As zonas HVAC são um ótimo recurso que pode melhorar o conforto. Mas eles só são eficazes se forem projetados e instalados adequadamente.
Quando não estão, causam problemas. Talvez o melhor tipo de zoneamento envolva vários sistemas HVAC. Talvez você tenha um sistema para o andar de cima e um sistema para o andar de baixo. Em teoria, esses sistemas foram projetados individualmente para atender às necessidades de aquecimento e resfriamento de apenas uma área da sua casa. Se este é o tipo de sistema de zoneamento que você tem, você provavelmente está em ótima forma.
Outra ótima opção é usar equipamentos HVAC de velocidade variável com placas de zoneamento comunicantes. Esses sistemas modernos fazem um ótimo trabalho, fornecendo a quantidade certa de ar condicionado para diferentes áreas da sua casa.
Mas muitas casas têm várias zonas para apenas um sistema HVAC padrão.
Esse tipo de sistema pode funcionar, mas é problemático. Há algum tempo, publicamos um artigo sobre bom zoneamento, mau zoneamento e amortecedores de desvio, que aprofunda bastante esses sistemas.
O resumo disso é que os sistemas HVAC individuais divididos em zonas quase sempre exigem amortecedores que cortam o ar de uma zona enquanto outra zona está sendo aquecida ou resfriada. O que é ruim nisso é o fato de que uma ou mais zonas receberão muito ar sempre que outra zona
não estiver recebendo qualquer ar.
Para resolver esse problema, os empreiteiros de HVAC geralmente instalam amortecedores de desvio. Esses amortecedores redirecionam o excesso de ar de volta para o retorno do sistema, aliviando a pressão estática.
Exceto que, quando você faz isso, corre o risco de criar um outro problema.
O excesso de ar pode congelar a bobina.
E uma bobina AC congelada é realmente muito ruim. Por um lado, o AC acabará por parar de funcionar. Você vai ficar quente! E à medida que o gelo derrete, pode causar danos causados pela água à sua casa ou destruir os componentes do HVAC.
Felizmente, existem maneiras de evitar que isso aconteça! Se você tem um sistema de zoneamento com um amortecedor de desvio e está tendo problemas com a formação de gelo na bobina CA, aqui estão algumas técnicas que nossa equipe usa para resolver esse problema e salvar suas zonas.
1. Instale uma estatística de congelamento
Uma estatística de congelamento é um dispositivo que mede a temperatura da sua linha de refrigerante de cobre. Quando a temperatura cai abaixo de um certo limite, o status de congelamento desliga a unidade externa temporariamente. O sistema não desliga totalmente – o soprador ainda soprará ar – mas o compressor parará de funcionar.
Depois que a temperatura dentro da linha voltar a subir, o status de congelamento permitirá que a unidade externa retome a operação. Basicamente, o status de congelamento impede que o ar frio que passa pelo amortecedor de desvio "exagere" e congele a bobina.
2. Instale um sensor de temperatura do ar de descarga
Isso funciona de maneira semelhante à estatística de congelamento, exceto que mede a temperatura dentro do sistema de dutos, não a linha de cobre.
Instalamos o sensor dentro do plenum de alimentação do sistema. Quando as coisas ficam muito frias, desliga a unidade externa. Depois que a temperatura dentro do seu sistema de dutos aquecer novamente, a unidade externa pode iniciar novamente.
3. Envie o ar de desvio para a casa
Isso realmente só funciona se o amortecedor de desvio estiver dentro de uma sala mecânica ou dentro do espaço da casa. Em vez de enviar o ar de desvio de volta para o retorno, podemos configurá-lo para liberar ar para dentro da casa.
Se você tem um porão não condicionado, às vezes podemos despejar o ar de desvio lá - uma boa opção se você tiver um porão úmido e quiser que seja mais confortável!
4. Descarregue o ar de desvio mais longe da unidade interna
Na maioria das vezes, um amortecedor de desvio não congelará sua bobina se enviar ar para uma parte do retorno que esteja longe o suficiente da própria unidade. Quando é possível descarregar o ar a pelo menos 15 pés do soprador, esta é uma solução viável que provavelmente não resultará em uma bobina congelada.
5. Superdimensione as zonas ou combine zonas
Em alguns casos, um empreiteiro de HVAC pode instalar dutos maiores para uma ou mais de suas zonas. Desde que os dutos não sejam tão grandes que o AC não possa resfriar o espaço, essa abordagem pode aliviar a pressão dentro de cada zona e minimizar a quantidade de ar que o amortecedor de desvio precisa liberar.
Quando possível, você também pode considerar a combinação de zonas. Por exemplo, talvez você tenha uma zona HVAC muito pequena em sua casa:um escritório no nível da garagem, digamos. Se você estiver disposto a combinar essa zona com a zona da sala/cozinha da sua casa, isso pode aliviar suficientemente a pressão no sistema e evitar que a bobina congele.
6. Obtenha uma melhor situação de zoneamento
Todas essas estratégias de amortecimento de desvio, embora totalmente viáveis, são essencialmente correções de band-aid para arranjos de zoneamento abaixo do ideal. Uma solução melhor é usar equipamentos encenados sempre que você estiver pronto para substituir seu sistema HVAC.
Sistemas de dois estágios e velocidade variável, quando projetados e instalados corretamente, podem ser ótimas plataformas para zoneamento. E você não deve precisar de um amortecedor de desvio!
A melhor solução depende da situação de zoneamento da sua casa
Essa é a lição chave aqui. Quando você tem esse problema, é provável que uma das soluções acima seja melhor ou mais viável do que as outras. Para determinar o curso de ação correto, nossa equipe visitará sua casa para ver o que está acontecendo com seu amortecedor de desvio.
Se você está tendo problemas com seu AC e tem várias zonas em um único sistema, ligue para nós hoje! Enviaremos um profissional experiente para sua casa o mais rápido possível para diagnosticar o problema e encontrar a melhor solução.