>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Eletrodomésticos

Um ERV pode reduzir os níveis de radônio?


Nos últimos anos, o teste de radônio tornou-se uma prática padrão entre os futuros proprietários após colocar uma propriedade sob contrato. Também é comum que os proprietários de longa data realizem um teste de radônio – especialmente se sua casa nunca foi testada no passado ou se moram em uma área onde níveis elevados de radônio são comuns.

Afinal, a exposição ao radônio é a principal causa de câncer de pulmão entre os não fumantes. Quando as concentrações internas de radônio são altas, não é algo com o qual você deva conviver. É algo que você precisa atenuar.

Então, um ERV pode diminuir os níveis de radônio em sua casa?


Sim. Na maioria das casas, na maioria das vezes, um ventilador de recuperação de energia, ou ERV, pode reduzir os níveis internos de radônio. Um ERV é um dispositivo de ventilação mecânica que fornece ar fresco para toda a sua casa. Se parece com isso:

Os ERVs estão praticamente sempre escondidos em um porão, forro ou armário. Veremos como eles funcionam daqui a pouco – e como eles reduzem os níveis de radônio – mas o que se deve saber quando se trata de radônio é que a instalação de um ERV é uma maneira confiável de reduzir os níveis na maioria das residências.


Mas a maioria das pessoas não usa um ERV para lidar com radônio. A solução mais comum ainda é a solução mais antiga:instalar um sistema dedicado de mitigação de radônio.

Os sistemas de mitigação de radônio consistem em tubos de PVC e um ventilador potente. Normalmente, um empreiteiro cavará um ou mais buracos abaixo de sua casa, instalará tubos de PVC dentro dos buracos e executará esses tubos de PVC do lado de fora. Um ventilador especial dentro dos canos puxa os gases do solo, como o radônio, de baixo da fundação da casa e os libera para fora.

De fora de casa, a maioria dos sistemas de mitigação de radônio se parece com isso:

A protuberância no tubo de PVC é para o ventilador. Os gases do solo são enviados por todo o cano externo e liberados no ar em um ponto acima do teto da casa.

Dependendo dos atributos da sua casa, pode ser muito fácil ou muito difícil instalar um desses sistemas. As instalações do porão envolverão a perfuração do piso do porão para instalar os tubos e, possivelmente, em várias partes do porão. As instalações de crawlspace podem ser mais simples... a menos que você tenha um crawlspace muito pequeno com espaço mínimo. Então as coisas podem ficar complicadas. Caro, também.

Um ERV também oferece benefícios adicionais além da mitigação do radônio. É por isso que muitos proprietários os instalam mesmo quando não estão tentando resolver um problema de radônio.

Primeiro, os níveis de radônio em sua casa são muito altos?


Eles podem ser. Você terá que fazer um teste para verificar.

As empresas de mitigação de radônio usam equipamentos especiais para realizar um teste de radônio em sua casa. Normalmente, eles preferem instalar o equipamento enquanto ninguém mora na casa ou enquanto você está de férias por alguns dias. Eles querem obter uma leitura dos níveis de radônio enquanto você não está abrindo portas, usando ventiladores de banho ou ventilando o espaço.

Se o nível de radônio em sua casa medir 4 pCi/L ou mais, você precisará mitigá-lo de alguma forma. Esse é o nível recomendado pela EPA para a instalação de equipamentos que reduzem os níveis de radônio da sua casa.

Quando seu nível de radônio é inferior a 4 pCi/L, você geralmente não precisa se preocupar. No entanto, se você estiver perto desse nível de corte, seu contratante de mitigação de radônio pode recomendar um segundo teste no final do ano. Isso porque a temperatura, a pressão barométrica e a precipitação podem afetar a quantidade de radônio que entra na casa. Sua casa pode ter níveis baixos em uma época do ano e níveis mais altos em outra época.

Os proprietários de casas com níveis de radônio que excedem o limite da EPA precisarão escolher entre um sistema tradicional de mitigação de radônio e um ERV. A escolha é sua, mas é importante saber como os dois sistemas funcionam para que você possa tomar uma decisão informada.

Como funciona um ERV?


Um ERV fornece ventilação para uma casa ou edifício. É semelhante a um ventilador de recuperação de calor (HRV), embora um ERV faça algo extra.

Ambos ERVs e HRVs fornecem ventilação equilibrada para uma casa. Isso significa que eles trazem ar fresco para o espaço de vida e expelem o ar interior viciado e "usado" da casa em quantidades iguais. HRVs transferem calor entre as duas correntes de ar. Em dias quentes, isso significa que parte do calor do fluxo de ar de entrada é transferido para o ar de saída. Como tal, o ar fresco que entra na casa não é tão quente quanto o ar externo. Isso funciona ao contrário no inverno, e é por isso que os HRVs são mais populares em climas mais frios.

Os ERVs transferem calor como os HRVs, mas também transferem umidade.

Se você está se perguntando se deve obter um HRV ou ERV, tudo se resume a se você vive em um clima úmido ou não. Aqui em Atlanta, um ERV sempre será preferível!

Com um ERV, o ar fresco de entrada não será tão úmido quanto o ar externo porque parte da umidade foi transferida para a corrente de ar de saída. Assim, você obtém ventilação de ar fresco sem uma penalidade de umidade tão grande quanto você imagina.

Como um ERV ajuda a reduzir os níveis de radônio em sua casa


Um sistema típico de mitigação de radônio funciona removendo o radônio diretamente do solo abaixo de sua casa. Um ERV remove o radônio substituindo constantemente o ar carregado de radônio por ar que não contém radônio.

Com um ERV, você não remove o radônio da fonte. O radônio ainda pode subir do solo abaixo de sua casa e entrar em seu espaço de vida. Mas como o ERV funciona constantemente e está sempre substituindo o ar interno por ar externo fresco, apenas quantidades limitadas de radônio circulam pela sua casa a qualquer momento.

Na maioria dos casos, um ERV pode reduzir os níveis de radônio em ambientes internos a um nível que não representa nenhum risco conhecido para a saúde humana.

E faz isso sem tubulação complicada embaixo de sua casa ou componentes externos desagradáveis. A maioria das instalações ERV integra-se facilmente com os dutos HVAC existentes e deixa um espaço mínimo fora de casa - apenas uma aba de ventilação semelhante à que você tem para a ventilação do secador.

Mencionamos que os ERVs também têm benefícios além da mitigação do radônio?

Benefícios adicionais dos sistemas ERV


A maioria das pessoas não instala ERVs por causa de seus recursos de redução de radônio. Os ERVs são mais frequentemente instalados em residências de alto desempenho como forma de controlar e otimizar a ventilação.

Em comparação com a "ventilação" passiva que a maioria das casas obtém de seu envelope de construção com vazamento, as casas com ERVs se beneficiam de:
  • Ventilação que não pressuriza a casa
  • Ventilação constante, para que o ar que você respira esteja sempre fresco
  • Ventilação filtrada que impede a entrada de alérgenos ambientais no ar
  • Gerenciamento de umidade aprimorado, pois o ERV remove parte da umidade do ar de entrada antes de entrar na casa

Na verdade, achamos que um ERV é a melhor maneira de ventilar sua casa, considerando todas as coisas. Embora sejam mais populares para construção hermética e de alto desempenho, um ERV pode ser uma ótima atualização para quem se preocupa muito com a qualidade do ar interno!

Preocupado com o radônio? Veja o que fazer.


Entre em contato com um empreiteiro de mitigação de radônio em sua área. Sim, testes de radônio para consumidores estão disponíveis, mas especialistas dedicados ao radônio têm o melhor equipamento e podem coletar as leituras mais precisas. Este é um assunto importante, então você não quer economizar!

Se seus níveis de radônio excederem 4 pCi/L, você precisará obter um sistema de mitigação de radônio ou um ERV. A decisão certa para sua casa será uma combinação de prioridades, custos e benefícios gerais para sua casa e sua família.


Quando estiver pronto para instalar um ERV para sua casa na área de Atlanta, entre em contato conosco! Visitaremos sua casa para ouvir todas as suas preocupações e responder a todas as suas perguntas. Depois disso, ajudaremos você a escolher o ERV certo e forneceremos uma instalação de alto nível e totalmente auditada. Para saber mais, entre em contato conosco hoje mesmo!