Aqui na área de Atlanta, a umidade do verão é tão brutal quanto o calor do verão. Graças a Deus por condicionadores de ar, certo? Supondo que seu AC esteja dimensionado corretamente e em boas condições de funcionamento, ele deve fazer um bom trabalho para resfriar sua casa e remover a umidade.
Ainda assim, recebemos muitas ligações de proprietários perguntando por que seus aparelhos de ar condicionado não removem umidade suficiente. O que dá? Existem basicamente quatro razões pelas quais seu ar condicionado não consegue diminuir suficientemente a umidade relativa da sua casa, ou RH:
- Configuração: Se você definir o ventilador como "ligado", provavelmente terá alta UR na maioria das vezes.
- Dimensionamento: Muitos condicionadores de ar são simplesmente grandes demais para as casas onde foram instalados. É um problema comum e causa alta umidade no verão.
- Preferências: Você pode preferir um nível de UR mais baixo do que o seu ar condicionado pode fornecer.
- Configuração: Se o ar-condicionado não estiver configurado para mover a quantidade adequada de ar por tonelada, talvez ele não consiga remover a umidade muito bem.
Vamos explorar todas essas quatro questões, prestando atenção especial à quarta. Se o seu problema de umidade estiver relacionado à configuração inadequada, um simples ajuste pode ser tudo o que é necessário para melhorar seu conforto.
Configurando o ventilador do ar condicionado para "ligado" versus "automático"
Se você executar o ventilador do seu sistema HVAC 24 horas por dia, 7 dias por semana, você terá alta UR. Defina o ventilador para "automático" e você poderá resolver seu problema de umidade.
Veja por que a execução do ventilador causa picos de umidade. Toda vez que o ar condicionado é ligado, ele remove a umidade do ar. Essa umidade se condensa na serpentina interna, onde eventualmente flui para uma linha de drenagem e para o solo. Enquanto isso, a bobina interna está realmente molhada. Quando você continua operando o ventilador depois que o ar condicionado para de funcionar, você está soprando ar sobre a bobina molhada. O ventilador literalmente sopra a umidade de volta para sua casa, levando a um aumento na UR.
Antes de tentar qualquer outra coisa para resolver seu problema de umidade, verifique seu termostato. O ventilador está configurado para "ligado?" Se for, defina-o como "automático". Agora seu ventilador só funcionará enquanto o ar condicionado estiver ocupado removendo a umidade.
Dimensão do ar condicionado e atributos da casa
Antes de discutirmos os ajustes de AC, vamos falar sobre o dimensionamento de HVAC. Uma das razões mais comuns pelas quais um ar condicionado pode falhar em remover umidade suficiente de sua casa é porque é muito grande.
Dependendo de seu tamanho, um AC pode não ter que funcionar por muito tempo para resfriar sua casa. No entanto, ele precisa funcionar por um tempo se você quiser remover a umidade suficiente para mantê-lo confortável. Unidades superdimensionadas são mais do que poderosas o suficiente para satisfazer a configuração do termostato da sua casa, mas resfriam o ar muito rapidamente.
Em outras palavras, eles abaixam muito bem a temperatura, mas não resolvem seu problema de umidade. Para evitar o superdimensionamento, um empreiteiro de HVAC deve realizar um cálculo manual de carga J
antes instalando qualquer coisa. Na verdade, escrevemos uma série inteira de artigos sobre cálculos de carga, então não entraremos em muitos detalhes aqui. A linha inferior é que os vários atributos de sua casa determinarão qual tamanho de AC você precisa
Se um profissional não tiver tempo para medir todas essas coisas e processar alguns números (a maioria não, a propósito), é provável que você acabe com um sistema grande demais para sua casa . Empreiteiros que não realizam um cálculo de carga são mais propensos a superdimensionar do que subdimensionar. Dessa forma, eles podem pelo menos dizer que o sistema que eles venderam esfriou sua casa. É por isso que o superdimensionamento do HVAC é muito mais comum do que o subdimensionamento.
Quando o ar condicionado é muito grande, há pouco que você pode fazer para remover mais umidade. Você precisará obter um novo sistema de tamanho adequado ou instalar um desumidificador em toda a casa.
Preferências de umidade e conforto
Às vezes, a alta umidade é um problema, mesmo quando o ar condicionado é do tamanho certo para sua casa. Esta situação é muitas vezes uma questão de preferência pessoal.
A maioria das pessoas se sente confortável quando a umidade relativa (UR) dentro de casa é de 45 a 55%. Tudo o mais sendo igual, um ar condicionado de tamanho adequado deve manter seu RH dentro dessa faixa. Alguns vão mantê-lo ainda mais baixo do que isso, dependendo da configuração do seu termostato.
No entanto, algumas pessoas simplesmente não conseguem lidar com qualquer UR acima de 50% e podem insistir em manter a umidade abaixo desse limite o tempo todo. Quando você precisa de remoção de umidade adicional além do que seu ar condicionado pode oferecer, um desumidificador de toda a casa geralmente é o caminho a percorrer. Ele entra em ação quando o seu AC desliga para remover a umidade adicional.
Agora sobre o ajuste do ar condicionado…
Conforme prometido, aqui está um método alternativo para remover a umidade:
peça a um profissional de HVAC para ajustar seu AC para uma operação ideal. Basicamente, seu ar condicionado deve estar movendo uma quantidade específica de ar por tonelada. A quantidade adequada, expressa em pés cúbicos por minuto (CFM), depende de muitos fatores, incluindo o tamanho do equipamento HVAC, tamanho e design da tubulação, a quantidade de espaço interno que você está resfriando e assim por diante. Se o sistema não foi configurado corretamente, pode estar movendo muito mais ar do que o necessário - mesmo que seja tecnicamente do tamanho certo para sua casa!
Se o sistema está movendo o ar a uma taxa de 450 CFM e ele só precisa mover o ar a uma taxa de 350-400 CFM, provavelmente está atendendo à configuração do termostato muito rapidamente. Infelizmente, não está funcionando o suficiente para remover muita umidade do ar. É o mesmo problema do superdimensionamento, mas pode acontecer quando o sistema não é superdimensionado!
A solução é diminuir a velocidade do ventilador para que o sistema movimente a quantidade de ar adequada para um ar condicionado operando em uma zona de clima quente e úmido... como a nossa. Como resultado, o ar condicionado funcionará por ciclos mais longos. Claro, levará um pouco mais de tempo para satisfazer sua configuração de temperatura, mas você ficará mais confortável porque os ciclos de CA mais longos retiram mais umidade do ar.
Só para deixar claro, fazer isso acontecer não é tão simples quanto girar um botão de "alto" para "baixo". Quando um técnico reduz a velocidade do ventilador de um AC, ele também precisa verificar a pressão estática e determinar quanto ar o sistema está movendo. O CFM será menor, mas ainda precisa ser alto o suficiente para resfriar a casa. O técnico também precisa verificar a queda de temperatura na bobina interna antes e depois de fazer o ajuste. Além disso, ele ou ela deve verificar as pressões do refrigerante para garantir que o sistema possa resfriar adequadamente na velocidade mais baixa do ventilador.
A melhor parte? Talvez você não precise de um novo ar-condicionado ou de um desumidificador para toda a casa.
Muitas vezes você pode resolver seu problema de umidade ajustando o AC para mover a quantidade certa de ar. Escusado será dizer que um simples ajuste de AC sempre será mais barato do que uma grande compra de equipamento!
Essa correção não funcionará para todos, e algumas pessoas realmente precisam de um ar-condicionado novo e de tamanho adequado ou de um desumidificador para toda a casa para se sentirem confortáveis. Mas funciona para muitos aparelhos de ar condicionado em muitas casas ao redor de Atlanta.
As pessoas com esse problema tendem a ser super gratas por termos conseguido corrigi-lo tão facilmente! Na PV, sempre analisaremos a operação do seu AC antes de recomendar uma solução mais cara.