Este artigo é a parte 6 de nossa série sobre cálculos manuais de carga J para novas instalações de HVAC. Há algo que realmente amamos em muitas casas novas em Atlanta, e não são as plantas abertas ou as bancadas de quartzo. É o quão incrivelmente herméticos eles são.
Em comparação com as casas construídas antes de meados dos anos 2000, a nova construção de hoje faz um trabalho melhor em manter o ar condicionado
dentro e ar externo
fora . Isso é bom para reduzir o desgaste do HVAC, manter os ocupantes confortáveis e reduzir o consumo de energia.
Mas, como Jerry Garcia nos lembra, cada fresta de esperança tem um toque de cinza. Casas herméticas, por melhores que sejam, podem ser complicadas quando se trata de realizar um cálculo de carga.
Todas as casas precisam de ar fresco, mas…
...muito poucos deles obtêm o tipo certo. Casas mais antigas e com vazamentos não recebem muito ar "fresco". Eles recebem infiltração de ar. O ar externo entra na casa através de lacunas e rachaduras no envelope. Este ar não é filtrado, condicionado ou controlado para atender às necessidades de ventilação dos ocupantes.
Casas mais novas e mais apertadas não recebem tanta infiltração de ar, o que é bom, mas também podem não receber ventilação de ar fresco. Quando isso não acontece, os níveis de umidade tendem a subir além dos limites de conforto. Existem duas razões para isso:
- Os ocupantes geram umidade ao cozinhar, tomar banho e outras atividades. Como a casa é hermética, essa umidade tende a ficar dentro da casa.
- A falta de infiltração de ar impede que o ar condicionado funcione com muita frequência. Isso é ótimo para reduzir o consumo de energia, mas pode impedir que o sistema remova umidade suficiente.
O que tudo isso tem a ver com cálculos de carga? Bem, seus resultados do Manual J podem não apontar para um sistema que removerá umidade suficiente de sua casa hermética. O profissional que realiza o cálculo de carga precisa levar em conta sua situação de ventilação para que você obtenha um sistema que o mantenha confortável.
Veja o que pode acontecer em casas existentes.
Se você possui uma casa existente de alto desempenho ou "verde" e experimenta alta umidade interna da primavera ao outono, uma das duas coisas provavelmente aconteceu. O empreiteiro de HVAC que trabalha com seu construtor não fez um cálculo de carga quando escolheu seu AC ou você
fez obtenha um cálculo de carga, mas não considerou o quão atipicamente apertada sua casa é.
Veja o que isso significa em termos práticos:
Você pode ter um ar-condicionado grande demais para sua casa.
Este é um resultado comum quando os empreiteiros de HVAC não fazem um cálculo de carga. Seu AC superdimensionado pode ser um ciclo curto, o que significa que ele liga e desliga por curtos períodos de tempo. Raramente funcionará o suficiente para remover muita umidade.
No entanto, se o seu AC não for muito grande, você pode ter este problema:
Seu AC pode ser do tamanho certo, mas pode não ser do tipo certo.
Para remover mais umidade, você pode precisar de um ar condicionado de velocidade variável. Se você não estiver em condições de substituir seu sistema existente, talvez seja necessário instalar um desumidificador em toda a casa para compensar a folga do seu AC.
Então, o que você deve fazer?
Esses problemas podem ser evitados quando seu contratante de cálculo de carga considera a troca de ar como parte do processo. Para fazer isso, ele ou ela precisa realizar um teste da porta do soprador, considerar o projeto do sistema de ar fresco e confirmar que os resultados o ajudam a escolher o tamanho certo de AC
e o tipo certo.
Veja o que pode acontecer em novas construções.
Projetar o sistema HVAC certo começa com um cálculo de carga, e é uma ótima ideia realizar um antes da construção de uma casa. Os benefícios incluem:
- Infraestrutura: Quando você sabe que tipo de ar-condicionado e forno a casa precisa, você pode acomodar a infraestrutura necessária (espaço, dutos, etc.) agora, e não mais tarde, depois que a casa estiver pronta.
- Ar fresco: O design HVAC pode atender à necessidade de ar fresco da casa por meio de ventilação mecânica. Em nossa zona climática, isso normalmente envolve a instalação de um ERV ou desumidificador de ventilação para toda a casa.
- Controle de umidade: Os tamanhos e tipos de ar-condicionado e forno podem se alinhar aos requisitos exclusivos da casa para remoção de umidade, levando em consideração qualquer equipamento de ventilação e sistemas de exaustão, como ventiladores de banho e exaustores.
Claro, seu contratante de cálculo de carga precisará saber quais serão os atributos de sua casa depois de construída. Caso contrário, ele ou ela pode não saber sobre certas condições que afetarão a carga. A ventilação (ou a falta dela) é um dos principais.
O ponto de partida? Certifique-se de que seu contratante de cálculo de carga entenda seu casa.
As casas de hoje não são como as casas construídas há vinte anos. Eles têm diferentes requisitos de gerenciamento de umidade que podem afetar o cálculo da carga. Seu contratante precisa entender esses requisitos
e ser capaz de considerá-los .
Idealmente, você terá uma casa hermética com ventilação mecânica e um ar-condicionado do tamanho certo, capaz de remover umidade suficiente para mantê-lo confortável. Muitas casas de alto desempenho não estão equipadas com essas coisas, mas um cálculo de carga executado corretamente pode colocá-lo no caminho certo.
Um profissional experiente - aquele que entende os desafios únicos de casas novas e herméticas - é a melhor pessoa para fazer o trabalho