Sótãos com isolamento de espuma de spray são tão legais. A propósito, queremos dizer isso literalmente.
Quando você isola a parte superior do seu sótão com espuma em spray, você está trazendo seu sótão para o envelope da sua casa. Como resultado, você pode reduzir muito a temperatura em seu sótão - de 120 graus a cerca de 95 durante o pico do verão. Se quiser, você pode até transformar um sótão de espuma de spray em um espaço acabado!
Mas em muitos sótãos com espuma de spray, pode ser difícil gerenciar a umidade. Durante a primavera, verão e outono, a umidade relativa (RH) em um sótão com espuma de spray geralmente excede o limite de conforto de 60%. Quando excede esse limite muito - e por muito tempo - você pode ter problemas, como o crescimento de mofo.
Se você tem um sótão com espuma de spray e alta umidade, veja como consertá-lo para sempre.
1. Certifique-se de que seu sótão esteja devidamente vedado.
Tal como acontece com praticamente todos os projetos de melhoria da casa, seu empreiteiro pode ter feito um ótimo trabalho pulverizando seu sótão ... ou não.
Em um trabalho de espuma de spray adequado, um empreiteiro não apenas pulveriza espuma em todo o topo do seu sótão e vai para casa. Eles também precisam selar áreas de vazamento de ar para o exterior. Caso contrário, a umidade entrará rapidamente no seu sótão.
Aberturas de empena e intradorsos são os grandes culpados aqui. Assim como outras lacunas e rachaduras que deixam entrar o ar externo. Verifique e veja se todas essas áreas estão seladas. Se não estiverem, ligue para o seu empreiteiro e diga-lhes para terminar o trabalho.
2. Verifique se há pressão negativa.
Se os sistemas mecânicos em sua casa criarem um ambiente de pressão negativa, você poderá experimentar níveis de umidade elevados em seu sótão. Exemplos incluem:
- Vazamento no duto: Se você tem dutos de retorno com vazamento, eles podem estar sugando o ar do seu sótão para o seu sistema HVAC. Esta situação aumenta a infiltração de ar do exterior para o seu sótão. O resultado? Alta umidade do sótão.
- Ventiladores de cozinha poderosos: Muitos ventiladores de cozinha (também conhecidos como exaustores) movem o ar a uma taxa de 1000 CFM ou superior. Se você tem um desses, pode estar puxando ar do seu sótão para dentro de sua casa toda vez que ele funciona. Que tipo de ar entra no sótão para compensar a diferença? Ar externo úmido. Esse é o tipo.
Existem algumas maneiras de testar se isso está acontecendo. Uma maneira é testar o vazamento do duto. Usamos um teste de blaster de duto para isso. Outra maneira é realizar um teste de porta do ventilador para ter uma noção do equilíbrio de pressão da sua casa. Fazemos isso como parte de toda a nossa avaliação da casa.
Depois de selar seus dutos e alcançar um equilíbrio de pressão adequado em sua casa, verifique os níveis de umidade em seu sótão. Um umidóstato simples pode ajudar aqui. Ou, se você é viciado em dados como nós, você pode instalar um sensor de umidade relativa que informa os níveis de umidade na forma de um gráfico. Dessa forma, você pode ver quando (ou se) a umidade aumenta em determinados momentos do dia ou durante os horários em que você se envolve em determinadas atividades… como ligar aquele poderoso ventilador de cozinha.
3. Instale um desumidificador no sótão.
Ainda tem alta umidade? Um desumidificador pode removê-lo.
Depois de selar as coisas e consertar seu equilíbrio de pressão, essa geralmente é a melhor solução para alta umidade em um sótão com espuma de spray. Coloque um desumidificador lá em cima, conecte-o, ajuste-o entre 50 e 60% de umidade relativa e esqueça. Adeus, umidade!
Ok, é um pouco mais complicado do que isso. Você terá que descartar a água que o desumidificador remove. Como você provavelmente não quer ir ao sótão duas vezes por dia para esvaziar o reservatório de um desumidificador, você vai querer uma unidade que drene a si mesma
e um dreno de condensado dedicado apenas para o desumidificador. Deve drenar como o seu AC.
Ah, o desumidificador também faz a dupla função de movimentar o ar. Da próxima vez que você tiver trabalho a fazer em seu sótão, não será tão abafado lá em cima.
Você poderia colocar alguns dutos de ar condicionado no sótão, mas…
Existem desvantagens.
Para começar, seu ar-condicionado só desumidificará o sótão
enquanto estiver funcionando . Portanto, se você não usar muito o ar condicionado durante a primavera e o outono, a umidade continuará a se acumular no sótão.
Depois, há a questão da pressão. Ao soprar ar "novo" em seu sótão, você pode pressurizar positivamente o espaço.
Por que isso é um problema? Bem, a pressão positiva pode forçar o ar do sótão a entrar em sua casa. E como todos sabemos, o ar do sótão não é exatamente, hum... super limpo.
Para ter certeza, um sótão de espuma de spray é tipicamente menos empoeirado um sótão com fibra de vidro ou celulose soprada. No entanto, a pressão positiva pode forçar o ar do sótão empoeirado e fedorento para o seu espaço de vida através de aberturas de ar não vedadas. Se alguém em sua casa for quimicamente sensível, há uma pequena chance de que soprar "ar de espuma de spray" em seu espaço de vida cause desconforto. Não é provável, mas também não é inconcebível.
E não importa o fato de você estar roubando ar do seu ar-condicionado para condicionar um espaço onde ninguém mora de verdade! Adicionar ar condicionado a um sótão com espuma de spray só faz mais sentido se você planeja terminar o sótão, transformá-lo em um quarto e realmente passar algum tempo lá. Caso contrário, um desumidificador é a melhor opção.
Os sótãos com espuma de spray úmido são bastante comuns.
É verdade! Mesmo quando um empreiteiro de espuma de spray faz tudo certo, você ainda pode ter alta umidade no sótão.
Na maioria das vezes, tudo o que você precisa fazer é verificar se tudo está selado e, se necessário, instalar um desumidificador. Depois disso, coloque um pouco de umidóstato em seu sótão e verifique-o de vez em quando para se certificar de que tudo é molho.
Você ficará muito mais confortável (e mais seco!) na próxima vez que abrir a escotilha e subir a escada dobrável.