Você não pode ver dentro de suas paredes. Isso é óbvio, certo?
Além de arrancar todo o gesso, a única maneira de ver o que está por trás de suas paredes é fazer um buraco e enrolar uma câmera ao redor. Mesmo assim, você não pode ver todos os detalhes do que está lá atrás. Você só vê pedaços e peças.
O mesmo vale para trocadores de calor.
Antigamente, a única maneira de verificar se havia rachaduras em um trocador de calor era realizar uma inspeção visual. Era melhor do que nada, mas ainda era apenas um pouco melhor do que jogar uma moeda.
Mais tarde, conseguimos miras e equipamentos de câmera. Isso nos mostrou mais do trocador de calor, mas ainda não nos mostrou tudo. Dependendo do projeto do forno, pode ser possível examinar apenas 10% de todo o trocador de calor.
E o que significava se a câmera revelasse uma rachadura? A rachadura é profunda o suficiente para lixiviar monóxido de carbono (CO)? Sendo assim, quanto? Desnecessário dizer que a análise visual do trocador de calor fornece respostas lamentavelmente inadequadas para essas questões muito importantes.
Um analisador de combustão fornece leituras precisas de CO. É a melhor maneira de examinar seu trocador de calor em busca de rachaduras.
Hoje em dia, a verificação de um trocador de calor rachado é muito mais científica.
Um analisador de combustão nos dá leituras de CO e oxigênio. Nós o usamos para verificar os níveis de CO (dados em partes por milhão, ou PPM) e determinar
com certeza se há uma rachadura em seu trocador de calor. O analisador de combustão também nos ajuda a avaliar o desempenho geral do seu forno.
Se o trocador de calor estiver rachado, o medidor nos mostrará. Se não estiver rachado, saberemos. Você não terá que substituir seu forno prematuramente.
As leituras do analisador de combustão estão anos-luz à frente dos resultados da inspeção visual.
É difícil enfatizar o quanto um analisador de combustão é mais preciso do que tirar algumas fotos e adivinhar o que você vê.
É uma melhoria gigantesca! - A análise de combustão resulta em casas mais seguras. Se você tiver níveis perigosos de CO em sua casa, o analisador de combustão nos informará. Você não terá que se preocupar com uma inspeção visual defeituosa que não revela nenhum problema.
- A análise de combustão pode economizar dinheiro. Muitos empreiteiros de HVAC encontram trocadores de calor "rachados" usando análise visual e usam os resultados para recomendar a substituição do forno. Às vezes, eles estão errados. Talvez você não precise substituir seu forno.
Nós nos encontramos com muitos proprietários procurando uma segunda opinião sobre um trocador de calor supostamente rachado. Onde outras empresas disseram que havia rachaduras, não encontramos... nada. Fecho eclair. Nada. Apenas um trocador de calor totalmente seguro (não rachado).
Em alguns casos, estes eram empreiteiros locais de HVAC de renome, dando o diagnóstico defeituoso. Por quê? Porque eles ainda realizam apenas inspeções visuais de trocadores de calor. Louco, mas verdadeiro.
Eles disseram ao proprietário que era hora de um novo forno. Não era.
Os trocadores de calor não são o único lugar para verificar o CO.
As fontes potenciais de CO são numerosas. O trocador de calor é um deles, e nós o verificamos em todas as inspeções de manutenção de outono. Mas você provavelmente tem outros aparelhos de combustão, como aquecedores de água. O CO pode vazar desses também.
Em algumas casas mais antigas, vemos aquecedores de água e fornalhas que saem por uma chaminé. Com o tempo, os revestimentos de argila desenvolvem rachaduras. O CO pode vazar para dentro da casa quando há pressão negativa suficiente. Em outros casos, chaminés antigas são simplesmente grandes demais para ventilar efetivamente o CO produzido por um novo forno com eficiência energética. Realizamos testes especiais para esses problemas e oferecemos recomendações específicas para qualquer coisa que encontramos.
Em última análise, você não quer que nenhum CO vaze em sua casa, não importa quão baixa seja a leitura de PPM. Quando houver CO presente, saberemos.
Portanto, não se arrisque com a análise visual.
Não vale a pena. O CO é perigoso e um novo forno é caro quando você não precisa de um.
Certifique-se de trabalhar com um empreiteiro que use um analisador de combustão para verificar seu trocador de calor. Ter uma compreensão completa dos problemas de CO - incluindo as
fontes mais comuns de vazamentos de CO - também é importante.
Há muito em jogo para se contentar com menos.