década de 1650: Otto von Guericke, um cientista alemão, inventa a primeira bomba de sucção, que usa para criar vácuo.
1855: O dentista americano Green Vardiman Black desenvolve uma máquina de sucção para uso em odontologia, que ele chama de “motor odontológico”.
1874: O médico americano George J. Fisher desenvolve uma máquina de sucção para uso em cirurgia, que ele chama de “aspirador asséptico”.
década de 1880: O médico alemão Robert Koch desenvolve uma máquina de sucção para uso em bacteriologia, que ele chama de “aspirador Koch”.
década de 1890: O cirurgião americano William Halsted desenvolve uma máquina de sucção para uso em cirurgia, que ele chama de “aspirador Halsted”.
1900: O cirurgião americano Rudolph Matas desenvolve uma máquina de sucção para uso em cirurgia, que ele chama de “aspirador Matas”.
década de 1910: O cirurgião americano Harvey Cushing desenvolve uma máquina de sucção para uso em cirurgia cerebral, que ele chama de "aspirador de Cushing".
década de 1920: O cirurgião americano Charles Mayo desenvolve uma máquina de sucção para uso em cirurgia abdominal, que ele chama de “aspirador Mayo”.
década de 1930: O cirurgião americano Alfred Blalock desenvolve uma máquina de sucção para uso em cirurgia cardíaca, que ele chama de “aspirador Blalock”.
década de 1940: O cirurgião americano Michael DeBakey desenvolve uma máquina de sucção para uso em cirurgia vascular, que ele chama de “aspirador DeBakey”.
década de 1950: O cirurgião americano Denton Cooley desenvolve uma máquina de sucção para uso em cirurgias de coração aberto, que ele chama de "aspirador Cooley".
década de 1960: O cirurgião americano Adrian Kantrowitz desenvolve uma máquina de sucção para uso em cirurgia microvascular, que ele chama de “aspirador de Kantrowitz”.
década de 1970: O cirurgião americano John Y. Templeton desenvolve uma máquina de sucção para uso em cirurgia plástica, que ele chama de “aspirador Templeton”.
década de 1980: O cirurgião americano Michael E. Debakey desenvolve uma máquina de sucção para uso em cirurgia endovascular, que ele chama de “aspirador Debakey”.
década de 1990: O cirurgião americano Robert M. Greenes desenvolve uma máquina de sucção para uso em cirurgias minimamente invasivas, que ele chama de “aspirador Greenes”.
anos 2000: O cirurgião americano Atul Gawande desenvolve uma máquina de sucção para uso em cirurgia robótica, que ele chama de “aspirador Gawande”.