>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Eletrodomésticos

O que é projeto de climatização personalizado, afinal?


Quando encontramos proprietários cujos sistemas HVAC lutam para mantê-los confortáveis, sempre há a melhor solução para o problema. Dependendo da origem do problema, a melhor solução pode ser qualquer coisa, desde um ajuste de dutos (fácil) a substituição de AC ou forno (mais envolvido) até um redesenho completo do sistema HVAC e dutos (mais envolvidos).

Quando a melhor solução é reprojetar o sistema HVAC - ou você decidiu que quer reprojetar - há procedimentos específicos que um profissional de HVAC deve seguir.

Vamos dar uma olhada nesses procedimentos, que garantem que você tenha uma casa mais confortável e com contas de energia consistentemente baixas nos próximos anos.

Por que optar por um projeto HVAC personalizado?


Nem todo mundo precisa. Algumas casas têm sistemas de climatização do tamanho certo, dutos instalados corretamente e um envelope de ar e térmico razoavelmente robusto. Os sistemas nessas casas provavelmente estão ok do jeito que estão, exceto alguns ajustes modestos.

Mas muitas casas não são assim todos .

Em nossa área, a maioria das casas que encontramos tem um ou mais dos seguintes problemas:
  • Condicionadores de ar e/ou fornos de grandes dimensões
  • Condutas subdimensionadas, mal instaladas ou danificadas
  • Condutas com vazamento e/ou não isoladas
  • Muito pouco ar de retorno
  • Falta de isolamento ou isolamento danificado
  • Grandes aberturas de ar que permitem muita infiltração

A lista continua e continua. Em um mundo perfeito, construtores e empreiteiros de HVAC projetariam e instalariam sistemas HVAC adequadamente. Eles faziam muitas medições, processavam muitos números e instalavam os sistemas certos com os componentes certos. Os proprietários ficariam confortáveis. Seus ACs e fornos durariam mais. Suas contas de energia seriam mínimas.

Infelizmente, não é assim que as coisas são, então acabamos com os problemas listados acima. A consultoria e projeto de HVAC resolve todos eles. Para o bem.

Mas só se você fizer certo.

1. Cálculo manual de carga J


Você deve sempre ter um profissional para realizar um cálculo de carga antes de comprar um novo sistema HVAC. Sem exceções.

Publicamos uma série inteira de artigos sobre isso, mas é importante lembrar que um cálculo de carga manual J é a única maneira de saber o tamanho certo para o seu ar condicionado e sistema de aquecimento. Basicamente, fazemos muitas medições, as conectamos a um aplicativo de software dedicado e determinamos o sistema de tamanho certo para sua casa.

A maioria dos empreiteiros de HVAC não faz isso, mas deveria. É um trabalho extra, com certeza, mas não fazê-lo pode resultar no sistema errado (um sistema superdimensionado, normalmente) que não consegue mantê-lo confortável.

Então, depois de fazer o cálculo da carga, sabemos se você precisa de um sistema de 2 toneladas, 3 toneladas, 3,5 toneladas ou maior. Ele nos diz qual tamanho você deve comprar, basicamente, e você ficaria surpreso com a frequência com que esse tamanho é diferente do seu tamanho atual.

Muitas vezes realizamos um cálculo de carga em conjunto com um…

2. Avaliação de desempenho doméstico


Este exercício é uma série de etapas que inclui uma auditoria energética e um plano prescritivo de desempenho doméstico. Basicamente, analisamos sua casa para encontrar áreas de infiltração de ar e isolamento inconsistente ou de baixo desempenho. As etapas incluem:
  • Teste da porta do ventilador
  • Teste térmico
  • Teste de segurança de combustão
  • Análise da qualidade do ar interno

Durante o teste da porta do ventilador, pressurizamos sua casa e a exploramos usando uma câmera infravermelha. As imagens expõem áreas onde há muita infiltração de ar e onde o isolamento está ausente ou com baixo desempenho. Depois, selamos os maiores vazamentos de ar e aumentamos seu isolamento, conforme necessário.

Essas duas primeiras etapas são tarifa padrão de auditoria energética. As outras etapas levam as coisas adiante, reconhecendo a interação entre o desempenho geral de energia de sua casa e sua infraestrutura de HVAC. Afinal, vazamentos de dutos podem ser tão problemáticos quanto vazamentos de ar em outros lugares. E você dificilmente pode declarar uma casa de "alto desempenho" quando ela tem problemas com aparelhos de combustão e problemas de qualidade do ar interno!

Muitas vezes, realizamos um cálculo de carga ao mesmo tempo em que fazemos esses outros testes. Supondo que você planeja fazer alterações para melhorar o desempenho energético de sua casa, podemos inserir os novos números no software Manual J e determinar o tamanho certo de CA e forno com base nas atualizações que você planeja implementar.

Aqui está um exemplo. Digamos que um cálculo de carga diga que sua casa precisa de um sistema de 3 toneladas. Agora, você tem um sistema de 3 toneladas, então você está bem. Certo?

Pode ser. Mas digamos que você também queira selar alguns grandes vazamentos de ar e adicionar isolamento ao seu sótão com base na avaliação de desempenho da casa. Você ainda precisará de um sistema de 3 toneladas depois de fazer essas alterações? Podemos conectar os novos dados de isolamento e infiltração de ar no software Manual J para ver.

No final, você pode precisar apenas de um sistema de 2,5 toneladas em vez de um sistema de 3 toneladas. Acontece!

3. Análise de dutos e teste de fluxo de ar


Às vezes, realizamos essas etapas como parte da avaliação de desempenho em casa. Mas também as realizamos quando alguém opta por não passar pela porta do soprador/parte de imagem térmica do processo.

Em outras palavras, algumas pessoas não estão procurando fazer alterações em sua casa real agora, mas ainda querem um melhor desempenho de HVAC. Essa não é a abordagem mais ideal, mas é financeiramente prática para alguns proprietários.

Portanto, todos que optarem pelo design HVAC personalizado precisam fazer isso. Aqui está o resumo da análise de dutos:
  • Inspecionamos visualmente os dutos em busca de vazamentos.
  • Determinamos se os dutos estão isolados adequadamente
  • Quando necessário, realizamos um teste de detonação do duto para identificar todas as áreas de vazamento do duto
  • Medimos os dutos, registros e aberturas para determinar se eles são do tamanho certo para a casa e o sistema HVAC.
  • Medimos o CFM da tubulação existente com uma coifa digital; dessa forma, podemos combinar o fluxo de ar que estamos recebendo com o que o software nos diz que é necessário.
  • Olhando dentro dos dutos, podemos dizer se eles estão suficientemente limpos; dutos sujos podem ser um problema de qualidade do ar interno e um problema de fluxo de ar.

O teste de fluxo de ar, por outro lado, nos diz quanto cada sala precisa obter do sistema HVAC. Certas salas precisarão de mais ou menos, dependendo do tamanho e de outros atributos. Podemos calcular se eles estão recebendo a quantidade certa hoje, quanto precisam obter e fazer ajustes nos dutos ou instalar dutos que atendam a esses requisitos.

Este teste geralmente é a melhor maneira de resolver problemas com pontos quentes e frios em toda a sua casa. As "salas problemáticas" geralmente não recebem ar suficiente, e esse teste pode nos mostrar quanto ar essas áreas deveriam estar recebendo vs. o que eles estão recebendo.

4. Análise da qualidade do ar interno


Dutos com vazamento, dutos sujos e casas com vazamento com muita infiltração de ar contribuem para a má qualidade do ar interno.
  • Os dutos com vazamento puxam o ar do sótão ou do forro para dentro de sua casa.
  • Os dutos sujos podem abrigar o crescimento microbiano que é espalhado pelo seu espaço.
  • A infiltração de ar permite que o ar e a umidade carregados de pólen entrem em sua casa.
  • As partículas transportadas pelo ar podem circular indefinidamente

Outros possíveis problemas incluem:
  • CO atingindo níveis preocupantes, mesmo que não acione seu detector de CO
  • VOCs nocivos de produtos domésticos comuns podem degradar a qualidade do seu ar

Quando projetamos um sistema HVAC personalizado, estamos sempre procurando oportunidades para eliminar esses problemas. Isso garante uma melhor qualidade do ar interno e uma casa mais confortável e mais eficiente!

Aqui está outra coisa que entra em jogo quando você está reforçando a barreira de ar da sua casa por meio de vedação de ar e vedação de dutos:ventilação. Uma casa hermética é ótima para manter sua casa fresca no verão e quente no inverno. Mas sem um pouco de ajuda, não é tão bom para ventilação.

Sempre que fazemos esse tipo de ajuste para um cliente, também verificamos se a casa precisa de ventilação mecânica. Aqui em Atlanta, os desumidificadores ou ERVs de ventilação de toda a casa são as melhores opções para ventilação mecânica. Esses sistemas garantem que sua casa sempre receba a quantidade certa de ar fresco do exterior, filtrado e (quando necessário) desumidificado.

Na verdade, achamos que os ERVs são a melhor opção dos dois, a menos que sua casa precise de um desumidificador para manter a umidade em um nível confortável.

Isso cobre tudo. Mas lembre-se:cada casa é única.


Desde o dimensionamento do AC e do forno até os dutos, fluxo de ar, qualidade do ar interno e muito mais, as etapas acima são simplesmente a melhor maneira de projetar um sistema HVAC personalizado para qualquer casa.


Se você mora na área metropolitana de Atlanta e acha que seu sistema HVAC poderia fazer um trabalho melhor para mantê-lo confortável, fale conosco! O design HVAC personalizado não é necessário para todos, mas quase sempre há uma solução para os problemas mais complicados de conforto e eficiência doméstica.