Este artigo é a Parte 2 de nossa série sobre cálculos manuais de carga J para novas instalações de HVAC. Até agora, você sabe por que um cálculo de carga manual J é importante. Sem um, você corre o risco de comprar um AC e um forno que não são do tamanho certo para sua casa. Como resultado, você pode se sentir muito desconfortável dentro de casa.
Por anos. Você obviamente não quer que isso aconteça, por isso é importante escolher um empreiteiro competente e capaz para o cálculo de carga do Manual J! Mas como você sabe...
faz isso? Como você pode ter certeza de que um empreiteiro é legítimo? Que perguntas você deve fazer?
Seguindo as etapas abaixo, você poderá encontrar um empreiteiro de cálculo de carga que faça o trabalho certo.
1. Começando com um vendedor de HVAC? Teste-os.
Aqui está o que você provavelmente experimentará quando perguntar a um vendedor de HVAC típico sobre o Manual J:
"Nós usamos metragem quadrada. É tudo a mesma coisa." Tradução: Não temos habilidades, conhecimento ou tempo para nos preocuparmos com um cálculo de carga.
E depois tem este:
"Você não precisa fazer isso. Nós apenas usamos o que você já tem. O ar-condicionado sopra ar frio, não é?" Tradução: Nossa empresa é inexperiente (ou intencionalmente ignorante) quando se trata de dimensionamento de sistemas de climatização.
Ou talvez isso:
"Ah, sim! Aqui, espere um minuto." *começa a medir a metragem quadrada da sua sala de estar* "Sim, exatamente como eu pensava. Uma unidade de 3 toneladas é o tamanho certo." Tradução: Eu não tenho ideia do que é preciso para realmente realizar um cálculo de carga, então vou fazer algumas medições e espero que você não saiba a diferença.
Na PV, valorizamos a maioria dos cálculos de carga em torno de US$ 750. Outros podem cobrar mais ou menos, e tudo bem.
A questão é que realizar um cálculo de carga é uma habilidade especializada que ninguém jamais faria de graça. Se a pessoa que está tentando lhe vender um sistema HVAC oferece um "cálculo de carga" gratuito no local, você não está realmente obtendo um cálculo de carga. Sempre que uma empresa não puder fazer isso, eles devem encaminhá-lo para alguém que possa.
Basicamente, um cálculo de carga não deve ser um assunto delicado para as empresas de HVAC. Quando for, você deve procurar em outro lugar.
2. Verifique se o contratado usa software credenciado pela ACCA.
Existem diferentes tipos de software de cálculo de carga por aí. No entanto, apenas alguns tipos são credenciados pela Air Conditioning Contractors of America (ACCA). Profissionais experientes sempre usarão um desses aplicativos credenciados e devem saber qual é.
Por exemplo, nossa equipe usa Wrightsoft. É um aplicativo credenciado pela ACCA com todos os recursos e passamos anos refinando e aprimorando a forma como o usamos. Em outras palavras, temos muita experiência com a Wrightsoft e somos peritos em usá-la para realizar cálculos de carga precisos e confiáveis.
Falando em experiência…
3. Insista na experiência.
Fazer um cálculo de carga da maneira correta não é simples. Por um lado, existem várias armadilhas potenciais.
Pense:medições que você esqueceu de fazer, erros de digitação ou cenários "dedo de manteiga" em que você insere os dados errados no software, suposições incorretas sobre coisas como tipos de janelas e níveis de isolamento de paredes... a lista continua!
Um empreiteiro experiente é muito menos propenso a fazer bobagens. Com a experiência adquirida através da realização de muitos cálculos de carga, um empreiteiro irá:
- Sempre faça todas as medições necessárias ou reconhecerá rapidamente quando esquecer algo
- Evite inserir os dados errados no software ou notará imediatamente quando algo estiver "desligado" com os resultados
- Nunca confie em suposições e, em vez disso, trabalhe duro para sempre obtenha dados precisos e completos para seu cálculo de carga
A coisa sobre os cálculos de carga é que mesmo um pequeno erro - um "3,5" em vez de um "4" ou um ponto decimal no lugar errado - pode causar estragos totais nos resultados e levar a recomendações ruins de HVAC. Um empreiteiro experiente saberá como evitar ou corrigir esses erros. Um novato? Não muito.
Considere um bom sinal quando um contratado de HVAC tem um funcionário ou uma equipe 100% dedicada aos cálculos de carga. Na PV, temos um especialista em desempenho doméstico em tempo integral e altamente treinado, cujo principal dever é executar o Manual J em todas as residências onde estamos instalando equipamentos.
Ah, e não esqueçamos:Acontece que nosso consultor líder também é treinado para realizar cálculos de carga. Isso é uma raridade entre os empreiteiros de HVAC de Atlanta, mas é verdade para o PV!
4. Veja se eles podem modificar a abordagem para atender às suas necessidades.
Os cálculos de carga têm metas de temperatura padrão. Sempre que você obtém um cálculo de carga padrão, recebe uma recomendação para equipamentos HVAC que podem resfriar sua casa a 75 graus nos dias mais quentes do ano e aquecê-la a 70 nos dias mais frios.
Isso é bom para muitas pessoas, mas e se suas preferências forem diferentes? E se você quiser que seja 73 graus em sua casa quando estiver mais de 90 graus ao ar livre? E se você quiser
ficar 73 dentro de casa mesmo depois que as temperaturas caem na adolescência? Bem, o cálculo de carga padrão não resultará necessariamente em um sistema capaz de fazer isso.
Mas um empreiteiro experiente pode modificar o cálculo de carga para determinar qual sistema atenderá a essas demandas.
Supondo que você precise de um sistema maior ou menor que um padrão, o contratado também poderá explicar quaisquer possíveis compensações em conforto e eficiência.
5. Pergunte se eles apoiam os sistemas que instalam.
Alguns empreiteiros de cálculo de carga não instalam equipamentos HVAC. Eles simplesmente chegam à sua casa, realizam o cálculo da carga e entregam os resultados. Talvez eles o encaminhem para um bom instalador de HVAC. Talvez não.
Isso é muito melhor do que não obter um cálculo de carga. No entanto, um cenário ainda melhor é quando a mesma empresa realiza o cálculo de carga, recomenda equipamentos de tamanho adequado, instala todo o sistema e - este é grande - fornece uma garantia para cada aspecto desse processo nos próximos anos.
É um arranjo bastante raro, mas vale a pena quando você pode encontrá-lo. Basicamente, a empresa deve estar por trás do equipamento que está instalando e do processo que usa para determinar o que instalar.
Na PV, fazemos isso. Tudo isso. E a maioria dos nossos sistemas vem com garantia de 10 anos para mão de obra.
Uma razão pela qual podemos garantir nossa mão de obra por 10 anos (além do fato de sermos defensores das instalações de HVAC grau A+) é porque sempre realizamos um cálculo de carga manual J. Simplificando, sabemos que nossas instalações provavelmente terão um bom desempenho porque selecionamos o equipamento certo para começar.
Escolha uma empresa de HVAC que faça todas essas coisas e você desfrutará do conforto interno ideal enquanto possuir seu sistema.