O ditado diz “
um aspirador de pó robô não serve para substituir seu aspirador de pó normal “. Eu até postei sobre isso e concordei com essa ideia por anos.
Mas agora estou começando a me perguntar se isso ainda é verdade.
Para ser honesto, nunca testei, pois fazia sentido que um aspirador maior e mais poderoso fizesse um trabalho melhor do que um pequeno robô. Para descobrir o quão bem um aspirador de pó funciona, testei-o contra o meu aspirador de pó regular e mais poderoso.
O Teste
Testar essa ideia foi super simples. Tão simples que encorajo todos a experimentá-lo.
Eu limpei meu aspirador de pó como normalmente faz, um ciclo inteiro em que ele retorna à base quando termina.
Em seguida, peguei meu aspirador de pó comum e limpei a mesma área que o robô. Eu até passei duas vezes no mesmo local em um movimento diferente para ter certeza de que não perdi nada.
***Para lhe dar algumas informações: Eu limpo meu aspirador de pó duas vezes por semana e não usei meu aspirador regular desde que comprei este novo Roomba 690.
Os resultados
Para ser honesto, eu pensei que este teste era estúpido. Eu sabia que haveria tanta porcaria que o aspirador regular pegaria que o aspirador robô não conseguiria.
O tempo todo eu senti que estava perdendo tempo, já que era tão óbvio. É como estar em uma corrida de arrancada em que você tem um carro comum (o aspirador de pó) versus o carro esportivo pronto para a competição (o aspirador de pó normal). Você sabe que vai perder, mas corre mesmo assim.
Mas quando abri o recipiente no aspirador normal fiquei chocado! Não havia quase nada lá, como você pode ver abaixo.
Claro que isso prova que o aspirador de pó robótico perdeu um pouco da sujeira e poeira, mas é uma
pequena porção .
Só para você ter uma ideia, aqui está o quanto eu peguei na
primeira vez que usei o Roomba.
O que isso significa?
Isso significa que eu tenho um aspirador robô Roomba realmente bom ou um aspirador regular não tão bom.
Mas há mais uma coisa que isso pode significar, os aspiradores de pó são muito melhores do que pensamos. Podemos estar chegando a um ponto em que eles podem ser um substituto adequado para aspiradores regulares.
Esta é uma grande notícia! Aspirar é uma merda e é uma tarefa que a maioria não gosta de fazer. E assim como não lavamos mais as roupas à mão, posso ver as máquinas assumindo a tarefa de aspirar.
A notícia ainda melhor é que existem aspiradores de robô muito melhores do que o que usei neste teste. Dyson tem um incrível no qual estou muito confiante agora que pode ser um substituto para o seu aspirador normal.
Mesmo os Roombas mais sofisticados, como o 960 (Amazon Link Ad) ou o Neato, também podem ser uma ótima opção.
As más notícias
Claro, esses aspiradores de pó podem ser uma boa opção, mas ainda há algumas outras coisas que eles não podem fazer.
Por exemplo, ninguém (ainda) pode aspirar escadas.
Ou um aspirador de pó robô não será um substituto para grandes derramamentos que exigiriam um aspirador de loja.
Essas coisas para mim não importam muito. Se você precisa que seus pisos sejam aspirados e não quer fazer, parece que um aspirador de pó robô é uma ótima opção. Torna-se uma opção ainda melhor quando você não está em casa e precisa limpar o chão. Não vamos esquecer os pelos do animal de estimação, rodar o robô diariamente pode ajudar com isso.
O take-away
A vantagem de tudo isso é que algumas coisas podem surpreendê-lo.
E o futuro, ou mesmo agora, parece super brilhante para os aspiradores de pó robóticos serem o substituto dos aspiradores manuais do dia-a-dia.