À medida que as baixas da noite na região de Atlanta caem abaixo de zero, mais de nós estão operando nossos fornos - e os operando com mais frequência. E todos nós sabemos o que acontece quando ligamos nossos fornos com mais frequência. Pagamos mais dinheiro.
Embora as próprias contas de aquecimento possam ser inevitáveis, há várias coisas que você pode fazer para minimizar as suas neste inverno. Se você aquece sua casa com forno a gás ou bomba de calor elétrica, aqui estão dez maneiras infalíveis de minimizar seus custos de aquecimento nos próximos meses:
1. Agrupe-se dentro de casa
Quando você está dentro de casa e sente frio, seu primeiro pensamento pode ser aumentar o termostato um grau ou dois. Não tão rápido!
Você vê, você realmente não quer aquecer sua casa. Você só quer se aquecer. Sempre que você pega o termostato quando está com frio, está gastando muita energia para aquecer o ar ao seu redor, incluindo o ar em salas que não está usando, os objetos dentro dessas salas e os 3 metros superiores da sua sala de estar em estilo catedral.
Aqui está outra maneira de pensar nisso. Por que usar a energia necessária para aquecer 16.000 ou mais pés cúbicos de espaço (uma casa típica da área de Atlanta) quando você pode aquecer 2,5 pés cúbicos de espaço (um corpo humano típico) e ficar igualmente confortável?
Tudo o que você realmente precisa fazer é colocar um suéter. Então, se você ainda estiver com frio, coloque outra camada de roupa ou enrole-se sob um cobertor. Ajuste seu termostato apenas quando as camadas não estiverem cortando ou você tiver uma necessidade imperiosa de aquecer toda a sua casa.
2. Mantenha seu termostato em 67 graus ou menos
E, em seguida, coloque um suéter leve. Vai se sentir tão aconchegante quanto no meio da manhã no início de maio. Promessa.
Se 67 graus soa muito frio, pode surpreendê-lo saber que a maioria dos Vermonters ajusta seus termostatos para 64 durante o inverno. E é mais frio lá - caminho
caminho mais frio - do que aqui na Geórgia. Seguir o exemplo dos New Englanders economizará muito dinheiro em suas contas de serviços públicos.
3. Agende uma inspeção de forno ou bomba de calor
Todos os tipos de problemas com equipamentos podem afetar sua conta de aquecimento. Motores de sopradores, sensores de chama e queimadores sujos podem reduzir a eficiência do seu forno e aumentar o consumo de energia. Se você deixá-los muito sujos, eles podem até causar falhas no forno.
Os usuários de bombas de calor, por outro lado, podem enfrentar diferentes tipos de problemas. Níveis baixos de refrigerante podem impedir que o sistema remova calor suficiente do exterior. Como resultado, suas tiras de calor serão ligadas. Você pagará uma pequena fortuna para se manter aquecido durante o inverno.
A melhor maneira de evitar esses cenários? Prevenção. E a melhor maneira de evitar problemas no equipamento é agendar uma inspeção do sistema de aquecimento antes que as coisas fiquem realmente frias. Uma inspeção completa abrangerá:
- Integridade operacional: O forno ou a bomba de calor devem estar funcionando corretamente. Não deve haver muito pouco ou muito aumento de calor, e o sistema deve enviar calor para as áreas que precisam, quando precisam.
- Segurança: Vazamentos de CO são sérios e são um risco em todos os fornos. A manutenção preventiva deve incluir uma inspeção do trocador de calor, sem mencionar a detecção de vazamento de CO e gás.
- Eficiência: Problemas com componentes do sistema - motor do ventilador, capacitor do ventilador, motor indutor, etc. - podem reduzir a eficiência. Uma inspeção eficaz incluirá verificações em todos os componentes do sistema que afetam a eficiência.
4. Agende uma avaliação domiciliar
Quer ver onde (e até que ponto) sua casa está perdendo calor? Uma avaliação em toda a casa pode ajudá-lo a identificar pontos problemáticos e priorizar melhorias.
Quando falamos sobre avaliações domésticas neste contexto, estamos falando de algo que você pode conhecer como "avaliação energética" ou "auditoria energética". Avaliações domésticas completas abrangerão mais do que apenas o uso de energia, mas a melhoria da eficiência energética é quase sempre o foco principal do exercício.
Basicamente, as melhores táticas para minimizar o consumo de energia ao longo do ano quase sempre têm a ver com:
- Vedação de vazamentos de ar que trocam grandes volumes de ar com o exterior
- Melhorar o desempenho térmico da sua casa adicionando ou substituindo o isolamento
- Otimização dos dutos vedando vazamentos, isolando adequadamente e/ou trazendo o espaço ao redor para o envelope da sua casa
Então, quando um empreiteiro de desempenho doméstico conclui uma avaliação, eles normalmente sugerem que você…
5. Selo de ar na parte superior e inferior do envelope
Por causa do efeito de pilha (e efeito de pilha reversa!), a maior parte do ar entra e sai de sua casa pela parte superior e inferior da estrutura. Na área de Atlanta, o "fundo" é geralmente um forro ou porão. O "topo", é claro, refere-se ao seu sótão. Na maioria das vezes, essas são as áreas que você precisa selar para manter o ar quente dentro de casa durante o inverno e fora durante o verão.
Quando você liga seu forno, muito do ar quente dentro de sua casa passa por pequenas aberturas e rachaduras entre o teto e o sótão. Encanamento, fiação, dutos, ventiladores de banheiro, iluminação embutida... está escapando através deles.
6. Adicionar isolamento
Se o seu isolamento não estiver em conformidade com os códigos modernos (ou seja, isolamento insuficiente), antigo e sujeito a assentamento, ou simplesmente ausente nos locais onde você precisa, adicionar isolamento adicional pode aumentar o desempenho térmico da sua casa e ajudá-lo a se manter aquecido durante o inverno . Claro, você precisa ter certeza de que:
- Vedação de ar além de isolante; o isolamento bloqueia a transferência de calor, mas não impede o movimento do ar.
- Adicione-o onde precisar; embora possa ser tentador adicionar isolamento às cavidades da parede onde você sabe que está faltando, aumentar a quantidade de isolamento em, digamos... seu sótão pode ser realmente mais eficaz. Uma avaliação abrangente da casa informará onde faz mais sentido adicionar isolamento.
7. Encapsule seu crawlspace
Sua unidade de climatização interna vive em seu forro? Então você provavelmente está perdendo muita energia lá embaixo.
Os espaços de rastreamento ventilados típicos, por design, permitem que muito ar externo entre em contato com seu sistema HVAC e dutos. Isso significa que muito do calor contido por seus (presumivelmente) dutos isolados é perdido muito mais rápido do que seria se esses mesmos dutos vivessem em um ambiente selado a ar
dentro a envolvente do edifício. O encapsulamento resolve esse problema.
Supondo que você encapsule seu forro da maneira certa, você não apenas selará a área do lado de fora - você também eliminará todos os principais vazamentos de ar entre seu forro e sua sala de estar. Menos ar frio substitui o ar condicionado. Menos calor é perdido.
OBSERVAÇÃO: Se você tiver uma fornalha padrão de 80% em seu forro, apenas tenha
certeza absoluta você ainda terá circulação de ar suficiente para uma combustão segura após o encapsulamento. Seu empreiteiro deve sempre usar uma fórmula de espaço confinado para determinar se não há problema em encapsular um forro que contenha um forno de combustão atmosférica. Mesmo que seja considerado seguro, lembre-se de manter um bom detector de monóxido de carbono em sua casa.
8. Tem vários sistemas ou zonas HVAC? Use-os.
Quando você tem duas ou mais zonas de HVAC ou vários sistemas que atendem a diferentes partes de sua casa, seja proativo ao usá-los. Caso contrário, você pode estar pagando para aquecer o espaço que não precisa aquecer.
Por exemplo, se você mora em uma casa de dois andares com quartos no andar de cima, mantenha os quartos do andar de cima em uma temperatura confortável para dormir (entre 62 e 65, digamos) enquanto ajusta a temperatura do andar de baixo para algo mais baixo - como 60 graus. Você pode fazer a mesma coisa quando estiver fora do trabalho durante o dia, só que desta vez você pode definir a casa inteira abaixo de 65.
Obviamente, você precisará estar atento às possíveis armadilhas de um sistema individual com várias zonas. Se, digamos… você fechar as portas do seu quarto à noite, você pode criar um ambiente de pressão negativa em sua casa (não há ar condicionado suficiente chegando ao retorno). Como resultado, você aumentará a infiltração de ar e forçará seu forno a funcionar ainda mais - exatamente o oposto do que você queria!
9. Usuários de bombas de calor:evitem a penalidade da faixa de calor
Se você não tem um forno a gás, provavelmente tem uma bomba de calor elétrica. As bombas de calor são ótimas… até que fica muito frio lá fora. Quando a temperatura externa cai abaixo de 40 ou mais, a maioria das bombas de calor luta para extrair a quantidade de calor necessária para satisfazer a configuração do termostato.
Para mantê-lo confortável, o sistema recorre a tiras de aquecimento. Também conhecido como aquecimento por resistência elétrica, esta parte de sua unidade interna é como uma torradeira gigante que aquece sua casa. Você saberá que suas tiras de calor estão em uso quando vir seu termostato cortado para "calor auxiliar" ou "calor de emergência".
Tiras de calor definitivamente podem mantê-lo aquecido, mas são terrivelmente ineficientes. As boas notícias? Você pode minimizar o uso de tiras de calor:
- Não ajustar o termostato acima de 67 (veja a dica nº 2 acima); dessa forma, é menos provável que as tiras de calor se acendam.
- Abaixar o termostato durante a noite, quando está mais frio e é mais provável que as tiras de calor sejam necessárias
- Programar seu termostato em pequenos incrementos; você precisará verificar o manual do proprietário, mas muitos termostatos ligam automaticamente as tiras de calor quando você aumenta a configuração do termostato em mais de alguns graus. Para reduzir o uso do heatstip, programe o termostato para aumentar a temperatura em um ou dois graus por vez.
- Instalar um sensor de bloqueio que desliga as tiras de aquecimento sempre que a temperatura externa for superior a uma determinada predefinição, como 40 graus.
10. Faça uma fogueira
Todo mundo adora um fogo crepitante na lareira! Prazeres estéticos e sonoros à parte, acender uma fogueira ajuda a aquecer sua casa e dá um descanso ao seu sistema HVAC.
Não é uma grande ruptura, mas é alguma coisa. E quando você está tentando reduzir sua conta de aquecimento, cada pedacinho conta.
Lembre-se, mesmo um simples incêndio na lareira tem o potencial de empurrar o monóxido de carbono para dentro de sua casa. Apenas
verifique se seu detector de CO está funcionando , e você deve estar em boa forma.