Por aqui, estamos totalmente comprometidos com toda a abordagem do lar ao conforto. Sabemos que funciona porque vimos funcionar. De novo e de novo. Em casa após casa em Atlanta. Todo. Solteiro. Dia.
Mas o que
é toda a abordagem de casa de qualquer maneira? E por que é tão eficaz?
Neste blog, discutimos os elementos de toda a abordagem da casa em um tempo considerável. Por exemplo, cobrimos o envelope do edifício, vedação de ar, instalação de dutos e dimensionamento do sistema HVAC. O que não fizemos foi mostrar como tudo se encaixa em uma estratégia coesa para alcançar um conforto interno consistente.
Vamos cavar.
É como um banquinho de três pernas.
A abordagem de casa inteira consiste em três elementos:
- O envelope , que se refere à barreira térmica e de ar que separa sua casa do exterior
- Conduta , que circula e distribui o ar por toda a sua casa
- Equipamento de climatização , que, no mínimo, aquece e resfria o ar interno de acordo com a configuração do termostato
Você pode pensar nesses elementos como um banquinho de três pernas. Tire uma ou duas pernas e as fezes se tornarão inúteis.
Tradicionalmente, os empreiteiros de HVAC concentram-se principalmente na terceira "perna" do banco (equipamento) e secundariamente na segunda (dutos). Até hoje, a maioria das pessoas em nosso setor não pensa muito sobre o envelope do edifício e como sua integridade geral afeta o trabalho que eles fazem.
Falando do envelope…
O envelope da sua casa mantém o ar e o calor dentro e fora.
Por "envelope", estamos nos referindo à barreira contínua de ar e térmica que separa sua casa do exterior. Você pode pensar nisso como a jaqueta da sua casa (ou seja, mantém o ar quente dentro de casa durante o inverno), exceto que sua casa também "usa" o envelope durante o verão para manter o ar mais frio dentro.
De qualquer forma, o envelope da sua casa tem um enorme impacto na sua capacidade de manter níveis confortáveis de temperatura e umidade.
- O isolamento funciona como a principal barreira térmica da sua casa. O ideal é tê-lo acima, abaixo e ao redor do seu espaço de vida para minimizar a passagem de calor entre sua casa e o exterior.
- Materiais de construção, calafetagem e calafetagem em torno de janelas e portas ajudam a evitar a passagem de ar entre sua casa e o exterior. Esses elementos formam a barreira de ar da sua casa, uma parte do envelope que pode ser complementada com espuma durante uma sessão de vedação de ar.
Essas barreiras envolvem sua casa. Assim, nos referimos a eles como um envelope.
Então, o que eles têm a ver com HVAC e toda a abordagem doméstica? Por um lado, uma casa com um envelope muito apertado pode exigir um ar condicionado menor do que um com um envelope com vazamento. Se um empreiteiro de HVAC não tiver tempo para determinar, digamos... os valores de isolamento em seu sótão ou a quantidade de vazamento de ar entre seu forro e o banheiro do andar de baixo, como eles saberão que estão recomendando um ar condicionado com a capacidade adequada ?
Você pode acabar com um AC superdimensionado, o que pode levar a uma série de problemas.
Ou que tal o inverno? Um empreiteiro que não avaliar a integridade do envelope pode vender um forno superdimensionado. Isso também causa problemas.
É por isso que toda a casa aborda
sempre considera os atributos do envelope da sua casa. Às vezes, faz sentido aumentar a qualidade do seu envelope selando vazamentos ou adicionando isolamento. Outras vezes - e quando substituir um sistema HVAC é uma prioridade - faz mais sentido instalar uma nova unidade que funcione bem nas condições existentes.
O importante é que você avalie a qualidade do envelope em primeiro lugar.
O Ductwork ajuda você a obter vitórias adicionais... ou perdas adicionais.
O segundo elemento de toda a abordagem da casa é o duto. E o que nos preocupa é a eficácia com que ele fornece ar para as diferentes áreas da sua casa. Os fatores que afetam a eficácia dos dutos incluem:
- Tamanho: Os dutos precisam ter o tamanho certo para sua casa e seu sistema HVAC. Caso contrário, eles podem não distribuir o ar uniformemente. Nos casos em que são muito pequenos, podem até danificar seu equipamento HVAC. Na verdade, existe um método comprovado para dimensionar dutos. Chama-se Manual D e nós o usamos.
- Tipo: Muitas casas antigas têm dutos de metal não isolados. Estes tendem a suar durante o verão, levando a danos na casa ou até mofo dentro dos dutos. Os dutos isolados são preferidos porque tendem a não suar e minimizam a perda e o ganho de calor indesejados. Tanto o tubo rígido isolado quanto os dutos flexíveis podem ser boas opções, mas o que importa é o…
- Instalação: Dutos mal instalados causam todos os tipos de problemas. Dutos flexíveis flácidos inibem o fluxo de ar adequado. O tubo rígido mal conectado sangra o ar e custa dinheiro. Se seus dutos não estiverem instalados corretamente, você provavelmente não se sentirá confortável.
- Vazamentos: A maioria dos dutos na maioria das casas vaza muito. Combater esse problema envolve extensa análise e trabalho prático de vedação de dutos. Na PV, visamos um vazamento de 4% ou menos no duto. É ambicioso, mas alcançável.
Por que toda a abordagem doméstica se concentra em dutos, além das especificações do sistema HVAC? Porque mesmo o ar condicionado mais sofisticado e com alto SEER não funcionará se você tiver dutos com vazamento ou mal instalados.
E muitas casas têm dutos com vazamentos e mal instalados.
Depois de avaliar seu envelope e seus dutos, podemos começar a falar de HVAC.
Até agora, provavelmente está ficando claro por que o envelope e os dutos de sua casa têm um impacto profundo no desempenho do HVAC. Uma casa com uma barreira de ar abaixo da média e dutos de retorno com vazamento pode ser muito úmida durante o verão, mesmo enquanto o ar-condicionado está funcionando. Ao mesmo tempo, uma casa com isolamento mínimo no sótão pode sempre sentir frio durante o inverno, independentemente da configuração do termostato.
Há todos os tipos de coisas que podem deixá-lo desconfortável - ou mais confortável - que têm pouco a ver com os próprios sistemas HVAC. Assim, toda a abordagem da casa em oposição a, oh... vender-lhe um novo ar condicionado idêntico ao seu atual. Só porque.
Para ter certeza, a seleção do sistema HVAC ainda é importante. Mesmo em uma casa com um envelope apertado e dutos de qualidade, um ar condicionado de grandes dimensões pode não remover a umidade suficiente, deixando-o suado e desconfortável durante o pico do verão! Esse AC precisa ser do tamanho certo, não importa o quê.
Em última análise, nenhum dos três elementos da abordagem do lar integral deve ser considerado isoladamente. Você deve considerar todos eles para alcançar o conforto interno ideal durante todo o ano.
Uma palavra sobre a qualidade do ar interior
Um dos benefícios marginais da abordagem de toda a casa é a melhoria da qualidade do ar interno. Por quê? Porque quando você aplica a abordagem de toda a casa, você:
- Selar dutos com vazamento , impedindo que o ar do forro ou do sótão entre na sua sala
- Melhore a barreira de ar da sua casa , impedindo que o ar externo poluído ou carregado de alérgenos entre em sua casa
- Reduzir os níveis de umidade relativa durante o verão, instalando sistemas de ar condicionado do tamanho certo; isso torna quase impossível o crescimento de mofo e a proliferação de ácaros
- Fechar os vazamentos de ar que permitem a infiltração de ar seco durante o inverno, reduzindo a necessidade de umidificadores (e proporcionando alívio para a garganta irritada!)
Escusado será dizer que todas estas melhorias aumentam ainda mais o seu conforto geral.
Então, por que a abordagem de toda a casa mantém você tão confortável?
Porque é responsável por todos os fatores que influenciam o conforto. Ponto final.
O equipamento HVAC sozinho não é responsável por todos esses fatores. Nem o isolamento. Ou vedação de vazamento de ar. Ou isolamento de dutos.
Mas juntos, os três pilares da abordagem de toda a casa ajudam você a descobrir por que está desconfortável, identificar áreas problemáticas e resolvê-las conforme necessário. É uma fórmula poderosa.
Felizmente para você, também é o MO do PV.