Se você está pensando na melhor maneira de ventilar sua casa, está 10 passos à frente da maioria dos proprietários. Enquanto muitos estão contentes (ou
pensam eles se contentam) em abrir as janelas para ventilar, geralmente é porque eles não pensaram nas armadilhas desses métodos de ventilação.
Isso, ou eles podem não estar cientes de que existem opções melhores.
Vamos considerar as melhores opções para um sistema de ventilação de ar fresco em casa. Como estamos localizados em Atlanta, nossa orientação refletirá amplamente o que há de melhor aqui no Sul. Dito isto, as ideias gerais por trás de nossa "filosofia" de ar fresco devem ser aplicáveis em praticamente qualquer lugar.
Vamos da pior opção para a melhor opção.
1. Abra uma janela
Ventilar através de uma janela aberta só é uma ótima opção quando:
- A temperatura do ar exterior está nos 60s altos ou nos 70s baixos; ou seja, é a temperatura que você quer que sua casa tenha.
- A umidade atual está entre 40% e 60%
- O ar é praticamente livre de alérgenos ambientais, como pólen
- Não há poluição do ar externo para se preocupar
Quando todas essas condições forem atendidas, você definitivamente deve abrir uma janela. Abra quantos quiser!
Mas aqui em Atlanta, desfrutamos dessas condições apenas alguns dias do ano – alguns dias antes do ataque de pólen na primavera e do breve período de transição entre o verão e o outono. Em outros momentos, há muita ou pouca umidade, muito ou pouco calor e/ou muitos alérgenos flutuando. Nossa qualidade do ar local também não é tão boa. Pelo menos, não na cidade em si.
Então, o que você faz em vez disso? Há sempre a opção 2.
2. Conecte um duto externo ao seu sistema HVAC
Este duto trará o ar externo diretamente para o seu plenum de retorno. Supondo que seu filtro de ar viva no plenum (não na saída de ar de retorno dentro de sua sala), você desfrutará de alguma filtragem do ar antes que ele entre em sua casa.
Além disso, esta configuração oferece ventilação com pressão positiva. Pressurizar positivamente a casa empurra para fora uma quantidade igual de ar velho e viciado para todo o ar fresco que está sendo trazido. Isso é uma coisa boa em comparação com a abertura de uma janela, que pode pressurizar positiva ou negativamente a casa, dependendo das condições.
Infelizmente, é aí que as vantagens terminam. Você ainda tem que lidar com:
- O ar de entrada está muito quente ou frio
- Remoção de umidade insuficiente no verão e muito ar seco sendo bombeado durante o inverno
- Aumento dos custos de aquecimento e resfriamento, já que seu AC trabalhará mais para resfriar o ar quente e seu forno trabalhará mais para aquecer o ar frio
- Os dutos estão ficando muito sujos porque você está trazendo ar carregado de alérgenos e partículas; isso pode ser mitigado com um pré-filtro, mas nem todos os instaladores incluem um.
- O fato de que um duto sem ventilador provavelmente não trará ar fresco suficiente para pressurizar positivamente a casa de qualquer maneira
Muitas pessoas têm "sistemas" de ventilação como este, mas nunca os recomendamos para novas instalações. Embora muitas vezes sejam configurados para que os proprietários possam abrir e fechar o duto a partir de uma opção em seu termostato, essa vantagem é ofuscada pelo fato de que suas únicas opções são a falta de ventilação e a ventilação ruim.
Por esses motivos,
fazemos frequentemente recomendo…
3. Instale um desumidificador em toda a casa com ar fresco
Este é um grande passo em relação a apenas ter um duto - especialmente em nossa zona climática!
Um desumidificador para toda a casa, quando instalado corretamente, pode realmente ajudar a manter sua casa confortável durante um verão quente e úmido. Eles são especialmente úteis quando um proprietário tem um ar condicionado superdimensionado que não consegue remover a umidade suficiente por conta própria. Sempre que a casa tiver uma leitura de umidade relativa (UR) abaixo de um limite predefinido, o desumidificador será executado e compensará a diferença.
Mas também é possível integrar uma conduta de ar fresco com todo o desumidificador da casa, proporcionando as vantagens de:
- Filtragem do ar de entrada
- Remoção de umidade do ar de entrada
- Pressão positiva na casa
Por esses motivos, geralmente recomendamos e instalamos esses sistemas em residências em toda a região metropolitana de Atlanta.
As desvantagens? Bem, a ventilação que esses sistemas fornecem não é tão útil no inverno. Enquanto no verão você tem a vantagem da desumidificação para o ar que entra, no inverno você não consegue isso. Você está apenas trazendo ar frio e seco se deixar o duto de ventilação aberto.
A boa notícia é que existe outra opção de ventilação que resolve esse problema.
4. Instale um ERV
Um ERV, que é a abreviação de ventilador de recuperação de energia, é um dispositivo de ventilação dedicado para residências. Além disso, oferece algumas das vantagens de um desumidificador, ao mesmo tempo em que aborda a questão do ar frio e seco que entra na casa no inverno.
O que é único no ERV é que ele foi projetado para transferir calor e umidade entre o ar de entrada e o ar de saída. Portanto, se o ar de entrada contiver mais calor e umidade do que o ar de saída, o ERV transferirá passivamente parte desse calor e umidade para o ar de saída. O ar que entra na casa é mais frio e seco do que seria se você tivesse usado um duto de ar (consulte a opção 2)!
Para ser claro, um ERV não é um desumidificador. Não remove a umidade do ar. Em vez disso, ele move a umidade de um fluxo de ar para outro.
O ERV faz isso durante todo o ano, para que você tenha a vantagem adicional do gerenciamento de umidade durante o inverno. Durante o inverno, o ar dentro de sua casa contém mais umidade do que o ar externo. O ERV permite que você retenha parte dessa umidade (e calor) transferindo-a para o fluxo de ar de entrada. Basicamente, é o inverso de como funciona no verão. Mas é sempre a seu favor!
E sim, os ERVs vêm com um excelente filtro. O ar que entra é realmente fresco! Você não precisa se preocupar com poluentes ambientais ou alérgenos como faria com, digamos, uma janela aberta.
ERVs são muito eficientes em termos de energia para inicializar. Você pode executá-los 24 horas por dia, 7 dias por semana com consumo mínimo de energia.
Pessoas em climas mais frios do que os nossos podem optar por um HRV ou ventilador de recuperação de calor. É o mesmo que um ERV, só que transfere calor entre as correntes de ar e
não umidade.
Bônus com ERVs:pressurização mais precisa
Isso não importa para todos, mas é útil se você estiver tentando ventilar um espaço realmente hermético. Um sótão que foi isolado com espuma de spray, por exemplo.
Um sistema de pressão positiva não funcionará neste tipo de espaço porque não há realmente nenhum lugar para o ar escapar. Como um ERV fornece
equilibrado ventilação - ou seja, há uma quantidade igual de ar entrando e saindo do espaço - você pode ventilar adequadamente espaços apertados que, de outra forma, ficariam rapidamente abafados ou não conseguiriam manter um equilíbrio de umidade confortável.
Esta é uma razão pela qual as casas de alto desempenho normalmente têm ERVs ou HRVs. Eles são tão herméticos que um sistema de pressão positiva não funcionaria muito bem. O ar interno também se torna obsoleto rapidamente, pois não há ventilação passiva por meio de vazamentos de ar no envelope do edifício. Um ERV resolve todos esses problemas por meio de ventilação balanceada 24 horas por dia.
Então, qual sistema de ventilação de ar fresco recomendamos?
Se você precisa apenas de um sistema de ventilação e não está muito preocupado com o gerenciamento de umidade, recomendamos um ERV. No que diz respeito à ventilação apenas por ventilação, é absolutamente a melhor opção para a nossa zona climática.
Mas se você precisa de desumidificação durante o verão e gostaria de melhorar a ventilação da sua casa ao mesmo tempo - este é realmente um cenário mais comum na área de Atlanta - então recomendamos um desumidificador de toda a casa com ar fresco.
A melhor maneira de descobrir o que você precisa é nos dar um alô! Visitaremos sua casa para discutir suas preocupações e indicar a melhor solução.