>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Eletrodomésticos

A maneira correta de instalar o duto flexível


Você provavelmente já viu dutos de ar flexíveis (aka duto flexível) em seu sótão ou forro. Eles se parecem com isso:

Sim, duto flexível é aquela tubulação estranha que parece ter sido feita para a NASA ou algo assim. É realmente apenas um tubo pelo qual o ar se move. Ou, como é o caso em muitos lares, lutas para percorrer.

Você vê, o duto flexível raramente é instalado muito bem. Se você já viu um duto flexível dobrado ou caído e se perguntou se isso era um problema, você estava no caminho certo! Como o duto flexível, por definição, é flexível, geralmente flexiona de maneiras que não queremos.

O resultado é um fluxo de ar ruim e sistemas HVAC ineficazes.

Na verdade, gostamos de duto flexível. Mas você precisa instalá-lo corretamente.


Essa é a coisa sobre duto flexível. Quando os empreiteiros de HVAC o usam da maneira que deve ser usado, tudo bem. No entanto, em muitas casas, o duto flexível é usado em excesso porque é relativamente fácil de instalar em comparação com o duto de tubo rígido.

Além de ser usado em demasia, é frequentemente instalado de forma descuidada. Com o tempo, ele cede ou se dobra e inibe o precioso fluxo de ar através do seu sistema.

Isso não precisa acontecer. Instaladores de HVAC podem use duto flexível e evite esses problemas. Eles só precisam instalá-lo da maneira certa.


Falando nisso, as etapas a seguir abrangem a abordagem correta a ser adotada ao instalar o duto flexível:

1. Lembre-se:um bom sistema de dutos quase nunca será totalmente flexível.


Isso é fundamental. Estamos prestes a abordar onde e como você pode implantar dutos flexíveis, mas você deve ter em mente que um bom sistema de dutos não apenas usar duto flexível.

Você vai ter que instalar material de tubo rígido também. O tubo rígido, é claro, não vai torcer ou ceder. Também é muito menos suscetível a danos. Algo pode cair em seus dutos flexíveis e desalojá-los ou rasgá-los. Tubo duro? Não muito.

Com sistemas de dutos menores, pode ser bom usar quase tudo flexível, mas os cotovelos e curvas ainda devem ser tubos rígidos. De qualquer forma, lembre-se de que existem muito poucas situações em que um sistema de duto totalmente flexível está bem.

2. Faça todo o resto antes de instalar qualquer coisa.


Você não pode instalar o duto flexível se não tiver realizado um cálculo de carga Manual J, um Manual D para o projeto do duto e um Manual T para determinar os tamanhos de registro e grade. Depois de passar por esses exercícios, então você pode determinar se é bom usar o duto flexível.

E depois de fazer todas essas coisas, você ainda pode decidir não para usar o duto flexível. Tudo depende dos resultados.

Fazer todo esse trabalho braçal é como fazer sua lição de casa. Subir em um sótão com um monte de dutos flexíveis se você não fez isso primeiro? Isso é o equivalente a matar aula o semestre inteiro e depois aparecer no dia do exame final. Não é inteligente.

Na maioria dos casos, esses exercícios mostrarão que é possível usar o duto flexível em determinados locais. Mas onde?

3. Use duto flexível para trechos retos.


Você saberá que pode usar duto flexível se seu projeto contiver trechos retos (ou seja, seções retas e longas de duto). Como o duto flexível normalmente tem um desempenho inferior devido à flacidez e torção, as corridas retas eliminam isso.

Sim, o duto ainda pode ceder em uma corrida reta. Mas não vai ceder se o seu empreiteiro apoiá-lo adequadamente.

Qualquer seção de dutos que não seja reta? Use tubo rígido! Isso inclui curvas, cotovelos e qualquer coisa que saia do plenum. O duto flexível dobrado não permitirá que o ar flua adequadamente, mas o duto de tubo rígido sim.

A única vez que pode ser bom usar o duto flexível para uma curva é em um muito longo com um grande raio. Mas mesmo assim, o tubo rígido é provavelmente melhor.

4. Puxe-o bem e mantenha-o reto.


Se o seu empreiteiro usa duto flexível para trechos retos, é fundamental que eles o apertem bem ao instalá-lo. Caso contrário, o interior do duto ficará meio acidentado e comprimido. O ar não fluirá através dele corretamente e estará mais sujeito a ceder ao longo do tempo.

5. Teste e equilibre


Seu empreiteiro fez um bom trabalho quando instalou o duto flexível? Eles saberão se testarem seu trabalho.

Depois de instalar qualquer duto, flexível ou não, é importante verificar a pressão estática e o fluxo de ar através do sistema. Seu contratante de HVAC tem equipamento para realizar essas medições. Se o seu sistema não estiver movendo a quantidade certa de ar (o que deveria ser porque foi dimensionado e projetado adequadamente, lembra?), o empreiteiro precisará voltar e fazer ajustes até que esteja certo.

O duto flexível, em particular, também precisa de um controle de qualidade muito bom. É tão fácil dobrá-lo ou esmagá-lo! É por isso que acreditamos muito em foco e precisão rigorosos durante uma instalação de duto flexível, bem como uma auditoria pós-instalação, de preferência de um membro sênior da equipe.

Não há problema em ser um usuário de duto flexível. Basta usar com moderação.


Usar dutos flexíveis para trechos retos geralmente é bom, especialmente se você estiver fazendo isso como parte de um projeto de dutos personalizado deliberado e meticuloso para uma casa.

Mas usá-lo porque é fácil de instalar? Ou usá-lo para curvas? Isso é simplesmente irresponsável.

Quando instalamos dutos, geralmente usamos uma combinação de dutos flexíveis e rígidos. Na maioria das casas, na maioria das vezes, isso funcionará. Mas somente se você fizer sua lição de casa primeiro e se certificar de que está entregando um design de duto de qualidade com materiais e qualidade de instalação que duram.

Essa é a maneira correta de instalar dutos flexíveis ou, nesse caso, qualquer tipo de duto. É difícil fazer isso direito, mas vale a pena.