É difícil desfrutar de sua casa quando cheira mal. E se você não conseguir tirar o mau cheiro, é ainda pior.
Essa é a situação de alguns proprietários após um projeto de isolamento de espuma de spray de sótão. A espuma do spray fede e o cheiro está se infiltrando em seu espaço de vida. O que pode ser feito?
Isenção de responsabilidade:não somos um empreiteiro de isolamento de espuma de spray.
Somos uma empresa de climatização e desempenho doméstico de Atlanta que encontrou esse problema muitas vezes e ajudou as pessoas a resolvê-lo. A maioria das pessoas com isolamento de espuma de spray não tem esse problema. Mas acontece! A boa notícia é que quase sempre há uma solução. A má notícia é que resolver o problema requer uma solução de problemas significativa e, em última análise, uma correção personalizada.
Veja como você deve proceder se sentir um odor desagradável em sua casa depois de aplicar espuma em spray no sótão.
1. Ligue para o fabricante da espuma de spray.
Esta etapa é opcional, mas você pode querer segui-la de qualquer maneira. Às vezes, o fabricante de espuma de spray pode testar sua espuma para determinar por que está causando um cheiro.
Importante:descobrir por que sua espuma de spray cheira mal não a fará parar de cheirar. Você ficará preso com o mesmo problema. Ainda assim, algumas pessoas gostam de saber por que sua espuma de spray está fedendo em sua casa.
Para determinar a causa, o fabricante pode pedir que você retire uma pequena amostra da espuma do spray e envie-a para teste. Veja por que você pode ter que fazer isso:
- Os produtos químicos na espuma podem não ter se misturado adequadamente. O isolamento de espuma de spray é enviado como produtos químicos separados que devem ser misturados antes de serem pulverizados. Se a proporção de um ou mais dos produtos químicos estiver errada devido a um erro do contratado ou de outra forma, a espuma pode não isolar adequadamente. Também pode criar um odor nocivo.
- O espaço pode não ter sido ventilado de acordo com as especificações do fabricante. Antes, durante e depois de aplicar o isolamento de espuma de spray, é muito importante ventilar o espaço de espuma de spray para que a espuma possa liberar o gás adequadamente. Se o seu empreiteiro não ventilar adequadamente o espaço (e alguns não o fizerem direito!), os gases e odores produzidos pela espuma podem não se dissipar.
Em ambos os casos, o fabricante deve ser capaz de testar a espuma e ver o que está acontecendo. No entanto, vimos alguns casos em que a espuma em spray foi aplicada corretamente e cheirava mal de qualquer maneira! É possível ter um cheiro ruim de espuma de spray e não saber o porquê. Chato? Claro. Mas acontece.
Não importa o que está causando o mau cheiro da espuma do spray, ainda assim, você sabe... fede . Você precisará fazer algo sobre isso, então vamos explorar suas opções.
2. Sele seus dutos com vazamento.
Se a sua unidade de climatização interna estiver dentro do seu sótão com espuma de spray, isso significa que você tem dutos lá em cima. E se você tem dutos lá em cima, esses dutos podem estar vazando. O lado de retorno pode estar sugando o ar do sótão que acaba sendo depositado em sua casa.
Selar seus dutos - e seu duto de retorno em particular - pode ajudar a manter o cheiro de espuma de spray fora de seu espaço. Seu sótão ainda vai cheirar mal, mas o cheiro pode não se espalhar tão facilmente para os níveis mais baixos. Às vezes, a vedação dos dutos resolve o problema e você não precisa tomar nenhuma medida adicional.
3. Crie uma estratégia de ventilação personalizada.
Ainda sente cheiro depois de selar seus dutos? Um profissional de desempenho doméstico pode avaliar quanto ar está vazando do seu sótão para sua casa - e de onde.
Depois de determinar se muito ar do sótão está vazando em sua casa e identificar as áreas de maior vazamento de ar, existem algumas maneiras de proceder:
Opção 1:despressurizar o sótão
Às vezes, instalar um exaustor é a resposta. Um ventilador de sótão de velocidade variável removerá o ar fedido do sótão. Quando há muito vazamento de ar entre o sótão e os andares inferiores de sua casa, o ar do sótão de maquiagem virá diretamente do seu espaço de vida.
Em outras palavras, o ar circulará de sua casa para seu sótão. Não o contrário. Quando você faz isso, está exercendo mais controle sobre como o ar circula em sua casa. A espuma do spray ainda emitirá um odor, mas deixará seu sótão pelo exaustor em vez de percolar para baixo. Para evitar transformar seu espaço em uma zona de pressão negativa, você também pode precisar...
Opção 2:instalar um sistema de ventilação mecânica
Os sistemas de ventilação trocam o ar interno velho e obsoleto (e, no seu caso,
fedorento ar interno) para ar externo fresco e filtrado. Em alguns casos, a instalação de um pode resolver seu problema de odor de espuma de spray. Na nossa zona climática, existem duas opções de ventilação mecânica:um ERV ou um desumidificador de ventilação.
O ERV troca uma quantidade igual de ar entre sua casa e o ar livre, transferindo umidade para a
saída ar no processo. O desumidificador de ventilação (
aka , um desumidificador de toda a casa com ar fresco) empurra um volume adequado de ar externo para dentro da casa e remove a umidade. Ambas as unidades filtram o ar antes de trazê-lo para sua casa.
Quando você emparelha um desses sistemas com um exaustor de sótão para despressurizar o sótão, o desumidificador de ventilação é uma escolha melhor. Você pode configurá-lo para fornecer pressão positiva em uma quantidade igual ao volume de ar que está sendo movido pelo ventilador do sótão. Em essência, você está criando seu próprio ERV equilibrando a quantidade de ar que entra e sai de sua casa!
Opção 3:selar a placa superior e as penetrações do sótão
Esta opção deve ser prosseguida independentemente das duas primeiras. A placa superior é o topo da parede emoldurada no andar mais alto da sua casa. Ao vedar todas as aberturas de ar na placa superior e todas as penetrações elétricas, hidráulicas e de climatização entre o sótão e a sala de estar, você pode impedir a troca de ar entre o sótão e o resto da casa.
Aqui está um possível problema com esta opção. Às vezes, selar a placa superior em um sótão com espuma de spray pode criar problemas de umidade. O sótão não está recebendo muita ventilação, então a umidade pode se acumular no interior. Você terá que monitorar a umidade relativa (RH) no sótão por um tempo para ver se o ar está retendo a umidade.
Na verdade, publicamos um artigo sobre umidade em sótãos com espuma de spray que discute possíveis soluções para esse problema. Em alguns casos, você terá que instalar um desumidificador no sótão.
4. Obtenha um filtro de ar mais potente.
Esta etapa é um complemento inteligente para qualquer estratégia de ventilação que você escolher. Existem vários tipos de filtros de ar por aí, muitos dos quais oferecem melhor filtragem do que o tipo plissado padrão de 1".
Para controle de odor, a melhor opção é um filtro de carvão ativado. Recomendamos o Carbon Clean 16. É um filtro de mídia projetado para filtragem de alta qualidade, fluxo de ar máximo e remoção de odor. O revestimento de carvão ativado é o que o diferencia de outros filtros de mídia e absorve cheiros fortes para que não circulem por toda a sua casa. Ou, nesse caso, seu nariz e pulmões.
Se você realmente leva a sério a qualidade do ar interno e o controle de odor, considere um sistema Pure Air, que combina um filtro de carbono e um filtro HEPA.
Você não pode remover espuma de spray e não pode fazer espuma de spray fedorenta parar de feder.
No entanto, você geralmente
pode manter o mau cheiro fora de sua casa.
A solução geralmente envolve alguma combinação de isolar o ar fedido do sótão, substituir o ar do sótão pelo ar interno, ventilar seu espaço de vida e filtrar agressivamente o ar que se move através do sistema HVAC. Na maioria dos casos, você vai parar de sentir o cheiro da espuma do spray, mas pode ter que tentar algumas táticas diferentes antes de ter sucesso.