Se você está lutando contra a pele seca, uma garganta arranhada ou uma tosse incômoda no inverno, você sabe o que está perdendo em sua vida:umidade.
Aqui na área de Atlanta, os níveis de umidade tendem a ficar em um extremo ou outro. Por todo o excelente clima que a Mãe Natureza concede à nossa região - verões longos, invernos amenos, muita luz solar - a umidade é um ponto de discórdia perene (desculpe o trocadilho).
No verão, está super em alta. No inverno, é super baixo. Nas raras ocasiões em que a umidade relativa (UR) oscila entre confortáveis 40 a 55%, não permanece assim por muito tempo.
Durante o verão, a solução é ligar o ar condicionado com mais frequência ou instalar um desumidificador em toda a casa. Mas no inverno, talvez seja necessário
adicionar umidade para sua casa. Um umidificador para toda a casa é uma boa solução… às vezes.
A coisa é, tem que ser configurado corretamente. E você tem que selecionar o tipo certo.
Umidificadores de bypass vs. vapor para toda a casa
Existem dois tipos principais de umidificadores de toda a casa:bypass e vapor. Se você não está interessado no que os torna diferentes, há apenas uma coisa a saber:os umidificadores a vapor são melhores. Isso é o que você deve obter.
Ok, agora para a longa explicação!
Umidificadores de desvio são baratos, mas também são muito ineficientes. Eles consistem em uma unidade que se conecta ao seu duto de retorno e a uma linha de água. Eles também se conectam a um duto de desvio que extrai o ar quente do seu sistema HVAC através da água dentro da unidade. Essa umidade então circula por toda a sua casa.
Os umidificadores de desvio são ineficientes porque:
- Roubar calor do seu forno para aquecer a água
- Requer muita água em relação a outras opções de umidificação
Imagine que você tivesse que abrir uma torneira de água toda vez que seu forno ligasse. Isso é o que um umidificador de bypass tem que fazer. Também só funciona enquanto o forno está funcionando.
Umidificadores de vapor , por outro lado, são muito mais eficientes! Eles têm um pequeno aquecedor dentro que ferve a água, então você não precisa roubar calor do seu forno. Você também pode executá-los conforme necessário. Eles dependem do ventilador do forno para circular a umidade, mas o próprio forno não precisa estar funcionando para que funcionem.
Dito isto, há uma boa chance de você preferir executá-los apenas quando o calor estiver ligado. Vamos explorar o porquê em apenas um segundo.
Outra vantagem dos umidificadores a vapor é que eles liberam muito mais umidade do que as unidades de desvio. Eles são apenas mais poderosos! É mais provável que você atinja sua meta de umidade - e a atinja de forma consistente - do que com uma unidade de desvio.
Opere um umidificador de vapor sempre que precisar de umidade... ou não.
Os umidificadores a vapor podem funcionar sempre que a umidade em sua casa cair abaixo de uma configuração especificada, como 40% RH. O umidificador e o ventilador do forno ligam. Você está pronto para ir.
Exceto que você pode não querer que ele funcione quando o forno não estiver ligado. Por que não? Bem, tudo depende da localização do seu duto. Se seus dutos estiverem devidamente isolados e residirem dentro de um espaço condicionado, como um sótão acabado, armário de utilidades ou forro encapsulado, você pode ligar o umidificador de vapor sempre que quiser. Não há razão para segurar!
Mas se você for como a maioria das pessoas, seus dutos estão em uma área não condicionada. Eles estão expostos ao ar muito frio durante o inverno. Quando for esse o caso, ligar o umidificador quando o forno não estiver ligado pode criar problemas. Ao empurrar a umidade através de dutos frios, você pode atingir o ponto de orvalho. Seus dutos podem suar.
E o mofo pode começar a crescer dentro de seus dutos. Não é bom.
Basicamente, é melhor circular a umidade através de dutos quentes, em vez de frios. Em espaços condicionados, os dutos permanecem aquecidos independentemente. Você pode ligar o umidificador sempre que quiser. Não é assim em sótãos incondicionados ou forros! Você pode acabar circulando a umidade através de dutos muito frios.
Para a maioria das pessoas, recomendamos a execução de um umidificador de vapor apenas quando o termostato estiver configurado para "aquecer".
Um umidificador para toda a casa pode não ser a resposta.
Aqui está a coisa sobre umidificadores de toda a casa:você pode não atingir seu nível de umidade alvo todas as vezes.
Sério, nunca é garantido! As condições variam ao longo da estação e os tempos de funcionamento do forno têm um grande impacto na capacidade da unidade de satisfazer suas configurações de UR preferidas.
Muitas vezes, uma solução de primeiro passo para a baixa umidade é selar sua casa com ar. A vedação de ar evita que o ar frio e seco se infiltre no seu espaço de vida no inverno. Ele também mantém o ar quente e úmido durante o verão.
Durante nossa avaliação de toda a casa, usamos uma porta sopradora e equipamento de imagem térmica para identificar áreas de vazamento de ar. Então nós selamos todas essas lacunas e rachaduras. Depois, talvez você nem precise de um umidificador para toda a casa ou, aliás, de um desumidificador para toda a casa!
Mas quando você precisar de um umidificador para toda a casa, certifique-se de obter o tipo certo e executá-lo apenas nos momentos apropriados. Isso - e seu conforto geral no inverno - são o que mais importa.