Os arquivos MP3 geralmente são codificados em uma taxa de amostragem de 44,1 kHz. Ocasionalmente, no entanto, você encontrará algo diferente (48kHz é o segundo mais comum). Embora sejam executados na maioria dos programas de computador, MP3s que não sejam de 44,1 kHz podem não funcionar em determinados dispositivos portáteis. Felizmente, converter de um MP3 irregular para uma versão padrão de 44,1kHz é simples e pode ser feito usando vários programas.
Etapa 1
Converta o MP3 para 44,1kHz com o iTunes. O processo de conversão é fácil, mas primeiro você precisa configurá-lo corretamente. Pressione CTRL-[vírgula] para abrir as Preferências e clique em "Importar configurações". "MP3 Encoder" é o que você deve selecionar na primeira caixa suspensa e qualquer configuração, exceto "Custom", funcionará para a segunda. Todas as configurações predefinidas codificam em 44,1kHz.
Etapa 2
Converta o MP3 para 44,1kHz com o Winamp. Você sabe que está seguro com este programa porque ele não converterá para nada, exceto 44,1 kHz. Clique com o botão direito do mouse no arquivo e selecione "Enviar para -> Conversor de formato". Em seguida, certifique-se de que está enviando para MP3 e a taxa de amostragem cuidará de si mesma.
Etapa 3
Converta MP3 para 44,1kHz com o Windows Media Player. A vantagem desta opção é que você já tem o programa em seu computador. A desvantagem é que primeiro você precisa gravar os arquivos MP3 em um CD virgem e, em seguida, ripar o CD. No entanto, se você tiver CDs de sobra, essa maneira é rápida e simples. Certifique-se de que "MP3" esteja selecionado na caixa que aparece quando você clica em "Rip". Caso contrário, você converterá seus arquivos de música para WMA.