O flagelo amarelo está sobre nós. Em todos os lugares ao redor de Atlanta, um manto espesso de poeira cobre casas, carros, estradas e – quando ousam se aventurar nele – pessoas.
É pólen. Pólen de pinheiro, com certeza. E é um sinal de que a primavera chegou. Por aqui, quando você pode ver pólen de pinheiro, significa que muitos outros tipos de pólen também estão em andamento. E os pólens não são os únicos alérgenos que aparecem na primavera. Com o clima mais quente vem mais umidade, um catalisador para o crescimento de fungos. A alta umidade interna também fornece um habitat confortável para os ácaros, que podem agravar as alergias.
Então, como você pode tornar seu ar interno à prova de alergia com tudo isso acontecendo?
Você pode nunca tornar seu ar interno perfeito, mas certamente pode torná-lo melhor. Muito melhor.
Se você está preocupado com pólen, umidade e outros alérgenos de clima quente que se infiltram no ar de sua casa, aqui está um processo passo a passo para minimizar seu impacto na sua saúde.
1. Obtenha um filtro de ar melhor.
Seu filtro de ar atual provavelmente tem um ou mais destes problemas:
- Se encaixa desajeitadamente na carcaça do filtro, permitindo que o ar passe pelo filtro
- Não foi projetado para capturar alérgenos no ar que circulam pela sua casa
- Evita o fluxo de ar dentro de seus equipamentos e dutos de HVAC; isso é um grande problema para quem compra esses filtros de alto MERV de 1" em grandes lojas.
Obviamente, você deseja evitar esses problemas. Um filtro de ar melhor pode levá-lo até lá, desde que você obtenha o tipo certo. No mínimo, você deve substituir seu filtro de ar atual por um filtro de mídia.
Os filtros de mídia têm mais área de superfície do que os filtros padrão de 1". Isso permite que eles filtrem o ar com eficiência sem reduzir o fluxo de ar. Você obtém os mesmos valores altos de MERV que obtém dos filtros plissados de 1", mas sem os problemas de fluxo de ar que o deixam desconfortável. Esses filtros capturam quase todos os alérgenos transportados pelo ar que fazem você espirrar e causar coceira nos olhos, e o fazem
sem afetando o desempenho do HVAC.
Outra vantagem:você só precisa substituí-los uma ou duas vezes por ano. Para uma filtragem ainda mais séria, considere um filtro de mídia revestido de carbono (é basicamente um filtro de mídia com melhor controle de odor) ou até mesmo um sistema HEPA. Os filtros HEPA fornecem filtragem de ar de nível médico. Eles são os melhores dos melhores quando se trata de filtros, capturando até mesmo os menores contaminantes que podem entrar em seus pulmões.
2. Sele seus dutos de ar
Para entender como os dutos com vazamento afetam a qualidade do ar interno, pense em como o seu sistema HVAC funciona. Há um grande ventilador dentro da unidade interna. Este ventilador traz ar para o sistema através de seus dutos de retorno. Em seguida, ele sopra ar condicionado (resfriado ou aquecido, dependendo da estação) através dos dutos de alimentação.
Mas quando esses dutos estão com vazamento - e os dutos de retorno são os maiores ofensores quando se trata da qualidade do ar interno - o ventilador da unidade não está apenas puxando o ar do seu espaço através dos dutos. Está puxando ar
pelos vazamentos , também.
E os dutos com vazamento vivem em, hum... espaços pouco limpos. Sótãos ou crawlspaces, normalmente. Basicamente, os dutos de ar com vazamento permitem que o ar úmido, empoeirado e possivelmente carregado de mofo entre em sua casa. Escusado será dizer que este ar
não bom para suas alergias! Ao vedar os vazamentos, você pode impedir que esses alérgenos entrem em seu espaço. Seu sistema HVAC trará ar diretamente de sua casa e
somente da sua casa.
Observe que dutos muito sujos podem precisar ser limpos.
Se seus dutos estiverem vazando por muitos anos, o interior de seus dutos pode estar muito sujo. Em alguns casos, eles precisam ser limpos. Confira nosso artigo sobre limpeza de dutos para determinar se isso é algo que você precisa.
3. Elimine os micróbios com uma luz UV
Na primavera e no verão, a bobina interna do seu ar condicionado permanece molhada, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Esse ambiente úmido é perfeito para o crescimento microbiano e tenha certeza:os micróbios irão proliferar na bobina interna do seu AC.
Então, quando o ar condicionado estiver funcionando, o ventilador soprará essas bactérias para o seu espaço. Seguir as etapas 1 e 2 acima reduzirá o crescimento microbiano na bobina porque obter um filtro de ar melhor e vedar vazamentos no duto impedirá que a bobina fique muito suja. Os micróbios não crescerão na bobina em um número tão grande porque terão menos poeira e sujeira para se alimentar.
Mas eles ainda vão crescer com isso. Insira a luz UV HVAC. É essencialmente uma lâmpada especial que vive dentro de sua unidade interna e banha a bobina em luz ultravioleta. Essa luz mata os micróbios restantes, para que eles nunca entrem no ar interno.
4. Faça circular ar fresco
O ar fresco ajuda a controlar os odores em sua casa e reduz o impacto negativo na saúde de produtos de consumo sem gases, VOCs e outros contaminantes. Para muitos, esses odores agravam as alergias ao longo do ano.
Quando a maioria das pessoas pensa em deixar entrar ar fresco, seu primeiro pensamento é abrir uma janela. Mas você não deve fazer isso. Na primavera e no verão, esse ar "fresco" está carregado de pólen e umidade. Na verdade, tornará seu ar interno menos adequado para respirar, não mais. No entanto, você definitivamente deve circular ar fresco por toda a sua casa. Mas como?
Na nossa zona climática, as duas melhores opções são:
- Ventilação de desumidificadores de toda a casa que trazem ar fresco, filtram e removem a umidade ao mesmo tempo. Esses dispositivos interagem com os dutos e ajudam o ar condicionado a remover a umidade do ar. Quando você conecta uma entrada de ar fresco, ela faz o trabalho duplo, empurrando o ar fresco do exterior para dentro de sua casa.
- Ventiladores de recuperação de energia (também conhecidos como ERVs) que removem o ar da sua casa e introduzem ar fresco do exterior ao mesmo tempo. Eles também filtram o ar. Um ERV não é um desumidificador, mas transferirá a umidade do ar de entrada para o ar de saída durante o ciclo.
5. Considere dar passos maiores
A implementação das etapas de um a quatro acima deve levá-lo de um ar ruim ou mais ou menos para uma qualidade do ar acima da média que reduz os sintomas de alergias. Mas há outras coisas que você pode fazer... se estiver disposto.
Modifique seus hábitos
Às vezes, criamos nossos próprios problemas de qualidade do ar. Não queremos, mas acontece.
Por exemplo, você deixa seus sapatos quando chega de fora? Se você não os tirar, estará rastreando alérgenos ambientais, como pólen, por toda a sua casa. O mesmo vale para quando você se senta em um banco coberto de pólen e depois se joga no sofá.
Ou e seus animais de estimação? Quão limpos eles estão - e onde dentro de sua casa eles se sentam e dormem? Mesmo quando é difícil mudar todos os seus hábitos que afetam a qualidade do ar, há coisas que você pode fazer para mitigar os danos. Por exemplo, investir em um aspirador de pó com filtro HEPA ajuda a garantir que, ao limpar sua casa, você esteja se livrando de praticamente todos os alérgenos ambientais que chegaram ao seu piso.
Livre-se de cortinas e tapetes
Cortinas são refúgios de poeira que não são limpos com muita frequência. Se você precisar manter suas cortinas, use pelo menos o tipo que você pode lavar na máquina de lavar. Você terá mais chances de realmente limpá-los. Melhor ainda:substitua todas as cortinas por persianas que você possa limpar facilmente.
Tapetes, da mesma forma, são uma má opção de piso para quem sofre de alergias. Quando é hora de substituir seu tapete, vá de madeira em vez disso!
Selar a sua casa
Já explicamos como os vazamentos de dutos permitem que contaminantes entrem em seu espaço. As lacunas e rachaduras em seus dutos permitem que poeira e sujeira entrem em seu sistema HVAC.
Bem, a mesma coisa acontece com as lacunas e rachaduras em toda a sua casa. Umidade, poeira, pólen e outros alérgenos ambientais se infiltram no ar através desses portais, agravando os problemas com alergias. Quando você tem muito vazamento de ar no chão ou no teto - a maioria das pessoas, a propósito - você pode até estar respirando o pó de fibra de vidro do seu forro ou sótão. Isso não é bom.
Seu filtro de ar vai capturar muitas dessas coisas ruins? Claro. Mas é melhor evitar que ele entre em sua casa em primeiro lugar? Absolutamente. Uma auditoria de energia guiada pela porta do ventilador de sua casa revelará todas as maiores áreas de infiltração de ar. Então você pode começar a selar esses vazamentos e melhorar a qualidade do ar.
Atualize seu sistema HVAC
Não estamos dizendo que você deve adquirir um novo sistema de climatização apenas para melhorar a qualidade do ar, mas sistemas de climatização mais recentes
o fazem incluem recursos que podem tornar o ar mais limpo. Quando for a hora de um novo sistema, você deve considerar a atualização para uma dessas unidades.
Os sistemas HVAC de velocidade variável e duas velocidades fazem um trabalho melhor mantendo o ar interno limpo quando comparados aos sistemas padrão. Isso porque costumam operar em baixa velocidade, o que auxilia na remoção da umidade. A umidade interna mais baixa significa um ambiente menos hospitaleiro para ácaros e crescimento microbiano.
Então sim. Um sistema HVAC mais eficiente pode melhorar a qualidade do ar interno.
Dê um passo de cada vez.
No final, agir em
qualquer dessas sugestões deve melhorar suas alergias nesta primavera e ao longo do ano. É melhor seguir todos os passos? Claro que é.
Mas mesmo algo tão simples como obter um filtro de ar melhor ou vedar seus dutos pode ajudar muito a torná-lo mais confortável dentro de sua casa.
Precisa de ajuda para decidir o que fazer ou até onde você deve ir para tornar sua casa à prova de alergias na área de Atlanta?
Dê-nos um grito! Nossa equipe ouvirá atentamente suas preocupações e ajudará você a tomar a decisão certa.