Vazamentos de gás são um negócio sério. Se você sentir cheiro de gás em sua casa agora, pare de ler este artigo, saia de casa e ligue para a empresa de gás. Estamos prestes a discutir como parar um vazamento de gás
antes ocorre o vazamento. No entanto, se você suspeitar que tem um vazamento de gás hoje, provavelmente é tarde demais para impedi-lo.
Você deve sair de casa imediatamente. Com essa ressalva fora do caminho, vamos falar de prevenção! Tecnicamente, existe o risco de vazamento de gás em qualquer casa onde existam aparelhos a gás. Fornos, fogões, aquecedores de água, secadoras de roupas… se você usar gás natural para qualquer um deles, é uma boa ideia desenvolver um protocolo de prevenção de vazamento de gás.
Nossa equipe encontra vazamentos de gás em residências em Atlanta com mais frequência do que você imagina. Em quase todos os casos, o vazamento poderia ter sido evitado com uma simples manutenção. Aqui está o melhor curso de ação para evitar um vazamento de gás em sua casa.
1. Faça a manutenção do seu sistema HVAC
A segurança é um componente importante da manutenção preventiva de HVAC. Quando seu contratante de HVAC visita sua casa para realizar uma inspeção do forno (você
está ter seu sistema inspecionado antes de cada estação de aquecimento, certo?), ele ou ela deve testar vazamentos de gás e monóxido de carbono (CO) como parte do procedimento.
Os vazamentos de CO são perigosos porque o CO é extremamente prejudicial para a respiração. Vazamentos de gás são perigosos em parte porque podem causar uma explosão, mas também podem levar a vazamentos de CO em certas situações. Quando um aparelho não está recebendo gás suficiente (devido a um vazamento), ele pode interromper o processo de combustão e começar a produzir mais CO do que é capaz de esgotar com segurança. Isso é perigoso.
Embora os vazamentos de CO sejam mais comuns em trocadores de calor antigos (rachados) e nos componentes de exaustão de outros aparelhos a gás, os vazamentos de gás ocorrem com mais frequência na linha de entrada de gás que se conecta ao seu forno. Por que os vazamentos acontecem? Uma variedade de razões, incluindo:
- Conexões corroídas entre diferentes seções da linha de gás
- Conexões de linha de gás mal instaladas ou soltas
- Instalação inadequada do forno
- Fraturas de linha fina em seções antigas de linha de gás
Quando inspecionamos seu sistema HVAC, usamos um detector de vazamento de gás para determinar se há um vazamento no sistema. Muitas vezes, o vazamento será em uma área ventilada, como seu sótão, para que você não consiga sentir o cheiro do gás dentro de casa. Mesmo que você não consiga sentir o cheiro do gás, o vazamento ainda representa um perigo. Afinal, há uma chama em sua fornalha - uma chama que pode estar bem perto de onde o gás está vazando!
OBSERVAÇÃO:também verificamos vazamentos de gás durante toda a avaliação da casa. Além dos componentes de melhoria do conforto e eficiência energética da avaliação, realizamos a segurança da combustão
e testes de vazamento de gás.
2. Verifique se há vazamentos você mesmo.
Aqui está uma maneira de testar vazamentos de gás sem chamar um profissional. Simplesmente desligue todos os seus aparelhos a gás e vá verificar o medidor. Se ainda estiver girando, você pode ter um vazamento de gás.
Seu próximo passo:evacuar sua casa e ligar para a companhia de gás. Quer suspeite ou não de uma fuga de gás, este é um teste que pode efetuar periodicamente. Se nada estiver errado (na maioria das vezes, nada está errado), o medidor de gás ficará totalmente inativo. Você está pronto para ir.
3. Substitua as conexões de gás antigas
Se a infraestrutura da linha de gás em sua casa estiver ultrapassada, é uma boa ideia substituir os acessórios da linha de gás. Peça a um profissional para fazer este trabalho. O processo envolve desligar o gás, certificar-se de que está desligado, remover conexões antigas, instalar novas e testar sua integridade com instrumentos de detecção de vazamentos.
Não é tão simples como, digamos, substituir a maçaneta da porta. E as consequências de fazer errado podem ser graves!
Um bom momento para fazer isso é quando você está substituindo um forno antigo. Sempre substituímos as conexões de gás antigas quando instalamos um novo forno na casa de alguém - especialmente quando estão visivelmente corroídos.
4. Substitua sua válvula de corte de gás antiga
Na sua fornalha, há uma pequena válvula de corte de gás. Com o tempo, pode começar a corroer, assim como as conexões da sua linha de gás.
Substituímos este componente sempre que substituímos um forno, mas você deve considerar substituí-lo mesmo que não esteja adquirindo um novo forno tão cedo. Se você não tiver certeza da idade da válvula de fechamento, há uma boa chance de que ela precise ser substituída.
Quantos anos é muito velho? Se você não conseguir girar a válvula sem usar uma chave inglesa, ela deve ser substituída. Vazamentos de gás são um grande problema, então, por favor, não se arrisque.
Você pode fazer tudo "certo" e ainda ter um vazamento de gás. Mesmo que seu instalador de HVAC tenha feito um bom trabalho e a infraestrutura de gás natural de sua casa tenha sido considerada ok por um inspetor de construção, as coisas podem acontecer.
As peças envelhecem. Eles corroem. As coisas se soltam. Por esses motivos, é importante - não,
imperativo - que verifique periodicamente a existência de fugas de gás.
A manutenção regular do HVAC é uma ótima maneira de começar.