Radiodifusão refere-se ao uso de ondas de rádio para enviar sinais para grandes grupos de ouvintes. O uso inicial do rádio se concentrava no uso da tecnologia como uma alternativa ao telégrafo, mas na década de 1920 o rádio de transmissão decolou como um importante meio de telecomunicações. Hoje, além do rádio AM e FM tradicional, há também rádio por satélite, transmissões de rádio digital e estações de rádio disponíveis através da internet.
O que é radiodifusão?
Radiodifusão é qualquer uso de ondas de rádio para enviar mensagens a grandes grupos de pessoas. Normalmente, o rádio é usado para enviar sinais de áudio, como programação de conversa ou música. As estações de rádio transmitem em diferentes frequências, às vezes chamadas de comprimentos de onda, uma vez que a frequência de uma onda de rádio e seu comprimento de onda estão matematicamente relacionados. Para captar uma transmissão de rádio, você deve usar um rádio sintonizado na frequência correta.
Existem emissoras de rádio comerciais e sem fins lucrativos nos Estados Unidos e em todo o mundo, transmitindo em frequências reservadas para modulação de amplitude, ou AM, sinais e modulação de frequência, ou FM. FM é mais amplamente usado para música porque oferece melhor qualidade de som. As transmissões de rádio modernas incluem notícias, conversas, esportes, programação religiosa e uma ampla variedade de estilos musicais. No passado, dramas e comédias fictícios eram frequentemente transmitidos pelo rádio, mas desde então passaram para a televisão e a internet.
Rádio amador e CB
Nos EUA, a Comissão Federal de Comunicações licencia emissoras de rádio e é ilegal operar sem licença. As estações que fazem isso são conhecidas como estações de rádio pirata e correm o risco de problemas legais. Os operadores de rádio amadores, coloquialmente conhecidos como radioamadores, também são licenciados pela FCC, ou autoridade equivalente em outros países, e podem usar certas frequências para transmissões amadoras e não comerciais.
Outro conjunto de frequências é reservado para a banda de cidadãos, ou CB, rádio. Qualquer pessoa pode transmitir em frequências de rádio CB sem licença, e as frequências CB às vezes são usadas por caminhoneiros e motoristas de longa distância para comunicar sobre as condições da estrada. Alguns motoristas, desde então, mudaram para aplicativos de smartphone com uma função semelhante.
Novos estilos de transmissão de rádio
Além do rádio AM e FM, há também o rádio por satélite, que usa um conjunto separado de frequências para transmitir sinais de satélites no espaço para assinantes pagantes. Muitos carros vêm com receptores de rádio via satélite e assinaturas por tempo limitado, ajudando a aumentar a popularidade do serviço.
Algumas emissoras agora transmitem sinais de rádio digital, bem como sinais analógicos tradicionais. Estes podem fornecer uma qualidade de som mais alta e informações adicionais que podem ser exibidas em um receptor de rádio.
Também existem estações de rádio na Internet. Embora tecnicamente não usem ondas de rádio para alcançar os ouvintes, geralmente usam formatos semelhantes para transmitir música, palestras ou esportes. O rádio também vê a concorrência online de podcasts, que oferecem programas pré-gravados que você pode baixar ou transmitir para ouvir quando quiser.