Sim. O isolamento do sótão ajuda a mantê-lo fresco no verão. Resposta fácil, certo?
Oh, você estava procurando uma explicação? Nesse caso…
Imagine que você acabou de fazer alguns biscoitos.
Os de chocolate. Com nozes. O timer do forno acabou de desligar, então é hora de puxar a forma e deixar os biscoitos esfriarem. Você alcança o forno com as mãos nuas, pega a panela quente e a coloca no fogão.
Exceto que você não. Você usa uma luva de forno.
A luva de forno é essencial porque evita que o calor da panela migre para as mãos. Em outras palavras, isola sua mão, que é uma entidade relativamente fria, da assadeira - uma entidade relativamente quente. Sempre que você quiser se proteger ou mesmo apenas uma parte do seu corpo da exposição ao calor, o isolamento é realmente útil.
Há uma razão para isso, e é esta:
O calor migra para lugares frios.
Esse é realmente o cerne de tudo. Se você estiver em uma sala com ar condicionado mais fria do que o ar livre, pode apostar que o ar externo mais quente (e todo o calor que ele contém) está constantemente tentando migrar para esse espaço frio.
No pico do verão, isso acontece com mais gosto. Por quê? Porque há mais calor. Simples assim.
Então, como você concilia isso com a sabedoria convencional relacionada ao calor com a qual todos estamos familiarizados - que "o ar quente sobe" e "o ar frio desce?" O calor não está sempre entrando na parte inferior de uma estrutura, subindo para o topo e empurrando o ar frio para baixo?
Não. Nem sempre é isso que está acontecendo. O calor certamente pode aumentar dentro dos limites de uma estrutura, como uma casa, mas não é assim que o calor se comporta em todas as condições.
Novamente, o calor migra para lugares frios. Às vezes, isso significa que ele se move para cima. Outras vezes, isso significa que ele se move para baixo. Ou de lado. Ou diagonalmente. Em outras palavras, é verdade que o ar quente sobe... exceto nas ocasiões em que cai, afunda, desce, desce, rasteja, rasteja e despenca.
A noção de que "ar quente sobe" é na verdade uma referência ao efeito de pilha.
Finja que é janeiro. Há neve por toda parte; as crianças estão cavando as passarelas; limpa-neves limpam as ruas; ursos polares locais estão caçando focas.
Ok, estamos brincando. Esta é Atlanta. Faz frio, mas não
isso resfriado. De qualquer forma…
Você está dentro de sua casa neste dia frio de inverno e está acendendo a fornalha. O forno força o ar quente para dentro de sua casa através de aberturas de ventilação no chão. O ar da fornalha é mais quente do que o ar que está substituindo, e esse calor, de fato, sobe até o topo da sua casa.
Funciona muito assim:
Assim, um edifício quente + temperaturas exteriores frias =ar quente sobe. Este é o efeito de pilha em ação!
As condições são adequadas para o ar quente dentro de sua casa subir ao topo. Eventualmente, o calor penetra no isolamento e o ar quente escapa através de pequenas aberturas de ar no sótão. Quanto mais isolamento e menos espaços de ar você tiver, mais lento o calor e o ar escaparão.
E menos vezes você tem que ligar seu forno.
Durante o verão, ocorre o efeito de pilha reversa. O ar quente nem sempre sobe. Muitos deles migram para baixo.
Ok, então o isolamento do sótão é bom durante o inverno. À medida que o ar quente sobe, atinge o isolamento e permanece parado. Você está mais confortável e pode pagar sua conta de aquecimento. É por isso que a maioria das pessoas pensa que tem isolamento em seus sótãos.
Mas o isolamento também existe para mantê-lo confortável no verão. Quando está quente lá fora, o efeito de pilha funciona ao contrário. Em vez de o ar quente entrar em sua casa, subir ao topo e escapar para um ambiente mais frio, o calor externo sai do seu caminho para entrar em sua casa fresca e com ar condicionado. E onde o calor do sol bate mais forte? Seu telhado, é onde.
Funciona assim:
À medida que os poderosos raios do sol banham seu telhado preto de telhas de asfalto ao longo do dia, sua casa ganha muito calor. Lembre-se, você está executando um ar condicionado durante a maior parte desse tempo. Sua casa é mais fria que o ar livre, e o calor "quer" ocupar a área mais fria.
O que pode impedir que o calor absorvido pelo telhado entre na sua sala de estar? O isolamento do seu sótão, é isso. Assim como o isolamento mantém o calor durante o inverno, ele ajuda a mantê-lo afastado durante o verão. Se você tem uma casa de dois andares e está acostumado com os quartos do andar de cima sempre mais quentes do que os do andar de baixo, não é necessariamente porque o calor dentro de sua casa está subindo para o andar de cima. Uma grande parte do problema pode ser o isolamento do sótão inadequado ou mal instalado.
E as grandes lacunas por onde o ar vaza. Falando de…
O isolamento sem vedação de ar tem um desempenho extremamente ruim.
Já entrou no seu sótão e se perguntou por que algumas seções de isolamento parecem sujas e outras não? Muitas vezes, as seções de isolamento perto de luminárias e ventiladores de banho são as mais sujas. Por que é que?
Mais frequentemente, áreas sujas de isolamento são o resultado de vazamento de ar. À medida que o ar vaza pelos vãos entre o teto e o sótão, ele carrega pequenos pedaços de poeira que sujam o isolamento. O ar também carrega - e você sabia que isso estava chegando - calor.
Você pode empilhar muito isolamento em um sótão. Ele nunca vai tapar esses vazamentos de ar. E muito calor continuará migrando do seu sótão para o seu espaço de vida - mesmo depois de atingir um valor R super alto.
É como usar um suéter de tricô em uma manhã fria e ventosa. O suéter ajuda a manter o calor, mas faz muito pouco para evitar que o ar frio passe. Para realmente se aquecer, você precisará colocar um blusão por cima do suéter. Então você está bloqueando a transferência de calor (isolamento)
e impedindo que o ar frio chegue até você (vedação de ar).
Sótãos funcionam da mesma maneira. Você pode bloquear o calor com isolamento, mas também precisa selar as aberturas de ar. Caso contrário, o ar quente sempre passará pelas áreas de menor resistência e fará você se sentir quente.
Então. Selagem de ar + adição de isolamento =sensação de frio no andar de cima em agosto?
Talvez, mas nem sempre. Se você tem uma casa antiga ou isolamento mal instalado, há uma boa chance de aumentar seu valor R e a vedação de ar no sótão tornará seu andar de cima mais fresco e confortável no verão. Mas outros fatores também afetam esse tipo de coisa:
- Para que lado sua casa fica? Se alguns cômodos recebem muita exposição lateral ao sol, o isolamento e os vazamentos de ar nas paredes também podem ter um grande impacto no conforto.
- Você tem muitas janelas? Quando você tem muitas janelas voltadas para o sul ou para o oeste, elas podem estar deixando entrar muito calor - especialmente se estiverem vazando, tiverem apenas um painel ou tiverem vedações comprometidas
- E o fluxo de ar? O projeto HVAC é um grande negócio. Se você não estiver recebendo fluxo de ar suficiente do ar-condicionado nos quartos do andar de cima, adicionar isolamento pode resolver apenas parte do seu problema.
E assim por diante. Em última análise, o isolamento do sótão ajuda você a se refrescar no verão. Mas não é necessariamente uma solução definitiva.
Cada casa é diferente e requer um conjunto único de correções.