Muitos proprietários adoram o isolamento de espuma de spray, e é fácil entender o porquê. Comparado ao isolamento tradicional, seja de fibra de vidro ou celulose, a espuma de spray tem o potencial de fornecer melhor desempenho por meio de suas propriedades de vedação de ar, altos valores R por polegada de espessura e, no caso de espuma de spray de célula fechada, capacidade de repelir a umidade.
Ah, e quando você o coloca em seu sótão, a espuma em spray isola o próprio sótão. Você aumenta a quantidade de espaço útil dentro de sua casa!
Não somos espuma pró-spray nem espuma anti-spray.
Na PV, reconhecemos que a espuma em spray é uma escolha de isolamento que algumas pessoas fazem para suas casas. Quanto a saber se você
deve use espuma de spray, somos uma parte neutra. Muitos proprietários adoram espuma em spray pelas razões indicadas. Outros não estão tão interessados nisso. Independentemente disso, a espuma em spray está em muitas casas e provavelmente veio para ficar.
Aqui está o que nos preocupa:isolamento de espuma de spray e desempenho de HVAC. Quando você isola com espuma de spray, há uma boa chance de seu sistema de aquecimento e ar condicionado não funcionar da mesma maneira que costumava. Além disso, você pode ter que repensar o gerenciamento de umidade interna e tomar medidas extras para tornar seu espaço confortável.
Claro, é sempre melhor considerar essas coisas
antes você opta pela espuma em spray, mas é comum as pessoas aplicarem a espuma em spray antes de pensar nessas questões. Vamos explorar as cinco principais maneiras pelas quais a espuma de spray afeta o desempenho do HVAC.
1. Seu sistema HVAC pode ficar grande demais para sua casa.
Para sistemas de aquecimento e ar condicionado, o tamanho é um grande problema. Casas bem isoladas com vazamento mínimo de ar geralmente exigem sistemas HVAC menores do que casas mal isoladas e com vazamento, mesmo quando essas casas são idênticas.
Quando um sistema é muito pequeno, ele não aquece ou resfria uma casa adequadamente. No entanto, o que é tão ruim - e na verdade é um problema muito mais comum! - é um sistema HVAC muito grande. Durante o verão, um ar condicionado de grandes dimensões pode satisfazer a configuração do seu termostato sem problemas. Mas ele não funcionará o suficiente para remover muita umidade do ar interno, deixando você suado e desconfortável.
O que tudo isso tem a ver com o isolamento de espuma em spray? Bastante! O isolamento de espuma de spray tem dupla função quando se trata de eficiência energética. Ele isola (duh!) e veda as aberturas de ar entre sua casa e o exterior. Na maioria dos aspectos, isso é uma coisa boa. No entanto, seu sistema HVAC existente, que era perfeitamente adequado para uma casa com vazamento e com isolamento marginal, agora pode ser muito grande para sua casa bem vedada e adequadamente isolada.
Você já ouviu a expressão "Nenhuma boa ação fica impune?" é isso que está acontecendo aqui. Para remover uma quantidade suficiente de umidade no verão, pode ser necessário ajustar o termostato para uma temperatura mais baixa do que seria confortável. Claro, você pode substituir seu sistema HVAC por um de tamanho adequado (presumivelmente menor), mas seu sistema existente pode não ter idade suficiente para justificar a substituição. Há também esta opção:
2. Você pode precisar de um desumidificador para toda a casa.
Muitas pessoas optam por um desumidificador para toda a casa depois de pulverizar espuma no sótão. Para gerenciar melhor a umidade mais alta resultante de ciclos de funcionamento de CA mais curtos, o desumidificador de toda a casa remove a umidade da casa até que ela satisfaça uma configuração de umidóstato, normalmente algo entre 45% e 55% de umidade relativa (UR).
Um desumidificador para toda a casa é mais barato do que um novo ar condicionado. Ele também resolve seu problema de umidade sem forçá-lo a definir seu termostato para uma temperatura desconfortavelmente baixa.
3. O isolamento de espuma em spray pode impedir que sua casa tenha ventilação suficiente.
A espuma de spray fornece uma vedação de ar. De um modo geral, isso é uma coisa boa. Uma casa bem vedada faz um trabalho melhor mantendo o ar condicionado no interior.
No entanto, todas as casas precisam de alguma ventilação. Caso contrário, os contaminantes podem se acumular e permanecer no ar interno. VOCs, alérgenos, poluentes externos... você quer trazer ar fresco
dentro para que você possa liberar essas coisas
para fora .
Em alguns casos, o isolamento de espuma em spray pode impedir que sua casa receba ar fresco suficiente. Como você sabe que isso está acontecendo? Apenas um teste da porta do ventilador revelará se sua casa está devidamente ventilada. Mesmo que seu ar não tenha sido particularmente "fresco" no passado (a menos que você estivesse usando um sistema de ventilação mecânica, na verdade era apenas ar externo vazando), você ainda se beneficiava um pouco da troca de ar interno e externo.
Na nossa zona climática, existem duas opções controladas para trazer ar fresco para a sua casa hermética:
- Desumidificador de ventilação: Este é o mesmo desumidificador para toda a casa mencionado anteriormente, só que vem com um duto adicional/amortecedor mecânico adicional conectado ao retorno do desumidificador. O amortecedor abre de acordo com um cronograma pré-definido de acordo com as necessidades de ar fresco da casa, fornecendo ventilação de pressão positiva filtrada adequadamente.
- Ventilador de recuperação de energia (ERV): Um ERV fornece troca de ar equilibrada entre uma casa e o exterior. Sempre que traz ar externo filtrado, expele uma quantidade igual de ar interno da sua casa. Ele também transfere um pouco de umidade do ar de entrada para o ar de saída, de modo que o ar que você traz não é necessariamente tão úmido quanto o ar de fora.
Se um teste da porta do ventilador revelar que o isolamento de espuma de spray reduziu a ventilação além de um nível aceitável, talvez seja necessário instalar uma dessas unidades em sua casa.
4. A alta umidade do sótão geralmente resulta do isolamento de espuma de spray.
Às vezes, os níveis de umidade aumentam em um sótão após um trabalho de espuma de spray. Para ver se isso está acontecendo em seu sótão, é uma boa ideia monitorar a UR usando um umidóstato com um sensor remoto. Verifique os níveis de umidade relativa do seu sótão ao longo de algumas semanas para ver se o ar está retendo muita umidade.
Se você tiver alta umidade em seu sótão com espuma de spray, há uma variedade de coisas que podem estar causando o problema. Pode ser porque o empreiteiro de espuma de spray não selou todos os vazamentos de ar. Aberturas de empena e intradorsos são os grandes infratores aqui, mas pode haver outras áreas de vazamento.
O vazamento do duto é outro problema potencial. Se você tem muito vazamento de retorno, seu sótão pode estar sob pressão negativa. Grande parte do ar de reposição entrará no sótão do lado de fora, o que aumenta a UR dentro do sótão. Da mesma forma, um ventilador de cozinha potente pode criar um ambiente de pressão negativa em sua casa, puxando muito ar externo para o sótão.
A solução? Vede todos os vazamentos de ar do sótão e vazamentos em seu retorno de ar. Se o seu ventilador de cozinha estiver causando o problema, compre um menor ou forneça um caminho para o ar de reposição.
Se tudo mais falhar, você pode instalar um desumidificador no sótão ou colocar alguns dutos de ar condicionado lá em cima. O desumidificador é o preferido, pois seu ar condicionado só desumidificará o sótão enquanto o sistema estiver funcionando. Adicionar AC ao sótão também colocará o espaço sob pressão positiva, possivelmente forçando o ar do sótão em seu espaço de vida.
5. Tem uma fornalha de 80% no seu sótão? Com espuma de spray, pode não obter ar de combustão suficiente.
Se você estiver lendo este artigo no inverno e estiver operando um forno com ventilação atmosférica em um sótão com espuma de spray, largue o que está fazendo agora e compre um detector de monóxido de carbono de baixo nível. Você pode ter um problema perigoso em suas mãos.
Sótãos com espuma de spray não se destinam a ter ventilação. Isso é bom para a eficiência energética, mas é muito ruim para um forno projetado para viver em um ambiente ventilado. Fornos que usam o ar circundante para combustão precisam de ventilação. Se não houver ventilação suficiente para o ar de combustão, o forno pode retroalimentar o monóxido de carbono (CO) em sua casa.
Se você tem um forno de 80%, você realmente não deve obter isolamento de espuma de spray, a menos que uma das seguintes condições seja verdadeira:
- O empreiteiro de espuma de spray instala um amortecedor de combustão para fornecer ar de combustão, uma solução mais ou menos que pode comprometer a integridade do seu projeto de espuma de spray (já que é um vazamento de ar na espuma de spray)
- O empreiteiro de espuma de spray instala grades com persianas entre seu sótão e sua sala de estar; estes permitem que o forno use o ar de sua casa para o processo de combustão. Observe que isso não é uma boa ideia se você tiver uma casa muito hermética e de alto desempenho ou se sua casa simplesmente não for grande o suficiente para fornecer o ar necessário para a combustão.
- Você terá um forno de combustão selado na mesma época em que fizer o trabalho de espuma de spray. Os fornos de combustão selados sugam o ar de combustão através de um tubo dedicado. Eles não precisam estar em um ambiente ventilado
Conseguir um forno de combustão selado é de longe a melhor opção aqui. Amortecedores e grades com persianas podem funcionar, mas precisam ser instalados corretamente. Instalar o tipo certo de forno em primeiro lugar é mais uma coisa certa.
Você já tem espuma de spray no seu sótão? Peça ao seu empreiteiro que faça um teste de despressurização para determinar se o sótão se qualifica como um "espaço confinado". Os resultados do teste informarão se o forno está recebendo ar de combustão suficiente. Quando não é, você precisa agir.
Resolva esses problemas antes de colocar isolamento de espuma em spray em seu sótão.
Se você já tem espuma em spray e está enfrentando algum dos problemas que descrevemos aqui, saiba que existem soluções. O gerenciamento de umidade e ventilação é, de fato,
gerenciável . Assim são as questões relacionadas aos fornos e à segurança da combustão.
O isolamento de espuma em spray pode ser uma escolha sólida para muitos proprietários. Apenas esteja ciente das possíveis consequências para que você possa mitigá-las de antemão.