Sim, os usuários podem ser processados por baixar músicas no LimeWire. A Recording Industry Association of America (RIAA) abriu milhares de ações judiciais contra indivíduos que baixaram músicas ilegalmente usando redes de compartilhamento de arquivos peer-to-peer como o LimeWire. A RIAA afirma que esses indivíduos estão violando as leis de direitos autorais ao baixar músicas sem a permissão dos detentores dos direitos autorais.
Se você for processado pela RIAA, poderá enfrentar penalidades significativas, incluindo:
* Danos monetários de até US$ 150.000 por música
* Liminares que impedem você de baixar músicas ilegalmente no futuro
* Honorários advocatícios
Se você for processado pela RIAA, é importante consultar um advogado para discutir suas opções. Você poderá resolver o caso fora do tribunal por uma quantia reduzida de dinheiro. No entanto, se você for a julgamento, poderá ser considerado responsável por danos significativos.
Além da RIAA, outros detentores de direitos autorais também entraram com ações judiciais contra indivíduos que baixaram músicas ilegalmente. Estes incluem:
*A Associação Cinematográfica da América (MPAA)
* A Liga Nacional de Futebol (NFL)
*A Associação Nacional de Basquete (NBA)
* A Liga Nacional de Hóquei (NHL)
Se você for pego baixando músicas ilegalmente, poderá ser processado por qualquer uma dessas organizações. As penalidades por downloads ilegais podem ser severas, por isso é importante estar ciente dos riscos antes de baixar músicas da Internet.