Os aspiradores iRobot Roomba e os esfregões Braava executam tarefas de limpeza automatizadas que você talvez ache mundanas ou demoradas. Admito uma frustração, no entanto, e não sou a única. Às vezes cai no andar de baixo, mas você pode evitar que isso aconteça pelo menos na maioria das vezes.
Por que o Roomba cai no andar de baixo?
As quedas do Roomba acontecem por um de vários motivos, como falta de energia da bateria e configuração incorreta ou sem conexão Wi-Fi. Caso contrário, talvez alguém acidentalmente tenha batido no limpador do robô, que colocou o interruptor na posição “desligado”. Embora você nem sempre impeça seu dispositivo de descer as etapas, você pode reduzir as instâncias a quase zero, com certeza.
Como evitar que o Roomba caia no andar de baixo
Lembre-se de que nem sempre você precisa de uma conexão com a Internet para usar o Roomba ou o Braava. No entanto, essas etapas diminuem as chances de quedas enquanto estiver conectado ao Wi-Fi durante os estágios iniciais de configuração do dispositivo.
1. Verifique a intensidade do sinal Wi-Fi
Lembre-se de que uma conexão com a Internet expirada pode fazer com que um dispositivo caia se ficar perto das escadas quando desconectado repentinamente. Para corrigir esse problema, defina-o o mais próximo possível do seu roteador ou modem. Talvez teste-o algumas vezes para ver se ele limpa em um andar superior perto de degraus sem perder o controle e acabar no fundo das escadas.
2. Remova os obstáculos da estação de carregamento
Libere pelo menos alguns metros de espaço ao redor da estação de carregamento do limpador de robô e do caminho que você deseja que ele siga. Isso evitará uma colisão acidental que poderia fazê-lo voar sobre um corrimão ou descer as escadas para um nível mais baixo.
3. Não inicie o Roomba perto de escadas
Aprendi a ligar o Roomba a pelo menos um metro e meio de distância das escadas. Isso lhe dará tempo para circular pelo andar superior que quero limpar, mas ainda chegará o mais próximo possível da borda dos degraus.
4. Verifique novamente o status do carregamento
Às vezes, isso só ajuda a ter certeza de que está ativado. Da mesma forma, confirme se a unidade indica que está carregando. Se você ainda não o fez, conecte a estação de carregamento do dispositivo e verifique novamente o status de energia após cerca de duas horas. Isso evita quedas no andar de baixo porque um limpador de robô com uma bateria cheia não morre no meio do ciclo ao tentar aspirar ou esfregar.
5. Verifique os recursos de conectividade
Alguns dispositivos não funcionarão em uma rede de Internet 5G. Se você não conseguir fazer seu dispositivo funcionar ou se ele já tiver caído nas etapas, descubra se a conexão com a Internet expirou. Em alguns casos, o sinal pode não ser o problema. Alguns iRobots funcionam melhor na velocidade 2G em vez da 5G. Verifique o manual do Roomba ou Braava para obter mais informações.
6. Conecte o smartphone à mesma rede
Ter seu smartphone na mesma rede que seu Roomba ajudará você a se comunicar com ele remotamente. O mesmo se aplica ao Brava. Quando os dois usam o mesmo Wi-Fi, ele oferece uma maneira fácil de interromper o dispositivo de limpeza, se você sentir necessidade.
Passos adicionais para evitar quedas do Roomba
Às vezes, você precisa limpar os sensores de proximidade e penhasco do seu dispositivo. Além disso, você pode colocar um bloqueio no topo das etapas temporariamente para impedir que ele caia durante os estágios iniciais de configuração. Isso “treinará” seu Roomba ou Braava de acordo. Instalar uma barreira de parede virtual também pode ajudar. Se tudo mais falhar, tente remapear e veja o que acontece.