Vá a qualquer grande loja de ferragens e você verá filtros de ar em abundância. Laváveis, descartáveis, plissados, tamanhos recortados... opções não faltam.
Claro, muitos dos filtros de ar mais populares são os que afirmam filtrar mais coisas. Estes são os filtros com Valores Mínimos de Relatório de Eficiência (
aka , MERV) superior a 10, e a embalagem geralmente informa todos os contaminantes indesejáveis que podem capturar.
Você deve obter um desses filtros? Claro, você pode estar pensando. Por que não, certo?
Infelizmente, não é tão simples.
Os filtros de ar básicos mantêm seu sistema HVAC limpo
O uso de equipamentos de climatização e ventilação para melhorar a qualidade do ar interno é uma preocupação relativamente contemporânea. Nos velhos tempos (ok, na verdade apenas 20 anos atrás), o principal objetivo dos filtros de ar era evitar o acúmulo de sujeira e sujeira nos componentes do sistema HVAC.
Isso ocorre porque as bobinas AC sujas ou as peças do forno não funcionam tão bem quanto as limpas. Um sistema sujo é menos eficiente e menos eficaz em mantê-lo confortável. Em casos extremos, um sistema realmente sujo pode deixar de funcionar.
Os filtros de ar corrigem esse problema. Eles capturam poeira, sujeira e outras partículas transportadas pelo ar para que essas coisas não se acumulem em seu sistema. Este é o propósito "clássico" de um filtro de ar, e você não precisa de um filtro de alto MERV para manter seu sistema limpo.
Os filtros de alto MERV melhoram a qualidade do ar interno
Hoje em dia, existem outras razões para filtrar o ar interior. Devido a uma variedade de tendências – uma das quais é a crescente popularidade de casas herméticas e energeticamente eficientes – os proprietários estão cada vez mais preocupados com a qualidade do ar interno.
Isso é bom! Muitas casas contêm muitos contaminantes transportados pelo ar, portanto, filtrar e ventilar adequadamente o ar interno pode ajudá-lo a respirar mais facilmente, reduzir o desconforto causado por alergias e evitar adoecer. Se um dos seus objetivos com um filtro de ar é melhorar a qualidade do ar interno, valores MERV mais altos são definitivamente melhores. Mas há um porém…
Um filtro com um valor MERV mais alto é mais denso do que um com um valor MERV mais baixo. Na ausência de ajustes no sistema HVAC, o filtro "melhor" pode impedir o fluxo de ar, tornar sua casa menos confortável e reduzir a vida útil do sistema. Então, um valor MERV mais alto melhora a qualidade do ar interno? Sim. Pode causar problemas de desempenho HVAC? Também sim.
Isso é uma chatice, mas há uma solução para este problema.
Você precisa dimensionar seu filtro de ar para os pés quadrados adequados por tonelada.
Isso parece complicado, mas na verdade não é. Tudo o que isso significa é que você precisa garantir que seu sistema HVAC ainda possa fornecer a quantidade adequada de ar para todos os cômodos da sua casa, mesmo depois de adicionar o filtro de ar de alto MERV.
Quando não for possível, um profissional de HVAC precisará visitar sua casa, fazer algumas medições e possivelmente ajustar seu sistema para acomodar o filtro de ar mais denso.
Aqui está um exemplo do mundo real para você. Digamos que você tenha um sistema HVAC de 3 toneladas que funcione bem e mantenha você confortável. Desde que você o tem, você usa filtros de ar com classificação MERV 8. No último sábado, você estava examinando as prateleiras da Lowe's e eis que há um filtro de ar MERV 16 de 1" que se encaixa no seu sistema e intercepta todas essas coisas que seus filtros de ar antigos não tinham! Parece um bom negócio, então você compra o filtro.
O problema é que quando você adiciona esse filtro ao seu sistema de 3 toneladas, você não recebe mais 3 toneladas de fluxo de ar. Você está recebendo talvez 2,5 em vez disso.
O resultado a curto prazo é uma casa menos confortável. O resultado a longo prazo é um sistema HVAC mais caro que você precisa substituir mais cedo.
Nota:Você realmente deve consultar um profissional de HVAC antes de mudar para um filtro com um valor MERV mais alto. Dessa forma, você pode descobrir se algo precisa ser feito para acomodar o filtro mais denso. Não basta chegar à loja de ferragens e comprar o que você vê!
Agora, digamos que você descobriu que esse é o problema, mas ainda deseja o filtro MERV 16. Depois de ligar para o seu técnico de HVAC, ele provavelmente fará o seguinte:
- Determine se seu filtro está permitindo dois pés quadrados por tonelada de ar. Essa é uma fórmula que usamos para garantir que seu filtro permita fluxo de ar suficiente.
- Adicione um segundo plenum de retorno (e filtro) se o novo filtro estiver impedindo o sistema de mover ar suficiente. Um plenum adicional permite maior fluxo de ar, anulando as consequências do fluxo de ar do filtro de alto MERV.
- Aumente o plenum existente e obtenha um filtro maior do seu valor MERV preferido. Esta é outra forma de atingir o mesmo objetivo. Dependendo da sua configuração de HVAC, isso pode ser preferível a adicionar um plenum.
Atualmente, a Sociedade Americana de Engenheiros de Aquecimento, Refrigeração e Ar Condicionado (ASHRAE) recomenda o uso de um filtro de ar classificado em MERV 13 com 14 ou superior preferencial. Se você deseja melhorar a qualidade do ar da sua casa e seguir as diretrizes da ASHRAE (uma jogada inteligente), talvez seja necessário realizar as alterações acima antes de instalar o novo filtro de ar.
Em última análise, um profissional precisará medir a pressão estática total no sistema para determinar a melhor escolha para sua casa. Uma ou mais das modificações acima são normalmente necessárias, mas cada casa é diferente e requer uma solução única.
Quer um filtro de ar melhor para sua casa em Atlanta? Podemos ajudar com isso.
Se você deseja melhorar a qualidade do ar interno, mas não tem certeza de que seu sistema pode acomodar um filtro de ar de alto MERV, temos tudo o que você precisa.
A equipe fotovoltaica tem o conhecimento, a experiência e as ferramentas necessárias para medir o fluxo de ar e garantir que você obtenha a qualidade de filtragem que procura sem sacrificar o desempenho do sistema! Basta entrar em contato conosco para agendar um horário.
Ah, e se você está lendo isso e não tem certeza de quando foi a última vez que trocou seu filtro de ar, vá trocá-lo agora! Um filtro de ar muito sujo também pode prejudicar o desempenho do sistema.