Graxa de cotovelo funciona, não é? Esteja você lavando um prato de jantar, limpando o carro ou esfregando um vaso sanitário, o esforço extra resulta em uma limpeza melhor.
O mesmo vale para os conjuntos de linha de ar condicionado, a tubulação pela qual o refrigerante circula. Nós sempre os limpamos antes de instalar uma nova unidade - e usamos uma metodologia comprovada que deixa os conjuntos de linha impecáveis.
Por que você precisa limpar o conjunto de linhas?
Porque qualquer material dentro do conjunto de linha que não seja óleo ou refrigerante pode impedir que o sistema esfrie adequadamente.
Se o seu antigo AC queimou, pode ter deixado resíduos ácidos dentro do conjunto de linhas. Você vai precisar tirar esse resíduo. O conjunto de linhas também deve conter apenas os
tipos corretos de óleo e refrigerante. Em outras palavras, você não quer R-22 ou óleo mineral sobrando ao instalar um novo sistema que usa refrigerante R-410A.
Na maioria das vezes, podemos reutilizar conjuntos de linhas existentes ao instalar um novo ar condicionado. Às vezes, temos que reutilizá-los porque atravessam paredes e seriam extremamente difíceis (e caros) de substituir. Mas mesmo quando instalamos um novo, reservamos um tempo para limpá-lo primeiro.
Vale a pena. Você terá menos problemas no futuro. Trocadilho pretendido.
O processo que usamos para limpar conjuntos de linhas é chamado de evacuação tripla. Literalmente "evacuamos" umidade, areia e outros resíduos de dentro do conjunto de linhas. E fazemos isso três vezes para ter certeza de que tudo acabou.
Mas há algumas outras coisas que fazemos também.
Para obter conjuntos de linhas realmente limpos, seguimos estes procedimentos.
Lembra quando você estava na escola e entregou uma tarefa que não foi exatamente, bem... completamente pesquisada? Sabe, algo que não foi bem o seu melhor trabalho? Aqui está o que aconteceu:você tirou uma nota ruim.
E aquela nota ruim dificultou a obtenção de uma boa nota naquele semestre.
A mesma coisa acontece quando um técnico de HVAC executa uma limpeza de conjunto de linha menos que excelente. Eles não tiram todos os contaminantes. A longo prazo, seu AC não funcionará muito bem e pode quebrar completamente. Não é bom.
A solução, como sempre, é fazer certo da primeira vez. É por isso que sempre:
- Lave o conjunto de linhas com nitrogênio. Uma explosão de nitrogênio facilita a retirada de tudo durante o processo de evacuação tripla. O nitrogênio libera muitos detritos para que o aspirador não precise trabalhar tanto.
- Monitore a linha definida em ambas as extremidades. Muitos empreiteiros apenas sopram um pouco de nitrogênio no conjunto de linhas e dão tapinhas nas costas. Na verdade, colocamos um técnico em cada extremidade do conjunto de linha. Dessa forma, podemos monitorar nosso progresso visualmente. Se houver muitos detritos saindo, saberemos. Então vamos soprar um pouco mais de nitrogênio pelo sistema.
- Aspire o conjunto de linhas. Usando uma bomba de vácuo e mangueiras especiais, sugamos todos os detritos e umidade restantes - qualquer coisa que possa interferir no ciclo de refrigeração. Também sopramos mais nitrogênio pela linha após cada ciclo de vácuo.
- Aspire novamente. OK. Agora estamos em dupla evacuação. Lavamos a linha com nitrogênio novamente…
- Aspire novamente . …e tripla evacuação! Inicie mais descargas de nitrogênio.
- Meça o progresso com um medidor digital de mícron. Aqui está um passo com o qual nem todas as empresas se preocupam. Em vez de apenas esperar que tenhamos tudo fora do conjunto de linhas, na verdade medimos as coisas até o mícron. Dessa forma, saberemos quando o conjunto de linhas estiver limpo o suficiente para ser reutilizado - ou se não estiver.
- Repita até que o medidor mostre 300 mícrons ou menos. Esse é o nosso limite. Se o conjunto de linha ainda tiver mais de 300 mícrons de contaminantes após a tripla evacuação, damos outra chance ao processo.
Quando terminarmos, sua linha definida estará limpa como um apito e todos terão uma boa nota. E o seu novo AC? Digamos apenas que um conjunto de linhas mais limpo ajudará a maximizar sua vida útil.
Não se esqueça de perguntar à sua empresa de HVAC como eles limpam o conjunto de linhas.
Qualquer coisa que não seja uma evacuação tripla deve ser uma bandeira vermelha. Apenas passar um vácuo pelo conjunto de linhas uma vez pode ser considerado "bom o suficiente" em alguns círculos, mas não entre os profissionais de HVAC conscienciosos.
E se a empresa disser que sopra nitrogênio pelo conjunto da linha e reduz os contaminantes até 300 mícrons, melhor ainda! Para ter certeza, nem todas as empresas vão além.
**tosse tosse… PV sim!** Mas quando você encontra um que faz (ahem… como PV!), é um sinal muito bom.
Isso significa que a empresa deseja que seu novo equipamento HVAC tenha um bom desempenho a longo prazo. O melhor interesse deles também é o seu melhor interesse.
Mesmo que isso signifique usar um pouco mais de graxa de cotovelo do que a concorrência.