Se o botão de ejeção da unidade óptica não estiver funcionando, existem alguns métodos alternativos que você pode usar para remover o disco.
1.
Orifício do botão de ejeção :a maioria das unidades ópticas possui um pequeno orifício ou slot próximo ao botão de ejeção. Insira um objeto fino, como um clipe de papel esticado ou a extremidade de uma ferramenta de ejeção do cartão SIM, neste orifício até sentir um clique ou resistência. Isso deve acionar manualmente o mecanismo de ejeção.
2.
Ejeção de software :alguns sistemas operacionais e aplicativos de reprodução de mídia possuem uma opção de ejeção baseada em software. Verifique o software que acompanha sua unidade óptica ou reprodutor de mídia para ver se há um botão “Ejetar” ou “Remover com segurança”.
3.
Ciclagem de força :Desligue o computador ou dispositivo ao qual a unidade óptica está conectada. Aguarde alguns minutos para que ele desligue completamente. Em seguida, ligue o dispositivo novamente. Isso pode reiniciar a unidade e permitir que ela ejete o disco normalmente.
4.
Alavanca de liberação da bandeja da unidade :Algumas unidades ópticas possuem uma alavanca de liberação manual na parte inferior ou nas laterais. Se houver, deslize a alavanca para liberar a bandeja e remova o disco manualmente.
5.
Remover painel frontal :Se os métodos acima falharem e a unidade óptica estiver em um gabinete de computador, pode ser necessário remover o painel frontal para acessar o mecanismo interno da unidade. Tenha cuidado ao fazer isso para evitar danos aos componentes.
Se nenhum desses métodos funcionar e o disco ainda estiver preso, talvez seja necessário consultar o fabricante da unidade ou um técnico qualificado para obter mais assistência.