>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Eletrodomésticos

Segurança do aquecedor de água:o que você precisa saber


A segurança do aquecedor de água raramente é algo em que você pensa. Na verdade, a maioria das pessoas nem pensa em seu aquecedor de água. É um aparelho fácil de tomar como garantido. Ele fica em um armário, em sua garagem ou em outro lugar fora do local em sua casa e silenciosamente faz seu trabalho.

Se você não mantiver regularmente seu aquecedor de água, não será uma surpresa quando algo der errado do nada. Na verdade, o proprietário médio só se lembra de sua existência quando de repente percebe que não tem água quente. . . ou pior, eles encontram seu aquecedor de água em uma poça de água!

Segurança do aquecedor de água


Todos os aquecedores de água requerem manutenção regular e as unidades tradicionais do tipo tanque não são diferentes. De fato, além de evitar vazamentos, a falha na verificação da Válvula de Alívio de Temperatura e Pressão (Válvula T&P) pode causar ferimentos graves e danos à sua casa.

Como verificar a temperatura da água


Muitos fabricantes de aquecedores de água usam configurações vagas em seu botão de controle de temperatura, como Quente, Quente e Muito Quente. Frequentemente, a configuração padrão de temperatura de fábrica é 140°F, mas também pode variar entre os fabricantes.

É uma boa ideia testar a temperatura da água na torneira. Como regra geral, a temperatura deve ser de pelo menos 120 ° F. A queimadura pode ocorrer a 130 ° F, mas provavelmente seus reflexos entrarão em ação e você puxará sua mão para longe antes de sofrer qualquer queimadura.

Aqui está o que fazer:
  • Deixe a água quente correr por 3 minutos na torneira mais próxima do aquecedor de água.
  • Encha um copo com água quente da torneira.
  • Teste a temperatura da água com um termômetro de cozinha.
  • A temperatura recomendada é de 120°F (Comissão de Segurança do Produto ao Consumidor).
  • Ajuste a configuração de temperatura para cima ou para baixo conforme necessário.
  • Aguarde 3 horas antes de testar novamente para permitir que as alterações ocorram.

Quando a água quente está muito quente ou muito fria


Por muitos anos, a temperatura padrão foi de 140°F e essa temperatura ainda é frequentemente usada como configuração padrão pelos fabricantes de aquecedores de água.

Mas há algumas coisas que você deve saber sobre a segurança do aquecedor de água antes de fazer qualquer ajuste na temperatura da água quente.

Se a temperatura da água estiver abaixo de 120 ° F, existe o risco de contrair a doença do legionário. A bactéria legionella pode crescer em temperaturas abaixo de 120 ° F e pode ser contraída pela névoa de água ao tomar banho.

Se você tiver baixa temperatura da água, pode ser um sinal de que seu tubo de imersão precisa ser substituído.

Doença dos Legionários


A doença dos legionários é uma forma grave de pneumonia. Pode ser contraída em áreas como o chuveiro, onde gotículas de água microscópicas são inaladas. O risco de colonização da bactéria Legionário é significativo em tanques de água quente onde a temperatura está entre 104° e 122°F.

De acordo com a Clínica Mayo, existe a possibilidade de contrair a doença do legionário a partir de sistemas de encanamento domésticos. No entanto, a maioria dos surtos ocorre em grandes edifícios, como hotéis ou apartamentos. Uma razão para isso pode ser porque os grandes edifícios têm sistemas de encanamento muito complexos, onde as bactérias podem crescer e se espalhar facilmente.

A uma temperatura acima de 130°, haverá uma maior quantidade de acúmulo de sedimentos dentro do tanque, bem como desperdício de energia. Há também o risco de escaldadura para a saúde.

Quando a temperatura da água está em 140 ° F, há um sério risco de receber uma queimadura de 3º grau.

Uma queimadura de 3º grau envolve todas as camadas da pele e é a mais perigosa de todas as queimaduras. Essas queimaduras podem ocorrer em adultos dentro de 6 segundos a uma temperatura de 140 ° F. Idosos e crianças pequenas podem sofrer queimaduras de 3º grau em apenas um segundo!

Segurança do aquecedor de água quente e sua casa


Você sabia que houve incidentes em que uma casa sofreu danos devastadores porque um aquecedor de água do tipo tanque explodiu?

Embora a válvula T&P seja projetada para evitar que isso aconteça, se a válvula não for testada regularmente, seu aquecedor de água pode estourar com força suficiente para causar consequências desastrosas em sua casa.

Assista ao vídeo


Quando a água dentro do tanque de um aquecedor de água atinge uma temperatura excessiva, pode causar a explosão do tanque. Um tanque que está mostrando sinais de corrosão interna também pode influenciar na situação.

Se a temperatura da água dentro do tanque estiver abaixo de 212 graus, a principal preocupação é escaldadura e queimaduras graves. No entanto, se a temperatura da água subir acima de 212 graus, a água se transformará em vapor.

O vapor ocupa 1.700 vezes mais espaço do que a água, o que aumenta a pressão dentro do tanque a um ponto em que deve ser aliviado ou pode explodir. Se a válvula T&P não for ativada corretamente, o tanque do aquecedor de água pode estourar.

CUIDADO: Se você abrir a torneira e tiver vapor em vez de água quente e/ou a válvula T&P estiver liberando vapor ou água, DESLIGUE imediatamente a fonte de combustível do aquecedor de água quente.

Se o seu aquecedor de água for elétrico, desligue o disjuntor. Se for gás, feche a válvula de gás. Então chame um encanador profissional.

  • NUNCA tente aliviar a pressão sozinho. Fique longe do aquecedor de água!
  • NUNCA adicione água fria ao tanque ou borrife o tanque com uma mangueira.
  • SEMPRE deixe o aquecedor de água esfriar naturalmente.

Dicas de segurança do aquecedor de água quente


Aquecedores de água quente são um eletrodoméstico importante dentro de casa e, tomando algumas precauções, você poderá manter sua casa segura de muitos perigos imprevistos.
  • Os aquecedores de água a gás instalados em uma garagem devem ser elevados de modo que a luz piloto fique 18" acima do piso.
  • Tenha cuidado ao usar líquidos inflamáveis ​​ou bombas de insetos em aerossol quando você tiver um aquecedor de água a gás. Sempre apague a luz piloto primeiro.
  • Proteja seu aquecedor de água com cintas anti-sísmicas, mesmo que não sejam necessárias em sua área.
  • Quando o envoltório de tubulação isolante for usado em um aquecedor de água a gás, certifique-se de que não esteja a menos de 6 polegadas da exaustão da chaminé ou do exaustor.
  • O sistema de ventilação deve ter o mesmo diâmetro do desviador de tiragem do aquecedor de água. Não deve ter depressões e ir direto para cima e para fora.
  • Mantenha poeira, papel e outros combustíveis longe do aquecedor de água.
  • Instale uma válvula de fechamento automático de gás para interromper o fluxo de gás caso haja um aumento dramático na pressão do gás ou um terremoto.
  • Instale um detector de monóxido de carbono a uma distância de 15 a 6 metros do aquecedor de água a gás.

Detetor de monóxido de carbono

Se você tiver um aquecedor de água a gás, definitivamente deve ter um detector de monóxido de carbono por perto.