Um dispositivo de saída de computador é usado para extrair informações de um computador. Existem dispositivos visuais, de áudio, de impressão e de saída de dados. Diferentes tipos de hardware específico incluem monitores, alto-falantes e fones de ouvido, impressoras e discos rígidos externos.
Monitores
Existem duas categorias principais de monitores:tubo de raios catódicos ou CRT e display de cristal líquido, também conhecido como tela plana ou LCD. Ambos medem o tamanho da tela na diagonal e se conectam ao computador via porta USB ou um cabo de impressora convencional. O monitor de tela plana consome menos energia e causa menos cansaço visual.
Alto-falantes e fones de ouvido
Parte do sistema de placa de som que produz multimídia, alto-falantes e fones de ouvido produzem saída de áudio. A variedade de equipamentos de áudio disponíveis para o usuário médio de computador é adaptada para usuários do Skype, jogadores, entusiastas de filmes e vídeos e músicos. A maioria dos fones de ouvido também inclui um microfone para entrada.
Impressoras
As impressoras são usadas para fazer cópias impressas da saída do computador. Existem três tipos diferentes de impressoras. A matriz de pontos é a mais antiga e, por ser lenta e bastante barulhenta em comparação com as impressoras a laser e a jato de tinta, não é mais amplamente utilizada. As impressoras a laser são as mais caras, mas são rápidas e silenciosas e as impressoras a jato de tinta são baratas, mas o consumo de papel e toner compensa o preço de varejo barato.
Discos e unidades externas
CDs (que incluem CDs regraváveis, DVDs, disquetes e discos rígidos externos são usados como dispositivos de armazenamento para saída de dados. Os dados podem ser arquivos de texto, vídeo, áudio ou gráficos. As unidades de memória externa geralmente são portáteis, dependendo do tamanho. Ambas as unidades de disco e CDs também podem ser usados como dispositivos de entrada.