Você sabia que o maior desafio de atribuir tarefas para adolescentes não tem nada a ver com eles? Tem tudo a ver com você. Pegar depois de seus filhos é o hábito mais difícil de quebrar. É fácil perceber porquê:
- Eles podem não fazer um trabalho completo
- É muito mais rápido se você fizer isso
- É bom fazer as coisas do jeito que você gosta
A verdade é que é importante que os adolescentes tenham tarefas. Ensina-lhes a responsabilidade, a satisfação de um trabalho bem feito, e eles aprendem como contribuir para uma equipe. Ao atribuir novas tarefas ao adolescente, é melhor começar com ideias simples. Deixe-nos mostrar-lhe como fazer com estas seis tarefas que são perfeitas para adolescentes.
1. Configurando a Mesa
Esta é uma maneira fácil de introduzir a ideia de uma tarefa regular; ele funciona para pré-adolescentes, bem como adolescentes. Colocar a mesa é uma tarefa ideal porque é simples e não requer supervisão. Se os adolescentes são artisticamente inclinados, eles podem gostar de criar uma peça central para a mesa.
Colocar a mesa pode proporcionar um momento especial para se conectar. Às vezes, os adolescentes sentem menos pressão para falar quando todos estão envolvidos em um projeto. Essa tarefa fácil também dá o tom de que todos têm um papel no cuidado da casa.
2. Carregar e descarregar a máquina de lavar loiça
Designar uma área de um quarto para seu filho adolescente – como a máquina de lavar louça na cozinha – é uma ótima ideia. É uma tarefa consistente que não leva muito tempo.
Essa tarefa estimula os adolescentes a estabelecer uma rotina com suas tarefas. Os adolescentes ainda estão desenvolvendo a capacidade de planejar com antecedência e muitas vezes esquecem de terminar os projetos. Encarregue-os de carregar a máquina de lavar louça após uma refeição e de descarregá-la quando o ciclo terminar. Isso os ajudará a ver que algumas tarefas precisam ser feitas todos os dias.
3. Limpando os pisos
Um aspecto que não discutimos é ajudar os adolescentes a se divertirem com suas tarefas. Por que não adicionar uma sensação de prazer à sua lista de tarefas para que eles não fiquem constantemente temendo seus deveres. Uma ideia de tarefa criativa é colocá-los no comando de um aspirador Roborock. Isso é perfeito se seus adolescentes adoram tecnologia e têm smartphones. Faça deles o Vacuum Master e eles ficarão felizes em limpar o chão e garantir que o vácuo seja mantido.
4. Regar as plantas ou alimentar os animais de estimação
Cuidar dos outros é uma habilidade importante a ser desenvolvida, especialmente se o adolescente for filho único ou o mais novo da família. Cuidar de um animal de estimação ou planta irá encorajá-los a serem altruístas. Peça-lhes que decidam se desejam definir um lembrete no telefone ou manter uma lista de verificação na geladeira. Tudo bem se eles precisarem de ajuda para lembrar no começo, leva pelo menos três semanas para que uma nova tarefa se torne um hábito.
5. Organizando suas salas
Isso pode ser complicado. Seus quartos são lugares sagrados para eles. Essa situação exige um equilíbrio delicado entre deixá-los ter seu próprio espaço e enfatizar que ele precisa ser limpo. Deixe-os decidir como querem organizar seu quarto, mas certifique-se de estabelecer regras comuns. Concorde com uma lista específica. Você pode usar ideias como:
- Manter projetos escolares fora do chão
- Limpando a estante
- Dobrar as roupas ordenadamente nas gavetas
- Limpeza debaixo da cama
- Manter os pratos fora do quarto
6. Dobrando a roupa e guardando-a
Lavanderia pode ser intimidante para os adolescentes. Comece pequeno, fazendo-os dobrar a roupa e guardá-la. Gradualmente, ensine-os a lavar a roupa, fazendo isso com eles. Mostre-lhes como ler as etiquetas das roupas na primeira semana, depois passe a próxima semana ajustando as configurações da máquina para diferentes cargas. Mantenha as lições simples e breves.
7. A lição mais importante de todas
Por fim, é imperativo perceber que a maneira como você aborda as tarefas com seu filho adolescente importa mais do que as tarefas que você atribui a ele. Os adolescentes em desenvolvimento têm que lidar com muitos problemas, como:
- Surtos hormonais
- Mau humor
- Dores de crescimento
- Pressão dos colegas
- Sentindo-se impotente em suas vidas
A melhor abordagem é conversar com seu filho adolescente sobre como ele gostaria de fazer suas tarefas. Talvez eles prefiram fazer a maioria de suas tarefas durante o fim de semana, para não se sentirem apressados com o horário escolar. Ou talvez prefiram distribuir suas tarefas ao longo da semana inteira. Eles apreciarão se sentir no controle de suas próprias ações.
Fazer com que os adolescentes façam suas tarefas nem sempre é um processo fácil, mas se você seguir esses passos, começará a ver o sucesso. Comece com tarefas menores para que eles fiquem menos propensos a se sentirem sobrecarregados. Deixe que eles se encarreguem de uma tarefa de que gostem, como operar o aspirador de pó robô. Por fim, junte-se a eles durante uma tarefa maior para que pareça um esforço de equipe. À medida que se sentirem mais confortáveis, troque de papéis e deixe-os assumir a liderança. Ensine-lhes confiança e independência, e eles se tornarão membros produtivos da família.