À medida que as temperaturas em torno de Atlanta sobem e o verão desencadeia sua fúria sufocante, precisamos que nossos condicionadores de ar
funcionem . E embora nosso principal pedido seja que o AC resfrie nossa casa com eficiência, também queremos que ele use a menor quantidade de energia possível.
Em suma, queremos que o nosso ar condicionado seja eficiente.
Felizmente, existe uma maneira de medir a eficiência do ar condicionado. Na verdade, é um número, e é chamado de índice de eficiência energética sazonal (também conhecido como SEER). Cada AC tem um. Quanto maior o número, mais eficiente é o ar condicionado. Parece bastante simples, certo?
Infelizmente, não é.
A classificação SEER de um AC é apenas uma média.
Todos os condicionadores de ar centrais disponíveis para compra com taxas de 14 a 26 SEER. Esses números são para sistemas de dutos tradicionais. Os sistemas mini-split podem ter uma classificação ainda maior.
De um modo geral, um SEER mais alto indica um ar condicionado mais eficiente. No entanto, existem diferentes variáveis envolvidas que podem tornar um determinado AC menos ou mais eficiente do que outro
apesar de sua classificação SEER. Uma dessas variáveis é a estação. Veja, na verdade há outra classificação que você pode usar para medir a eficiência de um ar condicionado:EER. É o "índice de eficiência energética", que, caso você não tenha adivinhado, é a mesma coisa que SEER, menos o qualificador "sazonal".
O EER de uma CA pode ser calculado a qualquer momento usando o BTUh atual de saída da CA e seus watts de entrada de energia. SEER, por outro lado, é a média do EER de um AC ao longo de uma temporada inteira. O SEER, ao contrário do EER, é responsável pelas variações sazonais, embora a eficiência operacional real do seu AC no final de abril possa ser muito diferente do que é no meio de julho!
Apenas tenha em mente que um AC avaliado em, digamos, 19 SEER nem sempre funcionará em 19 EER toda vez que for executado. Na verdade, ele pode operar com menos eficiência em condições mais difíceis (por exemplo, um dia muito quente em julho ou agosto).
Os aparelhos de ar condicionado High-SEER nem sempre são os mais eficientes.
Se você está determinado a obter um AC eficiente, o SEER é apenas um fator a ser considerado. A outra consideração importante - e é sem dúvida ainda mais importante que o SEER - é se o AC é um modelo padrão ou de velocidade variável.
Às vezes, os condicionadores de ar de velocidade variável terão a mesma classificação SEER que os modelos padrão, mesmo quando consomem menos energia em condições reais! Você provavelmente possui um ar condicionado padrão hoje. Ele liga e desliga de acordo com a configuração do seu termostato. Defina seu termostato para 74, e o AC funciona até que a temperatura interna seja 74. Em seguida, ele desliga.
Um AC padrão tem apenas uma velocidade de ventoinha, e é uma velocidade muito alta. Ele funciona a todo vapor toda vez que liga. Ou o AC está batendo em você com ar frio ou não está funcionando. Não há configuração "entre".
Os condicionadores de ar de velocidade variável funcionam de maneira diferente. Dependendo das condições da casa, eles correrão em baixa ou alta velocidade a qualquer momento. Na maioria das vezes, eles só funcionam em baixa velocidade. Isso porque quando o termostato está definido para 74 (ou qualquer temperatura que você quiser), o AC pode manter a casa perpetuamente fresca sem aumentar a velocidade.
Normalmente, os condicionadores de ar de velocidade variável só funcionam em uma velocidade muito alta em dias super quentes ou quando você define o termostato para uma temperatura muito mais baixa do que a temperatura ambiente atual (como quando está 77 graus em sua casa e você define o termostato para 68) .
Então, por que tudo isso importa para a eficiência do AC? Bem, os condicionadores de ar usam muita energia quando:
- Ative para iniciar um ciclo de resfriamento
- Corra a uma velocidade realmente poderosa
Ao contrário dos condicionadores de ar padrão, os sistemas de velocidade variável não ligam e desligam com muita frequência. Eles têm ciclos de resfriamento realmente longos e podem funcionar em baixa velocidade durante a maior parte de um dia inteiro! Assim, eles evitam
ambos dos aspectos de maior consumo de energia do uso de AC.
Isso nem sempre é levado em consideração no SEER, no entanto. É possível que uma CA padrão e uma CA de velocidade variável sejam classificadas em 18 SEER. Mas o sistema de velocidade variável será
bastante mais eficiente em condições de operação do mundo real!
Agora que você sabe o que é uma classificação SEER, isso parece tão importante?
SEER
é importante, mas não é a única coisa que importa para a eficiência do AC. Pense nisso como um guia valioso entre outros guias valiosos.
Velocidade padrão vs. variável importa muito. A qualidade da sua instalação AC também é importante. O mesmo acontece com o design do seu sistema de dutos e a qualidade dos seus dutos. Até certo ponto, até a marca do AC faz a diferença!
Se você está avaliando condicionadores de ar e deseja escolher um modelo eficiente, certifique-se de que está olhando além do SEER e considerando os outros fatores que afetam a eficiência de um AC.