Se você chegou até este artigo, provavelmente já sabe por que a vedação de seus dutos é tão importante.
Desde reduzir a perda de energia até melhorar a qualidade do ar interno, há muitas boas razões para vedar seus dutos com vazamento. A questão não é
se você deve selá-los. É
como . E em que medida.
Em termos de materiais de vedação de dutos, existem duas categorias de produtos que você provavelmente está considerando:fita e mastique. Cada um tem vantagens e desvantagens, então vamos considerar por que você pode usar um, outro ou ambos.
Depois de entender como cada produto é melhor aplicado, você pode reconsiderar se a vedação do duto é um projeto de bricolage, afinal.
Prós e contras do mastique para vedação de dutos
Quando aplicado corretamente, o mastique é sua melhor opção para vedação de dutos. Depois de pintá-lo em todas as áreas com vazamento e preencher as lacunas, o mastique endurece e forma uma barreira de ar perfeita (se você fez certo). Dependendo das condições da área onde seus dutos estão localizados, pode levar um dia ou mais para secar completamente.
Ao contrário da maioria das fitas, o mastique não se deteriora e perde sua adesão ao longo do tempo. É uma solução permanente que dura tanto quanto seu duto, para que você possa maximizar os benefícios da vedação do duto!
Ok, é por isso que a mástique é boa. Eis por que às vezes não é tão bom:
- Pode ser difícil saber se você atingiu 100% de cobertura. Só porque parece que você pintou sobre uma lacuna não significa que você selou adequadamente essa lacuna.
- A pintura de mastique em rachaduras e fendas apertadas pode ser um desafio; em alguns casos, pode até ser impossível.
- Se você precisar mover os dutos, o mastique curado pode rachar e você terá vazamentos novamente.
- Quando você está tentando selar uma lacuna muito grande, você pode acidentalmente obter gotas de mástique dentro dos próprios dutos. Se o mastique que você está usando não for classificado como zero VOC, isso pode criar um problema de qualidade do ar interno.
- A mastique é uma bagunça.
Por esses motivos, a maioria dos profissionais de HVAC usa uma combinação de mastique e fita adesiva para selar dutos. Às vezes, é fácil e eficaz usar mastique. Outras vezes, mastique simplesmente não é a melhor escolha.
Prós e contras da fita para vedação de dutos
Selar seus dutos com fita adesiva é uma opção relativamente rápida, conveniente e sem bagunça. Certos tipos de fita são ótimas opções para vedação de dutos. Outros... nem tanto.
Vamos começar mencionando o tipo que você definitivamente não deve usar:fita adesiva. Apesar do nome, a fita adesiva é uma péssima escolha para vedação de dutos! Ele não cria uma vedação de ar impermeável e, eventualmente, perde a adesão e cai. A fita adesiva é boa para muitas coisas; dutos, estranhamente, simplesmente não são um deles.
Outra opção é uma fita de folha de prata. Esta é uma escolha melhor, mas não a melhor. Alguns tipos de fita adesiva estão prontamente disponíveis em lojas de ferragens, mas a qualidade varia um pouco. E até mesmo os tipos de melhor desempenho são insignificantes em comparação com o mac-daddy das fitas de vedação de dutos:fita de mástique.
Sim, a fita de mástique é tanto mástique quanto fita. Ao contrário da "fita adesiva", o nome não mente.
A fita de mástique parece uma fita de papel alumínio comum, mas é muito mais grossa. Ao contrário da maioria das fitas de alumínio, a fita de mástique adere aos seus dutos com material adesivo de grau de mástique real. Você obtém os benefícios do mastique com a conveniência da fita adesiva!
Em suma, a fita adesiva pode ser uma boa opção para seus dutos, mas existem desvantagens em potencial:
- A qualidade varia:algumas fitas de alumínio aderem muito bem, mas outras perdem a adesão e falham rapidamente.
- Enrugamentos e rasgos na fita podem afetar a qualidade do trabalho de vedação do duto.
- A maioria das fitas de vedação de dutos eventualmente perde sua adesão e cai. Se eles durarem tanto quanto o seu duto dura, isso não é um problema. Mas talvez não.
- Ao contrário do mástique genuíno, a maioria das fitas pode rasgar e rasgar depois de ser aplicada em seus dutos.
A vedação de dutos é realmente um projeto de bricolage?
Agora que você conhece os prós e os contras do mastique e da fita, você pode estar se perguntando se esse é o tipo de coisa que você deve enfrentar. Embora qualquer pessoa seja livre para selar seus próprios dutos a qualquer momento, existem alguns problemas em potencial com o DIY.
Os pequenos problemas são materiais, tempo e dificuldade. Primeiro, você tem que obter mástique e/ou uma fita de boa qualidade (de preferência, fita de mástique, que não é tão fácil de encontrar). Então você tem que gastar muito tempo manobrando em torno de dutos em um espaço escuro e apertado ou sótão.
Ah, e se você tem dutos de tubos rígidos com isolamento em volta deles, você terá que tirar todo esse isolamento, selar os vazamentos e depois colocar o isolamento de volta.
Isso é um grande trabalho!
Mas, além dessas questões, há um obstáculo ainda maior:a qualidade do trabalho.
Reduzimos o vazamento do duto para 4% ou menos. É difícil fazer isso, mas podemos medir nossos esforços até atingirmos essa referência.
4% de vazamento do duto é super mínimo. Mesmo o melhor e mais completo trabalho de vedação de dutos terá dificuldades para reduzir o vazamento em mais do que isso.
E se você estiver fazendo bricolage, não terá ideia se atingiu esse benchmark. Quer estejamos usando mástique, fita mástique ou uma combinação de materiais, fazemos o seguinte para garantir que reduzimos o vazamento de dutos de cada casa para 4% ou menos:
- Teste de blaster de duto: Depois de selar inicialmente as áreas com vazamentos óbvios, realizamos este teste. Enviamos uma fumaça colorida pelos seus dutos e observamos por onde ela sai. As áreas onde vaza ainda precisam ser seladas, então nós as selamos e realizamos o teste novamente. Eventualmente, paramos de ver fumaça.
- Medição de vazamento real: Usando equipamentos especiais, podemos calcular a porcentagem real de ar que está vazando de seus dutos versus o ar que está distribuído adequadamente por toda a sua casa. É assim que verificamos se você está com apenas 4% de vazamento no duto.
No final, você não terá que se perguntar se seus dutos estão bem vedados. Você
saberá eles são selados com os melhores materiais possíveis.
Os dutos são bem complicados. Há muito a considerar além dos vazamentos.
Em muitos casos, a vedação do duto é secundária a outras correções de dutos. As casas em toda a área de Atlanta têm dutos subdimensionados, danificados ou mal instalados. Antes de selar seus dutos, você precisa determinar se vale a pena selar os dutos existentes.
Caso contrário, a questão da fita vs. mástique é praticamente irrelevante.
Se você está considerando a vedação de dutos para minimizar a perda de energia e melhorar a qualidade do ar interno em sua casa em Atlanta, ligue para nós! Analisaremos seus dutos para determinar a melhor solução possível, seja selando-os com fita adesiva, pintando em algum mastique ou qualquer outra coisa.