Se não está quebrado, então não, hum... você sabe como isso acontece.
Esse é praticamente o nosso conselho quando se trata de aquecedores de água. Contanto que ainda esteja aquecendo sua água, deixe-a agir. Se você está se perguntando quando substituir um aquecedor de água e quer a resposta mais simples possível, bem, aí está!
Na maioria das vezes, o momento certo para substituir um aquecedor de água é quando ele para de funcionar por algum motivo. Se isso ainda não aconteceu, seu aquecedor de água provavelmente está bem.
Mas há uma grande exceção a essa regra. Ok, quatro grandes exceções. Chegaremos a todos os quatro daqui a pouco. Mas primeiro, vamos considerar alguns dos problemas mais comuns do aquecedor de água que indicam que é hora de substituir a unidade.
1. As coisas parecem enferrujadas
Com o tempo, os aquecedores de água mais antigos podem desenvolver muita ferrugem e corrosão. Isso é especialmente verdade quando o aquecedor de água fica em um forro ou porão onde há muita umidade no ar.
Grandes quantidades de ferrugem visível são problemáticas. Se a ferrugem ainda não causou a falha de uma peça, provavelmente é apenas uma questão de tempo. Claro, você pode esperar que ele falhe. Mas então você ficará sem água quente por um período indefinido de tempo.
Quando um aquecedor de água tem mais de 10 anos e tem muita corrosão visível, muitas pessoas optam por substituí-lo em vez de apostar em sua longevidade contínua. Achamos isso inteligente.
2. Vazamento no tanque
Alguns vazamentos de água são corrigíveis! Sempre que envolvem uma conexão de arruela, válvula ou tubulação, há uma boa chance de remover a parte ruim e substituí-la por uma boa que não vaze.
Mas um vazamento no tanque é outra coisa. Isso pode resultar da idade e da corrosão ao longo do tempo (veja o item 1 acima) ou de outra coisa completamente diferente. Seja qual for o caso, raramente vale a pena tentar consertar um vazamento no tanque. Será mais rentável substituir o aquecedor de água.
3. Outros tipos de vazamentos
Muitas coisas têm que dar certo para o seu aquecedor de água aquecer a água e não vazar ao fazê-lo. Com o tempo, é comum que as peças se desgastem e causem vazamento. Às vezes, podemos consertar o vazamento com bastante facilidade. Outras vezes, consertá-lo pode exigir peças significativas e custos de mão de obra.
Quando os custos de reparo são iguais a cerca de um terço do custo de um novo aquecedor de água, a substituição da unidade geralmente é mais econômica.
Lembre-se:aquecedores de água que precisam de reparos significativos geralmente são bem antigos. Você provavelmente vai acabar consertando o aquecedor de água a uma despesa significativa apenas para vê-lo quebrar novamente em um futuro não tão distante. Por esse motivo, geralmente é melhor apenas substituí-lo.
4. O elemento em seu aquecedor elétrico de água está ruim
Aqui está um problema que não envolve vazamentos de água. Envolve a falha de uma parte crítica.
Os aquecedores de água elétricos convencionais contêm um elemento de aquecimento. O elemento fica muito quente, o que, por sua vez, torna a água no tanque muito quente. Em um horizonte de tempo suficientemente longo, esse elemento vai falhar. Quando isso acontecer - e espero que isso só aconteça muitos anos depois que você comprou o aquecedor de água! — substituir a unidade é quase sempre mais rentável.
Faz sentido substituir um aquecedor de água perfeitamente funcional?
Pode ser! Lembre-se de como mencionamos que existem quatro exceções à regra "se o seu aquecedor de água não estiver quebrado"? Bem, aqui estão eles:
1. Você quer um aquecedor de água mais eficiente
Às vezes, os aquecedores de água duram muito tempo! Isso é bom porque você não precisa substituí-los. Mas os últimos 15 a 20 anos viram grandes melhorias na eficiência do aparelho. Não é irracional ou incomum atualizar um aquecedor de água relativamente ineficiente para uma unidade que consome menos energia.
Hoje em dia, existem muitas opções de aquecedores de água. De aquecedores de água com bomba de calor a aquecedores de água sem tanque, você pode escolher entre uma variedade de eficiências e tipos diferentes.
2. Você já está substituindo seu sistema HVAC
Isso pode não ser verdade para todos os empreiteiros de HVAC, mas certamente é verdade para nós! Instalamos e fazemos manutenção em aquecedores de água, portanto, se você já estiver substituindo seu sistema HVAC, muitas vezes poderá economizar em custos de mão de obra ao substituir seu antigo aquecedor de água ao mesmo tempo.
Em certas situações, a localização do seu aquecedor de água pode até estar impedindo a instalação do HVAC. Quando este for o caso, a substituição do aquecedor de água também pode agilizar a instalação do sistema HVAC.
Normalmente, não recomendamos essa opção se você tiver um aquecedor de água relativamente novo que esteja funcionando bem. Mas se a unidade já estiver chegando ao fim de sua vida útil, substituí-la junto com o HVAC é uma escolha inteligente.
3. Você está encapsulando seu forro e tem um aquecedor de água a gás
Aquecedores de água a gás natural da velha escola e forros encapsulados não combinam.
Isso ocorre porque os aquecedores de água padrão que usam gás natural dependem de um processo chamado combustão atmosférica. Eles precisam viver em um espaço bem ventilado para que haja ar suficiente para que o processo de combustão ocorra com segurança e sem a liberação de excesso de monóxido de carbono.
Quando você encapsula um forro, está selando toda a ventilação externa. Então, se houver um aquecedor de água a gás natural lá embaixo, não terá ar suficiente para uma combustão segura.
A melhor maneira de resolver esse problema é substituir o antigo aquecedor de água por um tipo de combustão selada, uma unidade sem tanque montada ao ar livre ou uma unidade elétrica mais eficiente, como um aquecedor de água com bomba de calor.
4. Seu antigo aquecedor de água se conecta a uma chaminé
Agora estamos entrando no reino das "coisas que os construtores costumavam fazer que são realmente muito inseguras e nunca voariam hoje em dia". Em casas mais antigas, não é incomum ver aparelhos de combustão que saem pelas chaminés.
Em primeiro lugar, se esta é a sua situação, peça a um profissional para realizar um teste de segurança de combustão. Dependendo da sua situação de exaustão/chaminé, você pode ter um problema de backdraft de monóxido de carbono. Quer você substitua ou não o aquecedor de água, esta é uma situação perigosa que você deve corrigir imediatamente!
Mas mesmo que você não tenha um problema de backdrafting hoje, você pode ter um no futuro - especialmente se a chaminé for do tipo externo com um interior de argila e argamassa. Essa configuração quase sempre viola os códigos de construção contemporâneos porque apresenta um risco de segurança desnecessário.
Como existem aquecedores de água mais novos e melhores com métodos de instalação mais novos e melhores disponíveis, geralmente é uma boa ideia substituir o que você tem por algo mais moderno. E mais seguro.
5. Seu aquecedor de água pode causar muitos danos se vazar
Quando um aquecedor de água está em um forro, porão inacabado ou garagem, um aquecedor de água com vazamento geralmente resulta em danos mínimos à sua casa. Mas isso definitivamente
não o caso quando o aquecedor de água está localizado em:
- Um porão acabado ou no nível principal: O vazamento pode destruir partes do piso, contrapiso, paredes ou outros móveis internos.
- Um condomínio ou prédio alto :Se você tiver pessoas morando abaixo ou ao lado de você em um prédio com várias unidades, um aquecedor de água com vazamento pode danificar seu condomínio e seu condomínio.
Em qualquer uma dessas situações, pode ser inteligente substituir um aquecedor de água antigo, mesmo que ainda funcione. Depois de um certo ponto, a probabilidade de vazar e causar danos se tornará muito alta (e arriscada) para o conforto.
Ainda não sabe quando substituir um aquecedor de água? Nós temos você.
Na maioria das vezes, não há razão para tocar em um aquecedor de água em funcionamento. Apenas deixe aquecer sua água e não pense nisso! Mas outras vezes, pode não ser totalmente claro se você precisa substituir seu aquecedor de água ou apenas consertá-lo.
Se você mora na região metropolitana de Atlanta e está tendo problemas com seu aquecedor de água,
entre em contato conosco! Enviaremos um técnico experiente à sua casa para diagnosticar o problema e orientá-lo na direção certa.