Se você é como a maioria dos proprietários com quem trabalhamos, sua casa tem um sistema de aquecimento e ar condicionado split. Você sabe que tem esse tipo de sistema quando há dois componentes principais:um que vive ao ar livre e outro que fica dentro.
A unidade exterior contém o compressor do ar condicionado e a serpentina do condensador. Se parece com isso:
A unidade interna contém a bobina do evaporador e o ventilador do ar condicionado. Se você tiver um forno a gás, a unidade interna também abriga os queimadores do forno e o trocador de calor. Ele vive em seu sótão, forro, porão, garagem ou armário de serviço público. Do lado de fora, fica assim:
Chamamos isso de sistema dividido porque é literalmente dividido em duas unidades diferentes. É o sistema de ar condicionado central mais comum que você encontra em nossa área. Mas não é o único tipo.
Unidades HVAC embaladas agrupam todas essas peças
Ao contrário dos sistemas split, as unidades compactas de aquecimento e ar condicionado são bem... embaladas. Não dividido.
Em vez de ter dois componentes de sistema separados, tudo fica dentro de uma única caixa grande. Um pacote, se você quiser. Basicamente, os componentes que normalmente viveriam no interior se você tivesse um sistema dividido - a bobina do evaporador, o soprador e o forno - residem na mesma unidade que o compressor e a bobina do condensador.
Ah, e a coisa toda fica do lado de fora. Não há unidade interna.
Sistemas empacotados são assim:
Então, o que é melhor? Um sistema empacotado ou o sistema split mais comum? Na nossa opinião, existem prós e contras para cada tipo.
Prós e contras do sistema HVAC dividido
Uma coisa que os proprietários de imóveis mais gostam nos sistemas divididos é sua pequena pegada física. Comparado a uma unidade embalada, a parte externa de um sistema dividido é bem pequena, o que facilita a colocação atrás da casa, onde a maioria das pessoas não a vê.
Os filtros para sistemas divididos também são de tamanho padrão. Seu instalador de HVAC não terá que fazer muitos ajustes de dutos personalizados para obter o tamanho correto do filtro.
Ao mesmo tempo, as unidades internas são frequentemente instaladas em locais de difícil acesso. O proprietário pode ter que entrar em um sótão ou forro para trocar o filtro de ar, o que é um desincentivo para trocá-lo regularmente. E como os sistemas split têm a tarefa de drenar a água de um espaço dentro de sua casa, eles podem causar danos a tetos, paredes e pisos se vazarem.
Prós dos sistemas divididos
- Menor e menos intrusivo do lado de fora
- Tamanhos de filtragem padrão
- Geralmente têm dutos mais curtos no lado de retorno
- Pode ser mais fácil de acessar para manutenção em algumas instalações
Desvantagens dos sistemas divididos
- Difícil acesso para manutenção se a unidade interna estiver em um sótão ou forro
- Difícil trocar ou limpar o filtro
- Potencial para danos causados pela água se alguns componentes falharem
- Precisa ter cuidado com a combustão do forno e vazamentos de CO
Prós e contras do sistema HVAC integrado
A maioria das pessoas prefere não ter um sistema empacotado por uma simples razão:aparência.
As unidades são
grandes! Eles ocupam muito espaço; eles são bastante perceptíveis quando alguém está no seu quintal; e uma vez que eles contêm os componentes da unidade externa e interna de um sistema dividido, eles tendem a ser mais altos do que suas contrapartes divididas.
Eles também têm uma reputação de dutos ruins e filtragem ruim, mas isso é mais culpa do instalador do que do equipamento HVAC. As unidades embaladas geralmente têm duas linhas de dutos dedicadas e há muitas oportunidades para erros e/ou mão de obra desleixada no lado da instalação. Por causa de como os dutos se conectam à própria unidade, seu instalador geralmente precisará criar uma caixa de filtro com o tamanho adequado. Se eles não fizerem um bom trabalho, você terá uma filtragem ruim.
Atualmente, as unidades empacotadas não oferecem compressores de velocidade variável ou classificações de eficiência acima de 16 SEER. Você terá que se contentar com um sistema HVAC padrão, estilo "ligado/desligado", que provavelmente é o que você já possui.
Mas os sistemas empacotados são realmente ótimos - você pode até dizer essenciais - quando seu espaço de rastreamento é muito pequeno para acomodar os componentes internos de um sistema dividido. Na verdade, a falta de espaço livre é o caso de uso número um que vemos para unidades embaladas na área de Atlanta. Não pode caber um ventilador em sua casa? Sem problemas. É para isso que servem as unidades embaladas!
Como a unidade embalada é 100% externa, eles também são muito fáceis de manter. E o risco de vazamentos perigosos de CO do forno é mínimo, pois o trocador de calor e os queimadores não estão localizados dentro de sua casa.
Prós dos sistemas HVAC empacotados
- Se você não tiver espaço para a unidade interna de um sistema split, ainda poderá ter aquecimento central e ar para sua casa.
- Facilidade de manutenção do seu técnico de HVAC
- Risco mínimo de vazamento de CO em sua casa
- Risco mínimo de danos causados pela água, pois toda a drenagem acontece do lado de fora
Contras de sistemas HVAC empacotados
- Algumas pessoas as acham feias
- Grande e barulhento
- Difícil dimensionar corretamente o filtro de ar
- Muitas oportunidades de erro para os instaladores de dutos
- Menos opções de eficiência em comparação com sistemas divididos
Então, qual é a melhor opção de HVAC? Dividido ou empacotado?
Nenhum deles é tecnicamente melhor.
Embora um sistema dividido possa ser menor e ter dutos de retorno mais curtos, uma instalação ruim ainda resultará em desempenho abaixo da média - mesmo se você comprar o sistema mais novo com todos os recursos mais recentes e melhores!
E embora um sistema embalado possa ser maior e mais barulhento do lado de fora de sua casa, um técnico de instalação capaz pode garantir que os dutos sejam dimensionados, posicionados e vedados adequadamente, além de criar um compartimento de filtro de qualidade. Portanto, esses "problemas" que você costuma ouvir com sistemas empacotados definitivamente não são profecias.
Como o ventilador do sistema embalado não está dentro de sua casa, pode até ser mais silencioso por dentro. Em outras palavras, aquele "whoosh" de ar que você ouve quando o sistema liga pode ser muito menos óbvio.
Sua escolha de sistemas HVAC divididos versus empacotados depende da sua situação
A instalação do seu sistema HVAC é muito mais importante do que o tipo de sistema em si!
Se a sua casa não pode acomodar facilmente um sistema dividido, não há motivo para se preocupar com a necessidade de obter um sistema empacotado. Quando você contrata uma empresa capaz e conscienciosa que fornece instalações de climatização de alta qualidade, você ficará satisfeito com o desempenho do sistema.
Se você mora na região metropolitana de Atlanta e está interessado em serviço ou substituição para seu sistema HVAC, sistema split ou outro equipamento de aquecimento e ar, entre em contato conosco! Visitaremos sua casa, analisaremos sua configuração existente e indicaremos a direção certa.