Os arquivos WAV são muito maiores que os arquivos MP3 - às vezes até 10 vezes maiores. O formato de arquivo WAV é um formato não compactado, enquanto os MP3s usam métodos de compactação para diminuir o tamanho do arquivo. Embora a compactação torne os MP3s muito menores, alguns especialistas em áudio acreditam que isso tem o preço de sacrificar a qualidade e a fidelidade do áudio.
Compressão MP3
MP3s são menores que arquivos WAV porque são compactados usando compactação com perdas. A compactação com perdas significa que algumas informações são perdidas quando os arquivos são reduzidos. Alguns autores, como John Atkinson da "Stereophile Magazine", afirmam que isso afeta negativamente a qualidade do áudio. Outros, como Peter Kirn, da Create Digital Music, dizem que, idealmente, os dados perdidos são inaudíveis e não devem afetar o que o usuário ouve. O que é perdido geralmente depende da taxa de bits do MP3. MP3s de alta qualidade são menos compactados; portanto, eles descartam menos dados, mas geralmente são maiores em tamanho do que MP3s de qualidade inferior.
Qualidade e tamanho WAV
Os arquivos WAV não são compactados e são feitos usando as mesmas especificações de áudio que os CDs usam. É por isso que um WAV extraído de um CD pode soar tão bem quanto a versão original do CD; é uma cópia exata. É a falta de compactação que torna o arquivo WAV grande. Um MP3 de três minutos codificado em uma taxa de bits variável (VBR) com média de 211 kbps (kilobytes por segundo) pode ter cerca de 5 MB de tamanho. Um arquivo WAV de alta qualidade da mesma música tem quase 10 vezes o tamanho de 45 MB.
Usos WAV
Os usos práticos de arquivos WAV são limitados devido ao seu tamanho enorme. Eles são usados com mais frequência para arquivos de som curtos, como notificações de alerta no Windows. Sua natureza não compactada também os torna um formato de arquivo ideal para audiófilos e outros que valorizam a qualidade do áudio em detrimento da conveniência. Os historiadores preferem o arquivo WAV a outros formatos de áudio compactados, pois preserva toda a gravação original em seu formato não compactado. É também um formato preferido devido à sua compatibilidade quase universal; Os sistemas Windows, Macintosh e Linux podem suportar o formato de arquivo WAV.
Tamanho e restrições
MP3s e outros formatos de áudio compactados existem porque o transporte de arquivos grandes como WAVs nem sempre foi possível. Transportar uma grande quantidade de arquivos WAV em CD é quase impossível, e as restrições de largura de banda nos primeiros dias da Internet tornavam o upload e o download de arquivos grandes como WAVs muito inconvenientes. Embora as capacidades de armazenamento e as velocidades de largura de banda tenham aumentado desde então, muitas pessoas ainda preferem arquivos MP3 menores aos seus equivalentes WAV maiores.
Usos de MP3
O formato de arquivo MP3 é um dos formatos de áudio mais populares do mundo. Lojas de música como Napster e Amazon vendem exclusivamente músicas como MP3s devido à sua ampla compatibilidade e alta taxa de compressão. Quase todos os tocadores de música portáteis suportam o formato MP3, levando a maioria deles a serem rotulados genericamente como "MP3 players". Embora a maioria dos tocadores de música portáteis também ofereça suporte a arquivos WAV, o tamanho grande do arquivo é um fator limitante em seu uso nesses dispositivos.