A comunicação por rádio não só tem sido de grande importância e benefício para a humanidade desde o seu início, mas o seu significado continua a se expandir sob a explosão do avanço tecnológico do século XXI.
Comunicações bidirecionais
Dos despachos da polícia e do corpo de bombeiros à comunicação de aeronaves, a comunicação por rádio bidirecional funciona para garantir a segurança pública. Este meio torna-se particularmente importante em situações de emergência. (Ver referências 1 e recursos 1)
Transmitir rádio
As transmissões de rádio em AM e FM têm informado e entretido o público por quase um século. Hoje, este meio de comunicação continua a oferecer diversidade na programação. (Ver referências 2)
Rádio de ondas curtas
O rádio de ondas curtas, embora um pouco semelhante à mídia de transmissão, é projetado para transmissão internacional. Estações, como a Voice of America, divulgam informações vitais em países governados por regimes repressivos. (Ver referências 3)
Telefones celulares
Os telefones celulares são, na verdade, rádios sofisticados que recebem sinais de estações de baixa potência operando em frequências semelhantes em uma determinada área. As cidades são geralmente divididas em áreas chamadas células, cada uma das quais contém uma estação de transmissão. (Ver recursos 2)
Considerações
A tecnologia de rádio agora muda os canais dos aparelhos de TV, abre portas de garagem, fornece serviço de internet sem fio e faz parte do sistema de navegação de todas as naves espaciais. Embora a comunicação por rádio continue a evoluir, ela continua sendo uma parte complexa da sociedade moderna. (Ver referências 1)