Muitos sistemas de ar condicionado central não recebem ar de retorno suficiente. Quando isso não acontece, você pode ter todos os tipos de problemas. Pontos quentes e pontos frios em toda a sua casa, problemas de qualidade do ar interno, falha prematura de componentes... É uma lista muito longa de coisas realmente ruins.
"Ok, então," você declara. "De quantas saídas de ar de retorno eu preciso, afinal?"
É uma ótima pergunta. Talvez um empreiteiro de HVAC tenha lhe dito que você precisa adicionar ar de retorno, ou talvez você tenha aprendido sobre alta pressão estática e se preocupe que seu sistema sofra com isso. Seja qual for o caso, cada casa exige um número muito específico de retornos, todos os quais devem ter um tamanho muito específico.
Para descobrir tudo isso, alguém precisa decifrar alguns números.
Fatores que afetam o número de retornos aéreos
Todas as coisas a seguir influenciam o número de retornos de ar que seu sistema precisa:
- Tamanho do sistema HVAC (tonelagem)
- Tamanho da casa e dimensões da sala
- Número de histórias em sua casa
- Tamanho e tipo de duto ideais para sua casa
- Tamanho e tipo da tampa de ventilação
- Número de zonas HVAC na casa
Na verdade, há mais, mas você entendeu. Quando calculamos o número de retornos de ar que um sistema precisa, seja para um projeto de HVAC personalizado ou uma instalação de CA mais simples, usamos um exaustor de fluxo digital para ver quanto ar o sistema está movendo agora versus o que ele realmente precisa mover.
Muitas vezes descobrimos que o sistema existente em qualquer casa não move tanto ar. Por quê? Por um lado, a maioria dos empreiteiros de HVAC não se preocupa em calcular a quantidade de dutos que você precisa ou quantos retornos você deve ter. Infelizmente, há muitas suposições e ilusões em nossa indústria.
Em outros casos, uma casa pode ter começado com um sistema de dutos muito bom. Mas se você começar a adicionar salas ou alterar o tipo de filtro usado, poderá tornar os dutos menos eficazes. Esses tipos de mudanças podem afetar as necessidades de aquecimento e resfriamento da sua casa. Às vezes, você precisará adicionar ar de retorno.
Estas são as melhores maneiras de aumentar o ar de retorno em uma casa
Quando uma casa precisa de ar adicional no lado de retorno, nós:
- Modificar um ou mais retornos aéreos existentes
- Adicione um retorno para melhorar o equilíbrio do sistema
- Faça alguma modificação além de modificando ou adicionando retornos
Lembre-se, estamos tentando fazer com que o sistema se mova entre 350 e 400 CFM de ar. Quando seus retornos de ar estão em locais centralizados, como corredores ou outras áreas comuns, geralmente é possível aumentar esses retornos para obter mais ar no sistema. Dependendo do tipo de tampas de ventilação que você possui, também podemos substituí-las por um tipo menos restritivo.
Mas se os retornos existentes estiverem, digamos, em um quarto que também tenha um respiradouro de suprimentos próximo, provavelmente não os expandiríamos. Fazer isso pode prejudicar o equilíbrio do movimento do ar para aquela sala em particular. Em vez disso, adicionaremos um retorno em um local apropriado. Corredores, salas de estar, salas de jantar… Todos estes são locais potenciais para um retorno de ar.
Em alguns casos em que um sistema não está movendo ar suficiente, descobriremos que o problema não tem nada a ver com o ar de retorno! Talvez você tenha um duto flexível capaz de mover 275 CFM, mas está movendo apenas
metade tanto ar porque está dobrado em um canto do sótão. Quando vemos algo assim – e muitas vezes vemos! — redesenhamos e reinstalamos esse duto para que ele forneça o fluxo de ar adequado.
Uma observação sobre filtros de ar
Se o seu sistema não estiver movendo ar suficiente, seu filtro de ar pode ser o problema.
Todos sabemos que os filtros de ar sujos restringem o fluxo de ar. Mas filtros realmente densos podem ter o mesmo efeito, mesmo quando são novos!
Quando alguém deixa de usar um filtro de ar básico de 1" para usar algo com um valor MERV alto, há muito potencial para restrições problemáticas de fluxo de ar. Você pode ter que voltar para o filtro mais básico. Ou, se você insistir em usando o tipo de alto MERV para melhor qualidade do ar interno, pode ser necessário adicionar ou expandir o ar de retorno.
Tenha em mente que seu filtro de ar também precisa ser do tamanho certo para o sistema de dutos. Um filtro de ar de retorno subdimensionado pode impedir que o sistema mova a quantidade ideal de ar, impedindo ainda mais sua capacidade de fornecer a quantidade certa de ar para os lugares certos.
Para uma solução alternativa, o melhor dos dois mundos, considere o uso de um filtro de mídia. Esses filtros têm um alto valor de MERV, mas também têm mais área de superfície do que os filtros de 1" da loja de ferragens. Eles oferecem excelente filtragem de ar sem as restrições de fluxo de ar que você obteria dos filtros de prateleira.
E certifique-se de que seu técnico de HVAC verifique se o que você está adquirindo é do tamanho certo para seu sistema de dutos e equipamentos de HVAC.
Lembre-se:o número de saídas de ar de retorno que você precisa é realmente…
... quanto ar o sistema pode mover! Precisamos dele para mover cerca de 400 CFM de ar. Se não puder, adicionar ar de retorno pode ser a solução. Ou, dependendo da sua situação, pode haver algum outro caminho para aumentar o fluxo de ar.
Seja qual for o caso, nós podemos ajudar! Se você mora na região metropolitana de Atlanta e acha que seu sistema HVAC deveria estar movimentando mais ar, entre em contato conosco! Enviaremos um consultor à sua casa para analisar a situação e direcioná-lo para a melhor solução.