Ventilar sua casa é inteligente. Ao substituir o ar sujo ou viciado por ar fresco e saudável, você pode manter a cabeça limpa e respirar muito mais facilmente.
E por "ventilar", não estamos falando de abrir janelas ou usar um ventilador de banho. Estamos falando da troca consistente do ar interno com o ar externo. Filtrado, claro.
Mas além de abrir janelas - e já discutimos por que isso não é uma ótima ideia - como você deve ventilar? Recentemente, exploramos por que a ventilação mecânica é uma ótima atualização da qualidade do ar interno para praticamente qualquer casa, não importa quão "apertada" ou "vazante" seja a casa. O que não abordamos é o tipo de ventilação mecânica que você deve selecionar.
Aqui na área de Atlanta, existem dois tipos de sistemas de ventilação mecânica para escolher:
- Sistemas de ventilação de pressão positiva , normalmente um desumidificador para toda a casa com um amortecedor de ar fresco integrado
- Sistemas de ventilação balanceados , que quase sempre dependem de um ventilador de recuperação de energia (ERV) em nossa zona climática
Para encurtar a história:a ventilação com pressão positiva é ótima para a qualidade do ar interno, mas a ventilação equilibrada é ainda melhor.
Aqui está o resumo da ventilação com pressão positiva.
Na maioria dos climas de grama verde nos EUA, fica super úmido durante o verão. É tão úmido, de fato, que muitas pessoas optam por instalar desumidificadores em toda a casa. Essas máquinas removem a umidade quando os condicionadores de ar não estão funcionando, melhorando o conforto geral no verão e a qualidade do ar interno.
A ventilação é um complemento valioso para esses desumidificadores. Conecte um amortecedor, conduza-o para o exterior e configure-o para abrir em uma frequência que faça sentido para a casa. Você está pronto! O ventilador aspira ar fresco, que é desumidificado e filtrado antes de entrar no seu espaço.
Chamamos isso de ventilação de "pressão positiva" porque envolve empurrar o ar para dentro da casa. Na maioria das casas, o ar mais sujo escoa sozinho à medida que o ar limpo é empurrado para dentro. Isso é o oposto da ventilação de "pressão negativa", que envolve puxar o ar para fora da casa para que o ar menos limpo e não filtrado do exterior naturalmente Isso é o que acontece quando você executa um ventilador de cozinha, FYI.
A pressão positiva é uma grande coisa - especialmente para casas "normais" que não são particularmente herméticas ou que não receberam melhorias significativas de eficiência energética.
A ventilação balanceada é diferente.
Quando uma casa tem um ERV - o tipo mais comum de sistema de ventilação balanceado para climas quentes e úmidos - o ar limpo não empurra o ar mais sujo para fora da casa. Em vez disso, o equipamento introduz e remove mecanicamente o ar da casa
ao mesmo tempo. Chamamos isso de ventilação "equilibrada" porque quantidades iguais de ar são trocadas pelo ERV. Por muitos anos, os ERVs têm sido um dos pilares das residências de alto desempenho e eficiência energética. Essas casas são construídas "apertadas", de modo que não permitem que muito ar entre ou escape. Uma casa apertada é boa para suas contas de energia, mas é quase impossível ventilar sem um sistema mecânico para tirar o ar antigo e trazer ar novo.
Um ERV resolve esse problema. Ele suga o ar interno para fora enquanto também empurra o ar externo para dentro, filtrando-o ao longo do caminho.
O diagrama abaixo demonstra como isso funciona. As setas vermelhas representam o ar "velho" sendo puxado da casa. As setas azuis representam o ar fresco que entra.
Um ERV também transfere a umidade do ar de entrada para o ar de saída. Não é um desumidificador, mas introduz ar fresco durante o verão sem aumentar significativamente a umidade.
Para a qualidade do ar interno, um ERV é a melhor escolha.
Antes de prosseguir, queremos apenas dizer que a ventilação com pressão positiva é uma ótima opção para muitas casas. Estamos prestes a louvar os ERVs, mas não se engane! Um desumidificador de toda a casa com ar fresco ainda é uma excelente atualização da qualidade do ar interno.
OK. Então, por que os ERVs são melhores?
Para começar, os sistemas de pressão positiva geralmente dependem do ventilador do seu sistema HVAC. Um ERV não precisa. Embora o ERV contenha um ventilador menos potente que o ventilador HVAC, ele ainda é poderoso o suficiente para ventilar toda a sua casa.
Isso pode parecer uma pequena diferença, mas é enorme. Aqui está o porquê:
- Consistência: Se sua casa precisa, digamos... 60 CFM de ventilação por 24 horas por dia, o ventilador HVAC será muito poderoso para realizar esse tipo de troca de ar por um período de 24 horas. Em vez disso, ele ligará e desligará para fornecer a mesma quantidade de ventilação em intervalos. Isso não é o ideal. Se você estiver dentro de casa, é melhor que o ar esteja sempre ventilando o tempo todo. O ventilador ERV pode funcionar o tempo todo, proporcionando uma ventilação mais consistente.
- Eficiência: Comparado a um ventilador HVAC, o ventilador do seu ERV é mais barato de operar. É menos potente e funciona com menos frequência, por isso ventila sua casa sem causar um grande impacto em sua conta de luz.
- Controle: Com um sistema de pressão positiva, é difícil ter certeza de que você está trazendo ar fresco suficiente. Está tudo ligado ao seu HVAC, então você conta com dois ventiladores (há um dentro do desumidificador) com diferentes níveis de potência. O ERV opera de forma independente, para que você possa verificar facilmente se está trocando a quantidade certa de ar.
Em suma, um ERV oferece ventilação mais consistente e melhor controle sobre a quantidade de ar fresco que você está recebendo. Também é mais fácil em suas contas de serviços públicos.
Outro benefício do ERV:controle de umidade durante todo o ano
O grande benefício do ERV é a ventilação. Uma vantagem menor, mas ainda significativa, é o controle de umidade.
Já mencionamos que os ERVs transferem a umidade do ar de entrada para o ar de saída. Isso é ótimo durante o verão. Mas durante o inverno, um ERV também transfere a umidade do ar de saída para o ar de entrada!
Em comparação com a ventilação de pressão positiva, que basicamente despeja ar seco ao ar livre em sua casa durante o inverno, o ERV permite que você ventile
e manter um nível de umidade mais confortável.
Dessa forma, você pode evitar melhor o sofrimento da pele seca e da eletricidade estática quando está frio lá fora. Também é menos provável que você precise de outros sistemas mecânicos, como umidificadores, ao ventilar com um ERV.
Os ERVs soam incríveis! Eu quero um! O que vem depois?
Vamos até sua casa e instalamos o aparelho. Existem duas maneiras de fazer isso, e nenhuma é necessariamente melhor que a outra:
- Separado do HVAC: Se você tiver espaço para novos dutos, podemos instalar o ERV separado do seu sistema HVAC. Normalmente, vamos configurá-lo para remover o ar dos banheiros e introduzir ar em áreas onde você passa mais tempo, como sua sala de estar. Ele não se conectará ao seu HVAC de forma alguma.
- Conectado ao HVAC: Com este método de instalação, o ERV ainda remove o ar dos banheiros por meio de dutos dedicados. A diferença é que ele empurra o ar fresco para o plenum de retorno. O ar passa pelos dutos para dentro da casa, quer o ventilador esteja funcionando ou não.
Independentemente do método de instalação, certifique-se de trabalhar com um profissional de desempenho doméstico antes de selecionar um ERV e instalá-lo. Você pode até decidir usar ventilação com pressão positiva, especialmente se precisar de desumidificação séria durante o verão.
Nós adoramos muito os ERVs, mas a ventilação com pressão positiva ainda é muito melhor do que nenhuma ventilação mecânica. É uma ótima opção para muitas pessoas! Em última análise, sua casa e suas preferências são únicas. Tenha isso em mente ao pesar suas opções de ventilação mecânica.
Crédito da imagem:Craig Payne