A legalidade da cópia e distribuição de material protegido por direitos autorais, como CDs de música, varia de acordo com a jurisdição. Na maioria dos países, é ilegal fazer cópias não autorizadas de obras protegidas por direitos autorais sem a permissão do detentor dos direitos autorais. Isso inclui gravar uma cópia de um CD e entregá-lo a um amigo.
No entanto, existem algumas exceções a esta regra geral. Por exemplo, nos Estados Unidos, a doutrina do “uso justo” permite o uso limitado de material protegido por direitos autorais sem permissão para determinados fins, como críticas, comentários, reportagens, ensino, bolsas de estudo ou pesquisa. No entanto, a doutrina do uso justo é um conceito jurídico complexo e a sua aplicação pode variar dependendo das circunstâncias específicas.
Em geral, é melhor agir com cautela e obter permissão do detentor dos direitos autorais antes de copiar e distribuir material protegido por direitos autorais. Isso pode ser feito entrando em contato diretamente com o editor ou detentor dos direitos autorais, ou usando um serviço especializado na obtenção de permissões de direitos autorais.