Roomba e outros aspiradores de robôs decolaram em popularidade devido à sua utilidade em manter seus pisos limpos.
Aspiradores de robôs ainda são uma ideia nova e muitos não entendem como eles navegam em sua casa.
Nesta postagem, veremos como os aspiradores de pó sabem onde ir em sua casa e responderemos a perguntas comuns como “eles usam GPS”, “fazem eles têm câmeras para ver aonde vão” e muito mais!
Aspiradores de pó robô usam 3 tipos de métodos de navegação para explorar sua casa.
A forma mais comum com que os aspiradores de pó robóticos navegam em sua casa, e o padrão para muitos modelos de baixo custo, é saltando aleatoriamente. Quando o aspirador robô atinge algo e aciona o pára-choques, eles giram e seguem uma direção diferente.
LiDAR é outra maneira de se locomover e usa lasers para mapear sua casa. Um mapa é gerado pelo LiDAR e compreende paredes, portas e lacunas. Usar o LiDAR é mais preciso para se locomover em sua casa, mas você perde alguns recursos para evitar objetos.
Finalmente, usar uma câmera é outra maneira de um robô aspirador de pó navegar em sua casa. Há uma câmera em cima do robô e vê paredes, portas e outros itens como LiDAR, mas entende melhor o que são. As câmeras também podem ser colocadas na frente, para que o aspirador de pó possa evitar coisas como cocô ou brinquedos deixados ao redor.
Não é incomum que aspiradores robóticos de última geração tenham 2 ou todas as 3 opções de navegação.
GPS significa “Sistema de Posicionamento Global” e é encontrado em muitas coisas, como seu telefone ou carro.
Embora o GPS seja ótimo para navegar no mundo exterior, não é ótimo para dentro de sua casa.
Aspiradores de robô não usam GPS para navegar em sua casa, pois as paredes e o teto de sua casa bloqueariam o sinal e não é tão preciso quanto o LiDAR ou as câmeras.
Os primeiros aspiradores robô usavam um movimento aleatório para navegar em sua casa. Quando o para-choque do robô atingia algo, ele girava e se movia em uma direção diferente.
Embora tenha sido aleatório, o aspirador robô ainda fez um trabalho impressionante de limpeza.
Um benefício de fazer um movimento aleatório é que você passa várias vezes no mesmo local, o que é ideal para tapetes.
A má notícia sobre fazer movimentos aleatórios é que você pode perder um ponto.
Muitos robôs aspiradores aleatórios ainda podem encontrar a estação de carregamento porque a estação está emitindo uma luz IR e o robô pode pegar isso e se guiar para casa. O robô aspirador deve saltar aleatoriamente até encontrar a base, mas com tempo suficiente, ele a encontrará. Se o seu aspirador de pó tiver dificuldade em encontrar a base de carregamento, confira este post aqui.
A navegação do LiDAR é a mais interessante porque usa lasers para mapear sua casa em um modelo 3D.
Junto com uma câmera, é a melhor maneira de um robô aspirador de pó se mover pela sua casa.
Com o LiDAR, você pode criar zonas virtuais proibidas em vez de usar as antigas torres de luz ou tiras magnéticas, que eram feias e precisavam de energia. O robô aspirador também sabe exatamente onde está localizada sua base e como chegar rapidamente para recarregar e entre os ciclos de limpeza.
Você pode até mesmo fazer uma limpeza no local abrindo o aplicativo e colocando um alfinete no local onde deseja que o aspirador robô limpe.
Onde o LiDAR e a navegação da câmera se destacam é que limpa linha por linha, nada é perdido, ao contrário dos aspiradores de robô de limpeza aleatórios.
Muitos robôs aspiradores usam uma câmera para ver a casa como você faria e sabem onde estão as paredes e portas.
A câmera geralmente é posicionada para cima para ver as paredes, mas algumas terão uma câmera no para-choque dianteiro para ver para onde está indo. São as paredes que estão procurando, mas a câmera frontal está procurando coisas como cocô ou outros objetos que atrapalham.
É pegar objetos na frente dele que faz as câmeras brilharem. O sistema LiDAR é melhor no mapeamento, mas o LiDAR fica no alto do robô, então perde as coisas diretamente à sua frente no chão.
Um robô aspirador com pára-choques, LiDAR e uma câmera oferecem o melhor de tudo e obterão a melhor limpeza.
Um robô aspirador de pó funcionará sem WIFI, mesmo que tenha LiDAR e câmera para mapeamento.
O mapeamento não precisa de WIFI, mas ter WIFI e o aplicativo tornam a tecnologia de mapeamento muito melhor. Com o aplicativo, você pode ter zonas proibidas para onde o aspirador de pó nunca irá. Você também pode rotular os quartos, então, se você quiser apenas limpar a cozinha, pode dizer para isso.
Se o robô aspirador navegar por movimento aleatório, ele saberá que terminou quando a bateria ficar fraca. Quando a bateria fica fraca, começa a procurar uma luz vinda da base de carregamento para guiá-la de volta para casa. Se ele nunca encontrar a luz, ele parará onde está quando a bateria estiver completamente descarregada.
Se o robô aspirador usar LiDAR ou uma câmera, ele mapeará sua casa na primeira corrida percorrendo as paredes e os móveis. Depois de mapear toda a área que pode alcançar, ele conhece todo o escopo da sua casa e limpará linha por linha até que não haja mais nada para limpar.
Se a bateria ficar fraca, o robô aspirador voltará à base de carregamento para recarregar e retomar exatamente de onde parou. Se a lixeira ficar cheia, ela irá para casa e o aplicativo e o robô informarão que a lixeira precisa ser esvaziada. Meu robô aspirador RoboRock literalmente me dirá que precisa ser esvaziado e que está voltando para a estação de carregamento.
Tecnologia eletrônica © [www.351231.com]