Imagine que acabou de comprar um novo fogão elétrico para a sua cozinha. Seu último alcance também era elétrico, e era do mesmo tamanho que este. Você não precisa reformar sua cozinha ou instalar novos cabos para que este funcione. Ele usa as mesmas conexões do antigo e funciona basicamente da mesma maneira.
Mas e se você estivesse comprando um fogão maior que o antigo - e se fosse movido a gás?
Bem, você teria que fazer algumas mudanças. Para começar, você precisaria de uma linha de gás para sua cozinha. Você também pode ter que cortar uma seção de suas bancadas.
As especificações do equipamento são importantes. É o mesmo com instalações HVAC.
Decidir se deve instalar um novo conjunto de linhas de refrigerante durante uma instalação de HVAC é como obter um novo intervalo. Se o seu conjunto de linhas existente atende às especificações do fabricante para o novo sistema HVAC, normalmente você pode reutilizá-lo. Mas se não atender a essas especificações, você provavelmente precisará de um novo.
Se todos os itens a seguir forem verdadeiros, geralmente faz sentido manter a linha definida:
- Está dentro das especificações de tamanho do fabricante do equipamento para conjuntos de linhas.
- A distância vertical da linha definida não excede o limite do fabricante.
- O conjunto de linhas passa por locais de difícil acesso, como paredes ou mesmo sob laje.
- Você não está substituindo seu sistema HVAC devido a um vazamento de refrigerante. Um conjunto de linhas que vaza Freon, não um conjunto de linhas que você deseja manter!
A maioria dos conjuntos de linhas na maioria das casas em nossa área marca todas essas caixas? Sim, eles fazem. De fato, reutilizamos o conjunto de linhas de cerca de 80% dos sistemas HVAC que substituímos no metrô de Atlanta!
Portanto, a resposta simples para a nova pergunta do conjunto de linhas é "provavelmente". Se o sistema que você está substituindo for semelhante aos sistemas que a maioria das outras pessoas em nossa área estão substituindo, você não precisará de um novo conjunto de linhas.
Mas e os outros 20%?
Você sabe que precisa de um novo conjunto de linha de refrigerante quando…
- Seu sistema R-22 mais antigo usava um conjunto de linha menor que não é classificado para novos equipamentos. Este não é o caso de todos os conjuntos de linhas do sistema R-22, mas às vezes acontece.
- O conjunto de linhas desce muito do seu sótão. Quando isso for verdade, há uma chance de que a distância vertical do conjunto de linhas exceda a especificação do fabricante.
- Você tem uma linha dobrada ou um vazamento de refrigerante.
- O conjunto de linhas é facilmente acessível e não seria muito caro para substituir. Conjuntos de linhas de curto prazo no nível do solo se encaixam aqui. Se sua unidade interna estiver em seu forro, pode ser você.
Então, às vezes você
tem para obter um novo conjunto de linhas (números 1, 2 e 3 acima). Outras vezes, é muito fácil e acessível de substituir (número 4), então você também pode.
Você não precisa necessariamente substituir seu conjunto de linhas ao substituir um sistema R-22 por um sistema R-410A. Se você está recebendo citações de alguém que diz que sim, bem... vamos apenas supor que eles estão mal informados.
Contanto que você remova adequadamente todo o refrigerante e óleo, não há problema em reutilizar um conjunto de linha que já continha refrigerante R-22. Falando em limpar o conjunto de linhas…
Sempre insista em uma linha limpa definida antes de sua instalação de HVAC.
Isso é obrigatório se você estiver reutilizando o conjunto de linhas existente ou obtendo um novo. A única maneira de limpar adequadamente o conjunto de linhas é realizar um procedimento de evacuação tripla. Basicamente, um profissional de HVAC remove contaminantes do conjunto de linha três vezes usando uma bomba de vácuo.
Na PV, fazemos
mais do que uma evacuação tripla padrão. Ainda assim, a "tripla evacuação" é um padrão mínimo.
Com um conjunto de linhas limpo, dimensionado e instalado corretamente, seu novo sistema não deve ter problemas com o ciclo de refrigeração. Você vai ser bom para ir!
E você não terá que se preocupar se deve - ou não - comprar um novo conjunto de linha junto com o novo sistema. Você saberá que tomou a decisão certa.