pessoas questionam se uma bomba de calor é suficientemente econômica em temperaturas mais amenas para valer a pena a atualização. Geralmente, não é muito mais caro mudar para bicombustível, mas você deve considerar os preços atuais da gasolina ao avaliar suas opções.
- Se você não usa muito calor durante o inverno - e atualmente tem uma bomba de calor - uma nova bomba de calor provavelmente é mais econômica. Para os proprietários de bombas de calor que arrebentam os cobertores e as calças do pijama enquanto mantêm o termostato a 62 graus, pode haver pouco a ganhar em ligar as linhas de gás e seguir a rota do combustível duplo. Se você já tem uma bomba de calor, uma nova e mais eficiente pode servir muito bem.
Em outras palavras, algumas situações exigem bicombustível. Outros não. Tudo depende de suas perspectivas futuras de custo e eficiência, sem mencionar seus níveis de conforto.
Dado o preço atual do gás natural (é baixo), mudar para bicombustível é mais uma decisão de conforto do que uma decisão de economia de energia/custo. Muitas pessoas preferem o combustível duplo porque lhes dá aquele "calor quente" no pico do inverno, enquanto não seca a pele durante as estações do ombro. Com combustível duplo, eles são apenas mais confortáveis em ambientes fechados.
Independentemente do tipo de aquecedor, a manutenção regular é fundamental.
Quando seu equipamento de aquecimento não é mantido adequadamente, ele pode falhar. Às vezes, ele falha quando você mais precisa - pense em meados de janeiro.
Todos os tipos de coisas podem fazer com que seu forno ou bomba de calor pare. É por isso que é importante ter seu equipamento inspecionado por um profissional de HVAC antes da estação de aquecimento. Uma análise completa pode revelar problemas antes que se tornem sérios (e antes que levem à falha do equipamento).
Quer saber o que uma inspeção de temporada de aquecimento deve cobrir? Sinta-se à vontade para baixar nossa lista de verificação de inspeção.
Quer tenha um forno a gás ou uma bomba de calor, quer que o sistema funcione - e funcione bem - durante todo o inverno. Uma inspeção abrangente pode levá-lo até lá.
E você se manterá aquecido quando for mais importante.