Se você está no mercado para um novo ar condicionado, a eficiência é provavelmente um dos fatores em sua lista de especificações. Não há dúvida sobre isso:um ar condicionado novo e eficiente em termos de energia pode fornecer a mesma quantidade de conforto a um custo operacional menor do que o que você está substituindo. Isso é bom para sua carteira
e o ambiente.
A maioria dos proprietários sabe que a classificação SEER de um AC,
aka seu Índice de Eficiência Energética Sazonal, é um indicador de eficiência. Quanto maior a classificação SEER, mais eficiente é o ar condicionado, certo? Bem, tipo isso.
Embora seja verdade que os condicionadores de ar mais eficientes geralmente têm uma classificação SEER mais alta, focar apenas no SEER pode realmente custar-lhe. Há outro fator que tem um impacto profundo na eficiência do funcionamento do seu AC, que é totalmente exclusivo do SEER.
Despertamos seu interesse? Bem, antes de contarmos tudo sobre isso (e iremos!), vamos ver o que realmente são as classificações SEER.
O que realmente significa a classificação SEER de um ar condicionado?
SEER é um indicador da eficiência de um ar condicionado. Atualmente, a classificação SEER mais baixa para a maioria dos sistemas de ar condicionado residencial é 14. A mais alta é 25 para sistemas split padrão (os mini splits são ainda mais eficientes). Como o número de milhas por galão (MPG) para o seu carro, esses números não são classificações garantidas, estáticos, sempre serão tão eficientes.
Seu carro de 40 MPG não vai atingir 40 MPG se você queimar borracha. O mesmo vale para o seu 19 SEER AC se o seu duto for subdimensionado. A classificação mais alta só se aplica quando a unidade está operando em condições ideais. Em outras palavras, é melhor pensar em um ar condicionado 19 SEER como "uma unidade capaz de atingir 19 SEER quando tudo estiver perfeito". Você não desfrutará de eficiência máxima o tempo todo, a menos que todos os aspectos do seu sistema HVAC, incluindo o projeto do duto e o dimensionamento da unidade, sejam exatamente como deveriam ser. Em muitas casas, eles não são.
Em última análise, o SEER fala sobre a eficiência que um AC
pode fornecer, não o que
irá providenciar. É mais um guia do que uma classificação dura e rápida.
A outra coisa que afeta a eficiência AC:modulação
Vamos dizer que você é um falcão de milhagem de gás. Você acabou de comprar um Toyota Prius que recebe 50 MPG. Legal.
Depois de dirigi-lo por um tempo sob diferentes condições, você percebe que obtém cerca de 42 MPG na cidade e 46 MPG nas rodovias. Às vezes, você atinge a marca de 50 MPG, mas não com muita frequência. Você começa a perceber que, para dirigir o carro da maneira mais eficiente possível, você precisa dirigir de uma maneira específica e perfeita
o tempo todo . No entanto, como a maioria dos motoristas, você simplesmente pisa no acelerador sempre que quiser que o carro ande.
É basicamente a mesma coisa que um ar-condicionado padrão faz. Ele funciona a todo vapor a qualquer momento que o termostato mandar. E isso é verdade se o seu AC padrão é 14 SEER ou 18 SEER. Se você definir o termostato para 73, ele ligará e soprará com força assim que o termostato detectar que está 74 graus dentro de sua casa.
Felizmente, a modulação muda tudo isso.
Modulação de HVAC (aka , sistemas de velocidade variável)
Um ar condicionado modulante ou de velocidade variável funciona a todo vapor quando necessário e em velocidades mais lentas no resto do tempo. Em outras palavras, o AC "modula" sua saída de acordo com as condições - como um motorista de robô que opera seu Prius de acordo com as condições variadas que encontra na estrada.
Com HVAC de velocidade variável, você não altera o SEER do AC. Você está mudando a velocidade com que o AC resfria o ar. A modulação melhora a eficiência operacional do sistema, independentemente da classificação SEER. Muitos sistemas de velocidade variável têm altas classificações SEER. No entanto, um AC padrão 18 SEER e um AC de velocidade variável 18 SEER fornecerão eficiências muito diferentes na operação do mundo real. Os sistemas de velocidade variável são inerentemente mais eficientes porque:
- Eles ligam e desligam com menos frequência. Um ar condicionado consome muita energia sempre que é ligado. Os sistemas de velocidade variável funcionam em velocidades mais lentas por ciclos mais longos, evitando assim o processo demorado de ligar.
- Eles correm mais devagar quando estão ligados. Os sistemas de velocidade variável são executados em velocidades lentas com mais frequência do que em altas velocidades, portanto, usam menos energia enquanto estão em execução.
Os sistemas de velocidade variável têm outros benefícios, incluindo operação mais silenciosa e melhor desumidificação, mas a eficiência é uma de suas grandes vantagens.
Sistemas de dois estágios
Entre os sistemas padrão (ou de estágio único) e os sistemas de velocidade variável está o sistema de dois estágios. É mais eficiente que o sistema padrão porque pode operar em duas velocidades:a alta velocidade de "explosão total" do AC padrão e uma velocidade mais lenta que usa menos energia.
Os sistemas de dois estágios não são tão eficientes quanto os sistemas de velocidade variável porque não são totalmente modulados. Em vez de uma variedade de velocidades, você obtém apenas duas. Ainda assim, eles são muito mais eficientes do que um ar condicionado padrão, tudo o mais sendo igual.
A lição? Olhe além do SEER se você se preocupa com a eficiência.
Ao considerar as diferentes especificações do ar condicionado, você verá unidades de dois estágios classificadas em 17 SEER e unidades de estágio único classificadas em 18 SEER. Você pode ficar tentado a escolher o sistema 18 SEER, pois o número é maior. Lembre-se de que a velocidade com que o sistema resfria sua casa importa tanto
ou mais como classificação SEER.
Quando se trata de operação no mundo real, um sistema 17 SEER de dois estágios pode ter um desempenho mais eficiente do que o sistema 18 SEER de estágio único. Ah, e não se esqueça:qualquer novo AC que você comprar hoje será mais eficiente do que aquele que você está substituindo. Considere o seu antigo ar condicionado, que pode ser classificado apenas em 10 SEER. Mesmo a substituição menos eficiente do mercado é avaliada em 14 SEER, então você provavelmente economizará dinheiro todo mês
não importa o que .
É claro que a má instalação ou dutos subdimensionados podem fazer com que um sistema SEER alto trabalhe muito mais (e use mais energia) do que sua classificação implica. Além do tipo SEER e AC, a qualidade de sua instalação e o design de sua infraestrutura HVAC têm um grande impacto na eficiência.
Então, quando você for procurar as opções de CA mais eficientes, lembre-se das palavras "velocidade variável".
Em última análise, a velocidade - não apenas o SEER - tem um tremendo impacto na eficiência.